Visão geral

Esta sociedade de maçons fornece uma série de graus e possui rituais que ilustram as religiões do Velho Mundo, e notavelmente as mitologias da Índia, com destaques dos cultos do Antigo Egito, Grécia e Roma. Enquanto a Sociedade Rosacruz ilustra os ensinamentos dos Místicos da Idade Média da Europa, esta Ordem dá uma visão das ideias Orientais de Teologia e Cosmogonia.

Os rituais agora em uso são revisões feitas por T. H. Pattinson e Dr. B. E. Edwards da literatura original fornecida por Maurice Vidal Portman, um estudioso da tradição oriental, um ocultista e político, que foi para a Índia seguindo os passos do falecido Lord Lytton, quando Vice-rei da Índia em 1876. Durante sua estada lá, o irmão Portman familiarizou-se com a literatura e as práticas rituais dos brâmanes e de outros hindus,  budistas, jainistas e muçulmanos, e obteve muitos conhecimentos interessantes de faquires e devotos religiosos de todos os credos, e por alguns anos foi governador nas Ilhas Andaman, onde coletou todos os tipos de tradições pitorescas e artes mágicas dos nativos e estrangeiros de muitas terras asiáticas. A Ordem em sua primeira forma não se tornou amplamente conhecida e por alguns anos esteve suspensa.

Os revisores do ritual foram escolhidos pelo irmão Portman e puderam, através de um longo estudo da literatura oriental e do relacionamento com muitos nativos eruditos da Índia, que visitaram este país entre 1875 e 1900, reformular os rituais originais e apresentar uma série de cerimônias e palestras que conferem instrução de uma forma conveniente e contendo em uma sua série de graus e rituais muitas Verdades Universais esotéricas profundas. Os rituais da Ordem foram novamente revisados em 2011 pelo Dr. P. G. Maxwell-Stuart, Presidente do Templo Garuda No. 1.

Esta “Ordem da Luz” não deve ser confundida com outra sociedade que foi introduzida por volta do ano de 1875 e foi chamada de “Sat Bhai”; que consistia em uma série de títulos com nomes e senhas hindus, marcas de castas e dispositivos simbólicos. Foi introduzido por oficiais militares da Índia, sendo os mais proeminentes os irmãos Ridgway, Fitzgerald e Lawrence Archer.

A Ordem está aberta a todos os Mestres Maçons de boa reputação nas Constituições Inglesa, Escocesa e Irlandesa e outras Constituições reconhecidas pela Grande Loja Unida da Inglaterra. 

A Ordem convida os seus membros a contribuir para as discussões, para que todos os conhecimentos e opiniões sobre assuntos relativos possam ser partilhados, e cada membro ganhe assim experiência que possa aplicar para o bem da Maçonaria e do mundo habitado.

A Ordem da Luz preocupa-se com a iluminação intelectual e espiritual. De acordo com o desejo de luz, todos os candidatos da Ordem contribuem para uma instituição de caridade que administra cirurgias oftalmológicas entre comunidades pobres e desfavorecidas do mundo em desenvolvimento.

Os paramentos usados pelos membros da Ordem são um manto e um cinto. No primeiro grau, os irmãos são investidos com uma joia no peito, enquanto no segundo grau, os irmãos recebem uma joia no pescoço. Cada peça dos paramentos tem um significado especial para as lições da Ordem.

Clique aqui para ver um exemplo de certificado de membro da Ordem no estilo antigo.

A History of the Order by Andrew Stephenson
Maurice Vidal Portman - a biography