"Descida Angélica"
A ideia que poderíamos conceber, desses sete mundos e que: A mesma Pedagogia Sideral ensina que Deus; Brama ou o Universo, abrange sete mundos ou sete estados energéticos que se diferenciam conceitualmente sob a regência do ritmo septenário. Através dessa divisão, cabível na mente humana, torna-se mais fácil aquilatar o processo de "involução" ou "descida Angélica" e o da "evolução" ou "ascensão espiritual". Procurando situar-nos dentro dos gráficos mais conhecidos e que consideramos de maior clareza para esse entendimento, principalmente os que são manuseados entre os esoteristas, rosa-cruzes, teosofistas e hermetistas, expomos, resumidamente, a disposição dos sete mundos que servem de degraus diferenciais no abaixamento vibratório do espírito virgem, e que a tradição bíblica também simboliza no trajeto ascensional através da escada de Jacob:
1o Mundo de Deus, a Matriz-Base, o Pensamento Original e Total.
2o Mundo dos Espíritos Virginais, composto de sete regiões, de onde se originam os espíritos diferenciados em Deus, para iniciarem a sua trajetória através da substância material;
Origem iniciática dos veículos do homem.
3o Mundo do Espírito Divino, em cujas regiões se originam as mais elevadas influências espirituais no homem;
Origem do primeiro aspecto tríplice do espírito do homem.
4o Mundo do Espírito de Vida;
É a origem do segundo aspecto tríplice do espírito do homem.
5o Mundo do Pensamento, dividido:
Origem do terceiro aspecto tríplice do espírito do Homem.
· Na região do "pensamento abstrato" que contém as idéias germinais da forma;
o Vida e emoção dos reinos mineral, vegetal, animal e humano
o Idéias germinais do desejo, da emoção dos animais e do homem
· Na região do "pensamento concreto", zona mental,
o Origem das forças arquetípicas e a mente humana, na figura de um foco que reflete o espírito na matéria,
o Além dos arquétipos do desejo, emoção, vitalidade universal e da forma. (Aliás, esse mundo, em sua divisão perfeita do espírito humano e a mente, separa perfeitamente a personalidade provisória do mundo de formas e o ego concretizado no mundo interior do espírito).
6o Mundo dos Desejos, responsável pelo “corpo dos desejos”, na seguinte disposição:
Três regiões que compreendem:
O poder
A luz
E a vida anímica, compondo a atração
A quarta região,
Que é o sentimento
As três últimas abrangendo
o Os desejos,
o Impressionabilidade
o E paixões
7o Mundo Físico, de suma importância para o atual conhecimento do homem comum, assim dividido:
Região interior, etérica, forma do corpo vital
Éter refletor da memória da natureza
Éter luminoso da recepção sensorial
Éter vital da propagação
Éter químico de assimilação e excreção
Região exterior, química, que compõe o corpo denso ou físico
Gases,
Líquidos
Sólidos
Destacamos especialmente a "região etérica" cujos veículos funcionam em bastante eletividade com as energias do sexto mundo, que é o formativo do corpo dos desejos, compondo-se, então, o corpo etéreo-astral, responsável pelos fenômenos imediatos no plano físico.
Enquanto o corpo físico é composto dos sólidos, líquidos e gases da região química, toda a sua estrutura invisível, interior, realmente energética e plasmadora da forma que preexiste e sobrevive à dissolução da carne reside nessa região etérica. Ela constitui-se de quatro "éteres" que formam a fisiologia do perispírito ou corpo etéreo-astral, e que assim se dividem:
· O mais inferior, é o "éter-químico", elemento responsável por todos os fenômenos de assimilação e excreção nas relações do homem com o meio;
· O "éter-vital", o magnífico veículo que permite a propagação no meio físico, impregnando desde o pólen das flores até o espermatozóide humano e que, devido à intemperança ou os vícios sexuais, debilita-se e extingue-se, produzindo a esterilidade;
· O "éter-luminoso", o meio de percepção sensorial, o captador das vibrações do ambiente exterior e, ao mesmo tempo, o transmissor, em linguagem objetiva, das emoções e das sensações interiores da alma no seu mundo oculto;
· O "éter-refletor", a tessitura delicadíssima que reflete toda a memória da Natureza, desde o mais leve estremecimento de uma probabilidade de onda até o ruir ou gestar-se do Cosmo. Graças à sua natureza sutilíssima, o ego-divino pode evocar, no plano físico, todos os sucessos de suas personalidades humanas em reencarnações anteriores, constituindo-se, então, a consciência reflexiva, por ácumulamento no simbolismo do tempo e do espaço. É um dos principais registros que delineiam a lei de Causa e Efeito, do Carma, porque lhe fica refletida toda vibração que exorbite do nível normal da evolução.
Quando o espírito está prestes a abandonar o corpo, na hora agônica, o "éter-refletor" projeta no cérebro do agonizante todo o seu passado, como se um filme cinematográfico fosse projetado em sentido inverso; a psicométria também é possível, porque a leitura psicométrica é feita diretamente nas imagens dos registros desse éter. Entretanto, como bem se define, o éter refletor é apenas o reflexo da Memória real da Natureza, a qual se encontra em planos mais altos. Só os clarividentes consumados, e sob um modo de vida superior, conseguem interceptar as imagens reais, enquanto que os "médiuns videntes" e os psicômetras precários apenas manuseiam os fenômenos reflexivos e de um tipo de éter ainda adstrito ao campo físico.
Nesse campo etérico é que o sistema de "chacras" tem a sua atividade muito desenvolvida, funcionando como condutor das energias do vitalismo solar e demais forças telúricas e, ao mesmo tempo, facilitando a libertação maior ou menor dos veículos para as saídas em astral, do "ego" reencarnado.
Naturalmente não podemos demonstrar-vos, nestes singelos relatos, a constituição completa de todos os elementos que se interpenetram e atua; na descida vibratória do espírito, constituindo os "egos" para a atuação na matéria. O vosso mundo já possui literatura bastante, no gênero, suficiente para desenvolver-vos a capacidade e a base essencial para que vos torneis cada vez mais conscientes da vossa própria realidade espiritual. O Esoterismo, a Teosofia, a Filosofia Rosa-Cruz, a Ioga, o Hermetismo, as Ordens Iniciáticas e os chamados compêndios ocultistas estão repletos de ensinamentos técnicos e úteis aos discípulos ávidos do saber.