Numero Sete e Seus Significados
Através da escolástica hindu, sabe-se que o universo é setenário, isto é, todas as manifestações mais importantes da vida cósmica e planetária são disciplinadas ou regidas por um padrão vibratório diretor, que é o número sete. Entre essas manifestações setenárias, destacamos principalmente as seguintes: são sete as cores fundamentais do espectro solar e da cromo sofia do mundo material; sete, as principais notas da música terrena; sete, os dias da semana e cada período lunar. Há sete pecados capitais e sete virtudes principais, sete planetas astrológicos e sete esferas ocultas que se agrupam em torno da terra, pois o espírito do homem só se libera depois que atinge o sétimo céu! Foram sete os sábios da Grécia e as maravilhas do mundo; são sete os sentidos físicos das raças humanas no fim do seu ciclo planetário de educação física (nota: os dois últimos sentidos, são dois tipos de sonhos!); também são sete as raças-mães de cada orbe. Jacob, em sonhos, viu os anjos subindo e descendo os sete degraus da escada evolutiva espiritual, enquanto o apocalipse de João é pródigo em “sete selos, sete anjos, sete céus e sete castiçais”.
Em diversas atividades do homem, que dizem respeito aos momentos mais importantes da vida, observa-se ainda o padrão setenário regendo-lhe as manifestações e responsabilidades: a criança é considerada inocente até aos sete anos, em cuja idade o espírito então se integra definitivamente no corpo físico; a puberdade no menino ou na menina chega aos quatorze anos, isto é, duas vezes sete (atualmente devido a um grande complicador, a puberdade chega antes dos 14 anos!), em cuja época solidifica-se no homem o corpo astral da emoção ou dos desejos; a maioridade ou emancipação só se faz aos vinte e um anos ou três vezes sete, quando o homem já tem “juízo“, pois, realmente, em tal fase fica de posse consciente do corpo mental, passando a raciocinar dali por diante sob sua inteira responsabilidade espiritual.
Ensina-nos a ciência transcendental que o duplo-etérico possui sete chacras ou centro de forças etéricas, os quais correspondem às sete regiões principais do corpo físico e do perispírito do homem; o prana ou vitalidade que alimenta esses chacras também é uma síntese de sete cores, que atestam um tipo de vibração ou variedade de cada zona corporal humana. Aliás, o próprio prana está colocado entre os sete elementos, que correspondem às sete regiões, ou sete invólucros do universo ou de Brahma, como dizem os orientais, a saber: prana, a vitalidade, manas, o princípio inteligente ou a mente; o éter, o fogo, o ar, a água e a terra.
Eis por que as filosofias e doutrinas espiritualistas da terra, em sua essência, tratam da revelação cosmogônica pela mesma ordem setenária, embora às vezes variem, entre si, nas suas denominações peculiares e especulações filosóficas, conforme seja a índole, o temperamento e as tradições de cada povo. Assim, por exemplo, os rosa-cruz, referia-se a sete divisões com relação ao homem, na seguinte forma: o mundo de deus, o dos espíritos virginais, o do espírito divino, o do espírito da vida, o do pensamento, o dos desejos e da matéria. Embora se verifique aparente diferença com a mesma anunciação feita pela yoga, na intimidade espiritual ambos se concordam malgrado a última assim especifique a sua definição setenária: espírito mente espiritual, intelecto, mente instintiva, prana ou força vital, corpo astral e corpo físico.
CURIOSIDADES
Plêiades: Sete estrelas e sete cabrinhas
Setecentista: Escritores do século XVII
Sete-belo: Em diversos jogos, o sete de ouro
Procurem pesquisar nos centros espíritas de umbanda e candomblé e, encontrarão muitos Sete diferentes dos relatados acima. São linhas de sete que os próprios adeptos não sabem suas origens.
Há muitos padrões vibratórios diretores setenário que pouquíssimos adeptos das religiões e filosofias conhecem. São os em negritos. Se esses vierem causar embaraço, devem ser eliminados.
Talvez os sete jogos e sete vitórias que a seleção Brasileira conquistou no penta campeão, possa ter algum significado no mundo setenário dos esportes ou. . .