Ler num ecrã não é o mesmo que ler em papel (excluindo o caso da tecnologia e-ink, caso em que é muito semelhante). Nos ecrãs o preto significa normalmente ausência de luz e o branco significa o máximo de luz (em rigor não é exatamente assim, há o brilho, etc. ...). Assim para que a leitura num ecrã se torne mais confortável é conveniente ter fundos negros e tudo o resto em cores claras, no entanto a maioria dos documentos são produzidos a pensar no formato impresso, onde o fundo é branco (cor do papel) e o texto escuro. Como alterar isto? Se estivermos a falar de um processador de texto ou de outro programa idêntico podemos alterar o modo de visualização invertendo as cores mas quando se trata de documentos PDF pode ser um pouco mais difícil. Por exemplo o Adobe Acrobar Reader tem uma funcionalidade () que permite fazer algo deste género mas nem sempre funciona bem.
No Linux
gs -o inverted.pdf \
-sDEVICE=pdfwrite \
-c "{1 exch sub}{1 exch sub}{1 exch sub}{1 exch sub} setcolortransfer" \
-f input.pdf
input.pdf é o nome do ficheiro que queremos converter. O resultado final é um ficheiro invertido com o nome inverted.pdf
Explicação
Abrir a consola (Alt + T)
Ir para a local onde temos o ficheiro que queremos converter, por exemplo se o ficheiro que quisermos converter estiver na pasta Transferências e tiver o nome input.pdf fazer:
cd Transferências
Colar o código
gs -o inverted.pdf \
-sDEVICE=pdfwrite \
-c "{1 exch sub}{1 exch sub}{1 exch sub}{1 exch sub} setcolortransfer" \
-f input.pdf
tendo o cuidado de substituir input.pdf pelo nome do ficheiro pdf que queremos inverter.
ENTER
Será criada uma cópia do ficheiro invertido com o nome inverted.pdf
Para mais informações consultar: