Abaixo está apresentada a lista dos estudos e pesquisas realizados na APA Fernão Dias que foram encontrados na internet.
Estamos à disposição para eventuais disponibilidade dos arquivos citados (aqueles com autorização dos autores e/ou orientadores).
Artigos Científicos:
- ALEXANDRINO, A.C. et al. Ocorrência de Infeccção por Edwardsiella tarda em Truta Arco-Íris (Oncorhynchus mykiss) em cultivo intensivo. Instituto de Pesca, 1998/1999.
- FRANÇA, G. S.; STEHMANN, J.R. Composição florísitica e estrutura do componente árboreo de uma floresta altimontana no município de Camanducaia, Minas Gerais, Brasil. Revista Brasil. Bot., 2004.
- CIRILO, L.G. Monte Verde: hospitalidade,turismo e imigração. Revista Hospitalidade, 2006.
- MELO, L.C.N.; SALINO, A. Pteridófitas em fragmentos florestais da APA Fernão Dias,Minas Gerais, Brasil. Universidade Federal de Minas Gerais, Revista Rodriguésia, 2007.
- HOEFFEL, J.L.M.et al Área de Proteção Ambiental (APA) Fernão Dias/MG - Transformações socioambientais na bacia hidrográfica do Rio Jaguari, Climatologia e estudos da paisagem, 2008.
- HOEFFEL, J.L.M. et al. Jaguari Mineiro: Uso do solo e impactos socioambientais. Universidade Estadual Paulista, 2008.
- COROLLO, E. R. D. et al Percepção ambiental na APA Fernão Dias. OLAM - Ciência e tecnologia - I Jornada Científica de Sensibilização Ambiental – UNICAMP, 2009.
- LIMA, G.C. et al. Potencial erosivo da chuva para as regiões de recarga de água do Sistema Cantareira(SP). Universidade Federal de Lavras, 2009.
- RAMOS, A. F.; HOEFFEL, J.L.M. A população regional e a APA Fernão Dias/MG um estudo sobre percepção ambiental, no município de Camanducaia/MG. Universidade Estadual Paulista, 2011.
- MANFREDINI, F.; GUANDIQUE, M.E.G. A regulamentação jurídica de serviços ambientais no município de Extrema – MG. Universidade Estadual Paulista, 2011.
- MORETTI, A. I. P. et al. Avaliação de métodos de classificação supervisionada para o mapeamento da cobertura vegetal nativa da Área de Proteção Ambiental Fernão Dias a partir de imagem Landsat. Universidade Estadual de Campinas, XV Simpósio de Sensoriamento Remoto, 2011.
- HOEFFEL, J.L.M.; GONÇALVES, N.M.; FADINI, A.A.B. Caminhadas interpretativas e conhecimento popular sobre plantas medicinais como forma de Educação Ambiental. Revista Brasileira de Ecoturismo, 2011.
- JAROUCHE, N. et.al. Os arranjos sociais e seus impactos em comunidades locais: um estudo de caso sobre a agricultura de base ecológica e o turismo na cidade de Gonçalves-MG. VII Congresso Brasileiro de Agroecologia, 2011.
- COSTA, V.P.; MAYWORM, M.A.S. Plantas medicinais utilizadas pela comunidade do bairro dos Tenentes - município de Extrema,MG – Brasil. Universidade de Santo Amaro, 2011.
- JUNIOR, E.A.M.; FERREIRA, M.C. Estimativa de largura de rios, a partir de imagens do Google Earth e mapas de hierarquia fluvial, para o mapeamento de Áreas de Preservação Permanente na alta bacia do rio Jaguari- MG. Universidade Estadual de Campinas - XVI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2013.
- ANDRADE, D.D.; FERREIRA, M.C.; BOLFE, E.L. Estimativa e Mapeamento de Carbono em Fragmentos Florestais da APA Fernão Dias(MG) com uso de Dados Orbitais do Sensor TM-Landsat. Universidade Estadual de Campinas - XV Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, 2013.
- VEIGA, J.C. et.al. Catalogação de sementes crioulas no sul de minas, visando a preservação dos recursos genéticos. IV Seminário de Agroecologia do Distrito Federal e Entorno- Instituto Federal Sul de Minas, 2014.
- MEIRELES, L.D.; KINOSHITA, L.S.; SHEPHERD,G.J. Composição florísitica da vegetação altimontana do Distrito de Monte Verde (Camanducaia,MG), Serra da Mantiqueira Meridional, Sudeste do Brasil. Revista Rodrigésia - Universidade Estadual de Campinas, 2014.
- FERREIRA, M.C. et al. Um modelo espacial baseado em método de classificação Fuzzy, aplicado ao mapeamento de risco à erosão. Universidade Estadual de Campinas, 2014.
- ALKMIN, D.V. et al. Arborização de Praças Públicas do Município de Brazópolis, MG. Centro Universitário de Itajubá, 2014.
- FERREIRA, M.C.; GARÓFALO, D.T.; FERREIRA, M.M. Mapeamento de Risco de Ravinamento na Área de Proteção Ambiental Fernão Dias, sudeste do Brasil, a partir da lógica decisão de Fuzzy. Universidade Estadual de Campinas, 2015.
- GARÓFALO, D.T.; FERREIRA, M.C. Mapeamento de fragilidade ambiental por meio de análise geoespacial: uma aplicação na alta bacia dos rios Piracicaba e Sapucaí-Mirim, APA Fernão Dias, MG. Universidade Estadual de Campinas, 2015.
- GAROFALO, D.F.T. Análise comparativa de classificadores digitais em imagens do Landsat-8 aplicados ao mapeamento temático. Universidade Estadual de Campinas, 2015.
- ANDRADE, D.D. Estimativas de carbono na cobertura vegetal da APA Fernão Dias (MG) por meio de dados espectrais e de campo. Universidade Estadual de Campinas, 2015.
- ASSAD, E.D. et al. Como recuperar a cobertura vegetal. Revista Agroanalysis-Fundação Getúlio Vargas, 2015.
- MELO, A.T.O. et al. Genética da Conservação de Cabralea canjerana (Vell.) Mart. (Meliaceae) em fragmentos florestais de Mata Atlântica na APA Fernão Dias. Universidade Federal de Goiás, 2015.
- MATTOS, E.C.A.; TRENTIN, G. Organização espacial da rede de bairros rurais dos municípios da APA Fernão Dias-MG. Revista Eletrônica de Geografia, 2016.
- DIAS,V.; FISCH, G.; FISCH, S.T.V. Simulações de clima do futuro no domínio da mata atlântica: transecto Ubatuba, SP e Extrema, MG, Brasil. Revista Ambiente & Água - Universidade de Taubaté, 2016.
- LIMA, G.C. et al. Potencial erosivo da chuva nas bacias dos Rios Camanducaia (MG), Jaguari(MG) e Piracicaba (SP), regiões de recarga de água do Sistema Cantareira(SP). Universidade Federal de Lavras.
Dissertações de Mestrado:
- PAPP, M.G. Reprodução de anuros (Amphibia) em duas lagoas de altitude na Serra da Mantiqueira. Universidade Estadual de Campinas, 1997.
- PAPP, C.O.G. Frugivoria por aves em quatro espécies de Melastomataceae na Serra da Mantiqueira, MG. Universidade Estadual de Campinas, 1997.
- VASCONCELOS, G.M.P. Diversidade genética de Myrciaria floribunda (West ex Willdenow) Berg (Cambuí) em paisagem fragmentada da Serra da Mantiqueira, MG. Escola Superior de Agricultura - Luiz de Queiroz, 2002.
- SIQUEIRA, E. História Ecológica da Floresta de Araucaria durante o quaternário no setor sul da serra da Mantiqueira: análise sedimentológicas e palinológicas de Monte Verde (MG). Universidade de São Paulo, 2006.
- FERREIRA, P.R.P. Um estudo da institucionalidade referente à preservação de matas ciliares: O caso do município de Camanducaia –MG. Universidade Estadual de Campinas, 2006.
- BATISTELA, T.S. O zoneamento ambiental e o desafio da construção da Gestão Ambiental Urbana. Universidade de Brasília, 2007.
- SOARES, F.P. Cartografia morfológica de detalhe e intervenções antrópicas no alto Jacareí: subsídios à avaliação da degradação ambiental do Sistema Cantareira. Universidade de São Paulo, 2008.
- BARBOSA, J.E.C. Uso do solo e impactos socioambientais nas bacias hidrográficas do rio Camanducaia e Jaguari. Universidade Federal de Juiz de Fora, 2009.
- NASCIMENTO, P.B. Cianobactérias como indicadoras de poluição nos mananciais abastecedores do Sistema Cantareira. Universidade de São Paulo, 2010.
- MORETTI, A.I.P. Mapeamento de Corredores Ecológicos na APA Fernão Dias -MG A partir de técnicas de geoprocessamento e análise espacial. Universidade Estadual de Campinas, 2011.
- SILVA, G.D. A dinâmica temporal de vulnerabilidade ambiental do Sistema Cantareira: o caso de duas sub-bacias hidrográficas formadoras do Reservatório Jaguari-Jacareí. Universidade de São Paulo, 2012.
- SCUPINO, M.R.C. Avaliação dos procedimentos de licenciamento em áreas de proteção ambiental , comparativo entre a APA da Serra da Esperança(Paraná) e a APA Fernão Dias (Minas Gerais). Universidade Federal do Paraná, 2013.
- GAROFALO, D.F.T. Mapeamento de fragilidade ambiental por meio de análise espacial: um exemplo da alta bacia dos Rios Piracicaba e Sapucaí-Mirim - APA Fernão Dias –MG. Universidade Estadual de Campinas, 2013.
Teses de Doutorado:
- FADINI, A.A.B. Sustentabilidade e identidade local - Pauta para um planejamento participativo em sub-bacias hidrográficas da região Bragantina. Universidade Estadual Paulista, 2005.
- MEZZEI, K. Corredores de Fauna na região Cantareira Mantiqueira: evidências geográficas. Universidade de São Paulo, 2007.
- YAMAMOTO, L.F. Florística e fitossociologia de espécies arbóreas ao longo de um gradiente altitudinal no extremo sul da Serra da Mantiqueira (Serra do Lopo) - MG/SP. Universidade Estadual de Campinas, 2009.
- GONZALEZ, A.M.G.O. Modelo de simulação dinâmica para valoração ecológica de serviços ecossistêmicos hídricos nas bacias hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. Universidade Estadual de Campinas, 2010.
- MATTOS, E.C.A. Análise espacial da bataticultura e sua interação com agricultura familiar, agrotóxicos e usos do solo em Camanducaia, na Área de Proteção Ambiental Fernão Dias, em Minas Gerais. Universidade Estadual de Campinas, 2011
- MACHADO, M.K. Águas do Cantareira - Governança e Diálogo de Saberes. Universidade de São Paulo, 2014.
Monografia:
- HORN, H.M.F. Identificação de prováveis áreas para conservação ambiental ao longo da rodovia Fernão Dias aplicando as técnicas de geoprocessamento. Universidade Federal de Minas Gerais, 2001.
MBA:
- BASSO, D.J.P. Viabilidade econômica e perspectivas na implantação da cultura cafeeira no Sul de Minas Gerais. Universidade Federal do Paraná, 2011.
ESTUDOS E PESQUISA – PROJETO CONSERVADOR DAS ÁGUAS DO MUNICÍPIO DE EXTREMA-MG:
Artigos Científicos:
- CHAVES, H.M.H et al. Quantificação dos Benefícios Ambientais e Compensações Financeiras do “Programa do Produtor de Água” (ANA): II. Aplicação. Agência Nacional de Águas. Extrema-MG, 2004.
- OLIVEIRA, A.H et al. Caracterização fisiográfica da sub-bacia das posses, município de Extrema, mg, como auxílio na conservação de recursos hídrico. Universidade Federal de Lavras, 2008.
- OLIVEIRA, A.H et al. Implantação de práticas conservacionistas em áreas agrícolas e estradas, objetivando a recarga de água na sub-bacia das Posses, município de Extrema, MG. Universidade Federal de Lavras, 2008.
- LIMA,G.C et al. Potencialidade de Uso do Solo Recarga de Água na sub-bacia das Posses, Extrema M. Universidade Federal de Lavras, 2008.
- SILVA, A.M et al. Recomendações para o Manejo da Fertilidade do Solo visando a sustentabilidade da atividade agrícola, pastoril e sivilcultural na sub- bacia das Posses, Extrema M. Universidade Federal de Lavras, 2008.
- SILVA, A.M et al. Levantamento de solos e diagnóstico da degradação do solo e da água em função do uso. Universidade Federal de Lavras, 2008.
- GAVALDÃO, M; PADOVEZI, A. Approaching actors and landscape participativemappingmethod tomeet local historical transformations and environmental sensibilization in the contextof a pse projec. Universidade de São Paulo, 2008.
- OLIVEIRA, A.H et al. Aplicação do índice de vegetação por diferença normalizada (ndvi) em sub-bacias hidrográficas do município de Extrema, MG. Universidade Federal de Lavras, 2009.
- OLIVEIRA, A.H et al. Caracterização fisiográfica da sub-bacia do salto visando a conservação de recursos hídricos, município de Extrema, MG. Universidade Federal de Lavras, 2009.
- MAYESSE, A. S. et al. Matéria orgânica como indicador da qualidade do solo para estoque de carbono e recarga de aquíferos nas sub-bacias do salto e pintangueiras, Extrema. Universidade Federal de Lavras, 2009.
- LIMA, G.C. et al. Potencialidade de recarga de água na bacia do rio jaguari, sub-bacia dos saltos e pitangueiras, extrema (MG). Universidade Federal de Lavras, 2009.
- OMURA, P.A.C. et al. Conhecendo as águas e a saúde do rio Jaguari uma proposta de trabalho pedagógico abordando a conservação e qualidade dos recursos hídricos. II Simpósio experiências em gestão dos recursos hídricos por bacia hidrográfica, 2010.
- OLIVEIRA, A.H et al. Caracterização ambiental e predição dos teores de matéria orgânica do solo na sub-bacia do salto, Extrema, MG. Universidade Federal de Lavras, 2010.
- OLIVEIRA, A.H et al. Canopy cover and organic matter spatial distribution as indicators of soilquality for aquifer recharge. Universidade Federal de Lavras, 2010.
- BERNARDES, C; JUNIOR, W.C.S. Pagamentos por serviços ambientais: Experiências brasileiras relacionadas a água. V Encontro Nacional da Anppas, 2010.
- ZOLIN, C.A. et al. Minimização da erosão em função do tamanho e localização das áreas de floresta no contexto do programa "Conservador das Águas". Revista Brasileira de Ciência do Solo, 2011.
- ATTANASIO, C.M. et al. A importância das áreas ripárias para a sustentabilidade hidrológica do uso da terra em micro bacias hidrográficas. Revista Bragantina, 2012.
- OLIVEIRA, A.H et al. Caracterização ambiental e predição dos teores de matéria orgânica do solo na Sub-Bacia do Salto, Extrema, MG. Revista Semina: Ciências Agrárias, Universidade Estadual de Londrina, 2012.
- LIMA, G.C. et al. Determinação e espacialização do Índice de Qualidade do Solo na sub-bacia das Posses, Extrema (MG) - Resumo 1. XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2013.
- LIMA, G.C. et al. Variabilidade espacial de atributos indicadores de agregação do solo sob uso de pastagens e com remanescente de mata atlântica - Resumo 3. Resumo 1. XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2013.
- SILVA, M.A. et al. Metodologias de modelo digital de elevação usado no mapeamento digital de solo em sub-bacias hidrográficas – resumo 5. XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2013.
- PAGIOLA, S.; GLEHN,C.H.; TAFFARELLO,D. Brazil’s Experience with Payments forEnvironmental Services. Latin America and Caribbean Sustainable Development Department World Bank Washington DC, US, 2013.
- LIMA, G.C. et al. Estimativa do Potencial de Recarga na sub-bacia das Posses, Extrema MG, em função dos atributos fisiográficos,pedológicos e topográficos. Universidade Estadual Paulista, 2013.
- SILVA, A. M. et al. Sistemas de informações geográficas no planejamento do uso do solo. Revista Brasileira de Ciências Agrárias, 2013.
- CHIODI, R. E.; PUGA, B. P.; SARCINELLI, O. Análise Institucional do Mecanismo de Pagamento por Serviços Ambientais - O Projeto Conservador das Águas em Extrema –MG. Revista de Políticas Públicas, 2013.
- TAFFARELLO, D. et al. On contrasting field evidences of water quality to perform physically-based SWAT simulations in a challenging Brazilian biome under change. 2014.
- TAFFARELLO, D. et al. Ecohydrological indicators to e-flows assessment as adaptation option at watershed under change. 2014
- SIMIOLI, M.M.; JESUS, T.V.U.C.; FIGUEIREDO, R.O. Hidrogeoquímica fluvial nos exutórios de duas microbacias no âmbito de um programa de pagamento por serviços ambientais em Extrema/MG. 12º Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica, 2018.
- MATAVELI, G.A.V. et al. O Programa Conservador das Águas e sua Relação com o Uso da Terra em Extrema-MG. Revista do Departamento de Geografia, Universidade de São Paulo, 2018.
- SAAD, S.I.; ROCHA, H.R.; SILVA, J.M. Valoração dos serviços ambientais na bacia do ribeirão das posses, do projeto conservador das águas, extrema (mg) através de modelagem hidrológica.
- LIMA, G.C. et al. Curva de retenção e água no solo sob diferentes usos, na sub-bacia das posses, Extrema (MG).
- LIMA, G.C. et al. Relações entre resistência do solo à penetração, permeabilidade do solo à água e recarga de água para um neossolo litólico sob diferentes usos, na sub-bacia das posses, Extrema (MG).
Dissertações de Mestrado:
- JARDIM, M. H. Pagamentos por serviços ambientais na gestão de recursos hídricos: o caso do município de Extrema-MG. Universidade de Brasília, 2010.
- LIMA, G. C. avaliação de atributos indicadores da qualidade do solo em relação à recarga de água na sub-bacia das posses, Extrema (MG), Universidade Federal de Lavras, 2010.
- JUNIOR, E.A.M. Mapeamento de áreas de preservação permanente na alta bacia do Rio Jaguari, MG, a partir da hierarquia fluvial e da estimativa da largura de canais. Universidade de São Paulo, 2013.
- GONÇALVES, H. Pagamento por Serviços Ambientais segundo a ótica da comunidade envolvida- o caso do projeto "Conservador das Águas", Extrema/MG. Universidade de São Paulo, 2013.
- SANTOS, C. P. Indicadores de qualidade de água em sistema de pagamento por serviços ambientais. Estudo de caso - Extrema-MG. Universidade de São Paulo, 2014.
- SILVA, L. D. R. Pagamento por Serviços ambientais em município do Estado de Minas Gerais: Potencial de disseminação de projetos e programas de PSA. Universidade Federal de Ouro Preto, 2015.
- JODAS, N. Pagamento por serviços ambientais (PSA) no âmbito do Projeto "Conservador das Águas" (Extrema/MG): uma análise da efetividade socioambiental. Universidade Federal de Santa Catarina, 2015.
- REIS, L. C. Avaliação hidrobiogeoquímica na bacia do Ribeirão das Posses no âmbito do Programa Conservador das Águas, Extrema,MG. Universidade de São Paulo, 2018.
Teses de Doutorado:
- AZEVEDO, T.S. Legislação e Geotecnologias na Definição das Áreas de Preservação Permanente e das Reservas Legais: Aplicação à Bacia do Córrego das Posses, Município de Extrema – MG. Universidade Estadual Paulista, 2008.
- NETO, F. C. V. A Construção dos Mercados de Serviços Ambientais e suas Implicações para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil. Universidade Rural do Rio de Janeiro, 2008.
- SILVA, J. M. O serviço ambiental hidrológico das áreas de proteção permanente: um estudo de caso com modelagem numérica em pequena e mesoescala na bacia do Rio Piracicaba. Universidade de São Paulo, 2013.
- YAMAMOTO, L.F. Florísitica e fitossociologia de espécies arbóreas ao longo de um gradiente altitudinal no extremo sul da Serra da Mantiqueira (Serra do Lopo) - MG/SP. Universidade Estadual de Campinas, 2009.
- GONZALEZ, A. M. G. O. Modelo de Simulação dinâmica para valoração ecológica de serviços ecossistêmicos hídricos nas bacias hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. Universidade de São Paulo, 2010.
- ZOLIN, C. A. Análise e otimização de projetos de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) utilizando Sistemas de Informações Geográficas (SIG) - o caso do município de Extrema-MG. Universidade de São Paulo, 2010.
- SILVA, M.A. Mapeamento digital de atributos do solo e vulnerabilidade ao escoamento superficial, baseado no conhecimento de campo, na sub-bacia das posses, Extrema, MG. Universidade de São Paulo, 2013.
- QUEIROZ, M. R. A variabilidade climática e as mudanças de uso da terra: um estudo de caso da vazão e sedimentos da bacia do Rio Piracicaba com modelagem numérica. Universidade de São Paulo, 2014.
- CHIODI, R. E. Pagamento por serviços ambientais: a produção de água como uma nova função da agricultura familiar na Mata Atlântica do Sudeste Brasileiro. Universidade de São Paulo, 2015.
- SAAD, S. I. Modelagem e valoração dos serviços ambientais hidrológicos na recuperação da vegetação no Ribeirão das Posses, Extrema, MG. Universidade de São Paulo, 2015.
- RODRIGUES, M. D. A. Tomada de decisão e motivação para conservação de ecossistemas: estudo de caso do “conservador das águas”campinas 2016. Universidade Estadual de Campinas, 2016.
Trabalho de Conclusão de Curso:
- RODRIGUES, M.D.A. Avaliação Qualitativa de Processos do Projeto “Observando o Rio Jaguari”, em Extrema-MG. Universidade de São Paulo, 2011.
- OMURA, P. A. C. Observando o Rio Jaguari - uma proposta de educação ambiental nas bacias PCJ. Universidade São Francisco, 2011.
- NAPOLI, P. Pagamento por serviços ambientais e conservação da biodiversidade: estudo de caso do município de extrema, minas gerais. Fundação instituto de administração fia, 2012.
- MULLER, P. Avaliação do pagamento por serviços ambientais em extrema/mg e análise da viabilidade de implantação em Rio das Antas/SC. Universidade do Oeste de Santa Catarina, 2013.
Consultoria
- GAVALDÃO, M. Avaliação da percepção ambiental e dos impactos sócio-econômicos do projeto “Conservador das águas” Extrema, Minas Gerais, Brasil. Relatório I Metodologia e Estratégia. The Nature Conservancy, 2008.
- GAVALDÃO, M. Avaliação da percepção ambiental e dos impactos sócio-econômicos doprojeto “Conservador das águas” Extrema, Minas Gerais, Brasil. Relatório II Levantamento de Dados. The Nature Conservancy, 2008.
- GAVALDÃO, M. Avaliação da percepção ambiental e dos impactos sócio-econômicos doprojeto “Conservador das águas” Extrema, Minas Gerais, Brasil. Relatório III Resultados e Discussão. The Nature Conservancy, 2008.