Fauna

Mamíferos

A mastofauna presente na APA Fernão Dias conserva uma fração significativa de sua comunidade original de mamíferos. Das espécies registradas, quatro são consideradas endêmicas, ou seja, próprias do bioma Mata Atlântica, e com populações pequenas: bugio-ruivo, sauá, sagui, muriqui.

Os mamíferos introduzidos voluntária ou involuntariamente pelo homem, são um problema na APA, pois tendem a ser espécies mais generalistas e vigorosas e sua entrada em sistemas não alterados pode levar a mudanças indesejáveis, incluindo a possível extinção local de animais silvestres que utilizem recursos similares. Além de mamíferos domésticos, como cães e gatos, existem outros invasores como o camundongo, o rato-doméstico, a ratazana e o ratão-do-banhado.

Aves

Foram registradas mais de 123 espécies de aves. Desse total registrado, 14 espécies presentes na APA estão sob risco de extinção. São elas: o uru, jacuaçu, gavião-pega-macaco, apuim-de-costas-pretas, cuiú-cuiú, papagaio-de-peito-roxo, sabia-cica, pica-pau-rei, choquinha-da-serra, tropeiro-da-serra, pavó, caneleirinho-de-chapéu-preto, canário-da-terra-verdadeiro e pixoxó. Três foram as espécies exóticas encontradas (pombo-doméstico, o pardal e o bico-de-lacre), as duas primeiras sem potencial para danos econômicos, apesar do incomodo gerado quando em grande quantidade.

Répteis

Das 39 especies registrados na região da APA, seis são lagartos, um é anfisbenídeo e trinta e duas são serpentes. Por tratar-se de região turística, cuja visitação em ecossistemas naturais é intensa, o cuidado e a atenção por parte das autoridades e dos visitantes se fazem necessário em virtude da existência de espécies peçonhentas de serpentes e outros animais que possam causar acidentes. Entre as serpentes, as principais são a jararaca comum, a cascavel e as corais-verdadeiras.

Anurofauna

Durante o levantamento de campo, apenas 22 espécies de anfíbios foram registradas, todos pertencentes à Ordem Anura. Em duas localidades foi identificada a rã-touro, espécie exótica e agressiva predadora de vertebrados da fauna nativa. No entanto, estima-se que possa existir na área da APA um total de cerca de 50 espécies de anfíbios.

Ictiofauna

Foram identificadas 17 espécies de peixes durante os levantamentos de campo, com maior ocorrência para o lambari e o barrigudinho. Lançamento de esgoto e lixo, descaracterização do ecossistema e a introdução de espécies exóticas como a truta, são alguns dos fatores que mais afetam a sustentabilidade da diversidade biológica local. Das espécies capturadas em campo, nenhuma é endêmica, quatro delas são exóticas e apenas uma é migradora.

Acesse algumas fotos: clicando no link: https://picasaweb.google.com/117910334932233557003/FaunaDaAPAFernaoDias