Os interessados em adquirir mudas de espécies nativas para plantar em suas propriedades devem procurar o responsável pela Secretaria/Departamento de Meio Ambiente em seu município para saber se possuem algum programa de doação e disponibilidade de mudas.
Contato das Prefeituras dos municípios da APA Fernão Dias:
Prefeitura Municipal de Extrema-MG: (35) 3435-1911 / 3435-3620
Prefeitura Municipal de Gonçalves-MG: (35) 3654-1222
Contato dos viveiros florestais do IEF localizados no Sul de Minas:
Caxambu-MG: (35) 3346-1757
Lavras-MG: (35) 3694-4177
Machado-MG: (35) 3295-1118
Muzambinho-MG: (35) 3571-3564
Saiba Mais:
1º Passo: A primeira etapa a se cumprir é escolher um local adequado ao plantio. Para isso, deve-se levar em conta principalmente o tamanho da árvore quando adulta. Muitas espécies podem causar problemas quando plantadas em calçadas ou próximo às casas, devido a suas grandes raízes e copas. Por esses e outros motivos, devemos pesquisar com qual variedade de árvore estamos lidando, inclusive para que no futuro não tenhamos que ver nossa árvore sendo cortada por estar atrapalhando alguém. Existem árvores que podem ser plantas sob as mais variadas situações, é só questão de pesquisar.
2º Passo: Após definir o local e qual árvore será plantada, devemos limpar a área, retirando todo mato que estiver cobrindo. A área deve permanecer sempre acessível de forma que a manutenção da muda possa ser feita de tempos em tempos.
3º Passo: A próxima etapa é a abertura da cova que pode ser feita com uma cavadeira, com enxadão ou uma pá. A cova dever ser um pouco maior que o saquinho da muda, tanto em largura quanto em profundidade. Devemos deixar o fundo da cova bem fofo para falicitar o crescimento das raízes no início.
4º Passo: Depois que a cova estiver pronta, devemos molhar a muda mais uma vez para que o torrão de terra não se desmanche na hora do plantio. Rasga-se o saquinho, retira e coloca-se a muda dentro do buraco, a base da muda deve ficar 1 centímetro abaixo do nível do solo. Jogamos terra dentro da cova preenchendo-a por inteiro. Devolva a terra da cova misturada com 2 a 4 litros de esterco e/ou composto orgânico se houver. Com as mãos, forçamos a terra em volta do torrão para que ela não fique tão solta. Devemos tomar cuidado para não cortar a mão, sendo aconselhado o uso de luva grossa (se possível) no caso do local ter qualquer tipo de material enterrado como entulho ou lixo.
5º Passo: Depois de plantada, a muda deve ser regada frequentemente, principalmente no período seco do ano, se possível sempre na parte da manhã. É importante também que uma proteção seja colocada na muda. Esta consiste em três estacas (maiores que a muda em altura) que são fincadas a sua volta, nas quais colocamos fios de arame formando cercado. Deve-se também fazer a limpeza periódica em torno da muda (cercamento), a fim de que a água infiltre com facilidade naquele local. Vale ressaltar que quando plantada em calçadas ou quintais, realizar podas periódicas removendo os galhos mais baixos.
Referência: http://dispersores.org/arquivos/folder_mudas_como_plantar.pdf