Área de Proteção Ambiental Fernão Dias

A APA Fernão Dias é uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável que abrange os municípios de Toledo, Extrema, Itapeva, Camanducaia, Sapucaí Mirim, Gonçalves, Paraisópolis e Brazópolis.


A sigla APA é utilizada para Área de Proteção Ambiental, unidade de conservação da natureza de uso sustentável, caracterizada por área extensa, dotada de ocupação humana e atributos naturais importantes para a qualidade de vida e o bem-estar da população.

Isso quer dizer que a APA permite a exploração do ambiente de maneira a garantir que os recursos naturais renováveis e os processos ecológicos não acabem. Dessa forma a biodiversidade de nossa região será mantida.

A lei nº9.985/2000 que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) diz que o objetivo básico das Unidades de Conservação de Uso Sustentável é compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável de parcela dos seus recursos naturais.

A APA Fernão Dias foi criada com a finalidade de compensação ambiental da obra de duplicação da Rodovia Fernão Dias em 1997 (Decreto Estadual nº 38.925 de 17 de julho de 1997).

Abrange oito municípios do sul de Minas Gerais (mais de 180 mil hectares) e tem como focos principais a conservação dos recursos hídricos das bacias dos rios Piracicaba/Jaguari, Sapucaí; o manejo adequado do solo; o ordenamento do turismo; a proteção dos remanescentes de Mata Atlântica e, a promoção de Educação Ambiental em todos os municípios da APA.

Link para o decreto de criação da APA Fernão Dias:

http://www.siam.mg.gov.br/sla/download.pdf?idNorma=1473

Link para o Plano de Gestão da APA Fernão Dias:

http://www.ief.mg.gov.br/areas-protegidas/gestao/1692-plano-de-manejo-apa-fernao-dias


Participe das reuniões do Conselho Consultivo

A próxima reunião acontecerá no dia 25 de abril de 2019, às 14h na sede da APA Fernão Dias em Camanducaia-MG.