SHEILA

OLIVEIRA

ONDE

GUARDO

OS MEUS

OLHOS

Vídeo produzido para o espaço cultural Casa de Eva, em Campinas, cujo objetivo foi registrar a exposição "Onde Guardo os Meus Olhos", de Sheila Oliveira, ocorrida na Sala de Eva entre agosto e setembro de 2022. O vídeo foi produzido pela a artista e apresenta algumas obras da exposição, registra parte do processo criativo da obra Índice II e as possibilidades de interação dos visitantes com obras da Série Transitivos. A trilha foi realizada por Caio Gomes, filho da artista, registrou diversos sons da primeira câmera fotográfica de Sheila Oliveira, uma Nikon FM2 e com eles compôs a trilha para o vídeo. @caiogomesbatera

ONDE GUARDO OS MEUS OLHOS ( 1a. Edição )

CASA DE EVA ( Campinas ):

Exposição: de 06 de agosto a 17 de setembro de 2022

ONDE GUARDO OS MEUS OLHOS ( Projeto Paralelo - 2a. Edição )

PLATAFORMA4 ( São Paulo ):

Exposição: de 04 de setembro a 04 de novembro de 2022

ONDE GUARDO OS MEUS OLHOS ( Portas Abertas - Roteiro de Ateliês - 3a. Edição)

ATELIÊ SHEILA OLIVEIRA:

Obras, Processo Criativo, Matérias Primas: dias 24 e 25 de setembro de 2022

Durante a quarentena da pandemia do novo Covid-19 mergulho nos meus guardados e me coloco no lugar de escuta da coleção de câmeras fotográficas antigas, utensílios de laboratório fotográfico, papéis fotográficos vencidos, recortes, papéis de toda espécie, testes de impressão, anotações, objetos e tudo mais sobre fotografia mantidos por anos em gavetas e caixas, lugares de vestígios do olhar operário e construtor de imagens.


A partir desses objetos me inclino sobre a Fotografia e suas relações com a natureza e seus gestos primordiais da existência das imagens. Retorno ao âmago da minha Fotografia como uma fotógrafa amadora com olhar lúdico e apaixonado, desconstruo minhas próprias imagens, me aproprio de outras, reunindo desejos e memórias experimentadas.

Me interessa os processos, as transformações como descreve este pequeno trecho de David Lapoujade em Existências Mínimas: "...as únicas entidades a partir de agora serão atos, mudanças, transformações, metamorfoses que afetam esses seres e os fazem existir de outra maneira."


Sheila Oliveira

julho de 2022

O site está sendo produzido por mim e está em constante mudança.

No Menu, clique em Diário e acompanhe todos os processos da exposição.

Siga também meus canais no Insta e no Youtube

Você também pode acessar o meu site www.sheilaoliveira.com.br para conhecer outras séries.