13.ª MOBFOG
Imagem: Ônibus espacial da Nasa, Challenger.
Imagem: Ônibus espacial da Nasa, Challenger.
Observação: Há tubos PVC no Espaço Maker da escola.
Agora que a sua equipe já está inscrita será necessário cumprir algumas tarefas para mostrar o comprometimento com o projeto.
Acesse a pasta MOBFOG | SÉCULO 2019 para colocar o planejamento da sua equipe:
Sobre a base de lançamento:
Outras informações:
Reafirmo que a construção de foguete não deve de forma alguma ser colocada como prioridade frente às obrigações escolares. Caso você tenha avaliação de 2ª chamada, sua prioridade é a avaliação, se você tem atividade para entregar, faça a atividade! Vocês estão em equipe justamente para dividir o trabalho.
Os alunos egressos Lucas, Natália e Waleska contribuirão com o projeto de forma facultativa como orientadores para tirar dúvidas e até mesmo atuar presencialmente.
Equipes que tiveram as suas inscrições confirmadas na 13.ª MOBFOG SÉCULO:
1. DA MOBFOG
1.1 NACIONAL
A MOBFOG é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional. A MOBFOG tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronáutica, Física, Astronomia e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, alunos, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.
1.2 LOCAL
A MOBFOG/LOCAL realizada no Centro Educacional Século desde o ano de 2018 é um projeto extracurricular e interdisciplinar de Física e Matemática onde alunos e alunas a partir do 9º ano até o 3º ano do Ensino Médio são convidados a participar de uma competição interna de lançamento de foguetes confeccionados com garrafas PET. Tem como principal objetivo engajar estudantes capazes de planejar, construir e colaborar em equipe para desenvolver um conhecimento mais amplo das ciências.
2. DA COMISSÃO ORGANIZADORA NACIONAL E LOCAL
2.1 NACIONAL
Os membros da CO/MOBFOG e respectivas instituições estão relacionados no site da MOBFOG, o qual está contido no site WWW.OBA.ORG.BR no link “MOBFOG”.
2.2 LOCAL
Os membros da comissão organizadora local do Centro Educacional Século são:
3. DOS NÍVEIS
A MOBFOG tem quatro níveis distintos, no entanto a nossa escola participará apenas dos níveis:
a) Nível 3: destinada aos alunos do ensino fundamental, regularmente matriculados entre o 6º ao 9º ano;
b) Nível 4: destinada aos alunos regularmente matriculados em qualquer série/ano/período do ensino médio ou superior.
4. DAS INSCRIÇÕES DAS EQUIPES
O prazo da inscrição das equipes de no máximo três componentes vai do dia 1º ao dia 05 de abril de 2019 por meio do formulário de inscrição (https://forms.gle/qWzmHwzqREB9bF6T8). As equipes podem ser formadas por estudantes do mesmo nível de participação. Não há inscrições de alunos previamente junto à MOBFOG.
5. DO LOCAL DE LANÇAMENTO
O professor e a coordenação de eventos ficarão responsáveis de buscar e reservar um local amplo para serem feitos os lançamentos dos foguetes das equipes. É item eliminatório os lançamentos testes de foguetes sem a supervisão ou autorização do professor.
6. DOS TIPOS DE FOGUETES DOS LANÇAMENTOS.
Os foguetes das provas serão distintos para cada um dos dois níveis:
a) Nível 3. O foguete será construído pelos alunos a partir de duas ou mais garrafas pets de qualquer volume, que ficará presa numa base de lançamento presa no chão, também construída pelos alunos, e terá como combustível somente ÁGUA E AR comprimido por uma bomba manual de encher pneus de bicicletas. Pode-se construir foguetes de mais de um estágio. Não pode usar compressores elétricos.
b) Nível 4. O foguete será construído pelos alunos a partir de duas ou mais garrafas pets de qualquer volume, que ficará presa numa base de lançamento também presa no chão, construída pelos alunos e terá como combustível somente a mistura, em qualquer proporção, de vinagre com concentração de 4% de ácido acético e bicarbonato de sódio (puro ou contido no fermento em pó). Pode-se construir foguetes de mais de um estágio. A reação química entre o vinagre e o bicarbonato de sódio deve ocorrer principalmente dentro do foguete e não na base de lançamento.
7. DAS FORMAS DE LANÇAMENTOS DOS FOGUETES.
Somente poderão ser lançados foguetes obliquamente, pois o objetivo é obter o MAIOR ALCANCE HORIZONTAL POSSÍVEL.
8. DA MEDIÇÕES DOS LANÇAMENTOS.
Os professores da Escola coordenarão os lançamentos dos foguetes, cuidarão de todos os aspectos da segurança do evento e medirão em número INTEIRO de metros os alcances obtidos pelos foguetes medido entre o ponto de lançamento e onde parou o foguete (usar o centro do foguete para a determinação da distância). Exemplo: o foguete viajou qualquer distância entre 12,1 m e 12,99 m, neste caso, ARREDONDAR PARA 13 metros, ou seja, sempre “arredondar” para o número inteiro seguinte. O Google Planilhas só aceitará números INTEIROS de metros. Os foguetes podem ser lançados por alunos individualmente ou por equipes de no máximo 3 alunos.
9. DA PREMIAÇÃO.
Premiação nacional
10. DA SEGURANÇA DOS LANÇAMENTOS.
Os alunos dos níveis 3 e 4 devem usar áreas amplas para as provas, tais como campos de futebol ou maior. Alunos do nível 4 devem usar capas plásticas ou jalecos e óculos de proteção. Alunos dos níveis 3 e 4 devem liberar o foguete da base a partir de um fio grosso distante pelo menos 5 metros do foguete. A base deve ter um sistema de aborto de missão acionado também à distância, ou seja, de despressurização se algo der errado. A base deve ser fixada firmemente ao solo. Recomenda-se o uso de um manômetro acoplado à base para medir a pressão interna do foguete. Ninguém deve ficar dentro da área de lançamentos em hipótese alguma. A CO/MOBFOG não se responsabiliza por nenhum acidente decorrente da participação de alunos ou professores na MOBFOG.
11. DA DATA DE REALIZAÇÃO DOS LANÇAMENTOS.
A data limite para a realização dos lançamentos dos foguetes da 13ª MOBFOG é até o mesmo dia da realização da prova da 22ª OBA, ou seja, 17/05/19. A escola pode realizar os lançamentos dos foguetes em qualquer dia e hora da sua melhor conveniência, porém até a data limite de 17/05/19. A data de realização da competição local será divulgada com antecedência de uma semana, sendo a possível data o dia 10 de maio de 2019.
12. DOS CUSTOS E DA CONSTRUÇÃO DOS FOGUETES
A equipe será inteiramente responsável pelos custos da construção do foguete sendo indicada a construção de pelo menos dois para o dia da competição, a escola poderá ceder materiais que se encontram no Espaço Maker e o próprio espaço para a construção tendo que ter apenas a supervisão de um professor. Não serão admitidos de forma alguma foguetes contendo partes metálicas ou de madeira nem construídos por meio de impressão 3D.
13. DO REGULAMENTO DA COMPETIÇÃO LOCAL
A competição local ainda não tem data e nem local definido, por conta disso será redigido um regulamento para a competição, contendo as regras do dia a ser informado com no mínimo uma semana de antecedência para as equipes. O que pode ser afirmado por ora é que será no mês de maio.
14. DE POSSÍVEIS ALTERAÇÕES
A comissão organizadora se resguarda no direito de alterar, com prévio aviso, qualquer regra do regulamento local, respeitando sempre as regras do regulamento nacional.