Aqui estão presentes os eventos internos do Centro Educacional Século dos quais a disciplina Física esteve atuando de forma colaborativa.
O Século Google Day é um evento realizado anualmente no primeiro dia de aula do Centro Educacional Século e tem por objetivo celebrar o retorno às aulas com um dia de atividades voltadas à inserção dos estudantes ao universo das tecnologias Google for Education, além de proporcionar a interação dos alunos novatos, que se utilizam das atividades para conhecer seus novos colegas e escola.
Esse ano, os professores Herminio Santana (Matemática) e Paulo Costa (Física) trouxeram como atividade uma oficina de Introdução ao Estudo da Astronomia e contaram com a participação dos universitários do curso de Física da Universidade Federal do Amazonas: Kennet Uchoa, Douglas Matheus e Luis Ricardo do projeto Clube de Astronomia da UFAM (CAUFAM).
Durante toda manhã, estudantes a partir do 9.º ano até o 3.º ano do Ensino Médio participaram da oficina que foi realizada na The Galaxy Room. O objetivo da aula foi apresentar aos alunos os instrumentos de observação e análise do céu, conhecer o funcionamento de um telescópio, os binóculos como meios de iniciar a observação astronômica amadora e como funciona o software Stellarium dentre outras coisas.
Ocorreu também a apresentação do projeto CAUFAM, quais e quando realizam atividades e como os alunos podem participar. A oficina também serviu como divulgação da 22.ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. No fim os alunos assistiram ao vídeo Timelapse of the Entire Universe e participaram de um Kahoot! em equipes sobre os assuntos estudados.
Acesse o Kahoot! realizado na Oficina de Introdução ao Estudo da Astronomia.
Vídeo Timelapse of the Entire Universe que conta em 10 minutos como foi o surgimento e desenvolvimento do universo, repare no fim que o tempo que retrata os seres humanos é menor que um segundo.
Autor: C. S. LEWIS
"Viagens ao fim do mundo, criaturas fantásticas e batalhas épicas entre o bem e o mal - o que mais um leitor poderia querer de um livro? O livro que tem tudo isso é 'O leão, a feiticeira e o guarda-roupa', escrito em 1949 por Clive Staples Lewis. Mas Lewis não parou por aí. Seis outros livros vieram depois e, juntos, ficaram conhecidos como 'As crônicas de Nárnia'. Nos últimos cinquenta anos, 'As crônicas de Nárnia' transcenderam o gênero da fantasia para se tornar parte do cânone da literatura clássica. Cada um dos sete livros é uma obra-prima, atraindo o leitor para um mundo em que a magia encontra a realidade, e o resultado é um mundo ficcional que tem fascinado gerações. Enganosamente simples e direta, ''As crônicas de Nárnia'' continuam cativando os leitores com aventuras, personagens e fatos que falam a pessoas de todas as idades." (Site: Amazon).
Nem tudo está perdido como parece… sabe, coisas extraordinárias só acontecem a pessoas extraordinárias, vai ver é um sinal que você tem um destino extraordinário, algum destino maior do que você pode ter imaginado.
As Crônicas de Nárnia
Os alunos João Cícero, Felipe Chíxaro e Felipe Serique ficaram responsáveis por explicar a obra literária As Crônicas de Nárnia, do autor britânico C. S. Lewis. Cada aluno ficou com a tarefa de se caracterizar como um personagem do livro. Felipe Chíxaro e João representaram respectivamente, Rei Pedro e Rei Edmundo, enquanto Felipe Serique representou o autor. O cenário foi montado por todos os alunos da sala tendo uma árvore de Natal, um lampião, a obra juntamente com um leão de pelúcia, cristais de gele confeccionados com recortes de papel e neve feita com isopor triturado.
Autor: George Lucas
Star Wars é uma franquia do tipo space opera estadunidense criada pelo cineasta George Lucas que conta com uma série de oito filmes de fantasia científica e dois spin-offs. O primeiro filme foi lançado apenas com o título Star Wars em 25 de maio de 1977, e tornou-se um fenômeno mundial inesperado de cultura popular,sendo responsável pelo início da "era dos blockbusters": Super produções cinematográficas que fazem sucesso nas bilheterias e viram franquias com brinquedos, jogos, livros, etc. Foi seguido por duas sequências, The Empire Strikes Back e Return of the Jedi, lançadas com intervalos de três anos, formando a trilogia original. Esta primeira trilogia segue o trio icônico: Luke Skywalker, Han Solo e Princesa Leia, que luta na Aliança Rebelde para derrubar o tirano Império Galáctico; paralelamente ocorre a jornada de Luke para se tornar um cavaleiro Jedi e a luta contra Darth Vader, um ex-Jedi que sucumbiu ao Lado Sombrio da Força e ao Imperador. (SIte: Wikipédia)
Transmita o que aprendeu. Força, mestria. Mas fraqueza, insensatez, fracasso também. Sim, fracasso acima de tudo. O maior professor, o fracasso é. Luke, nós somos o que eles crescem além. Esse é o verdadeiro fardo de todos os mestres.
Mestre Yoda
Os alunos Adriano Cavalcante, Lincoln Roldão, Raimundo Nonato, Gabriel Sabba e Alexandre Gurgel ficaram responsáveis por explicar a obra literária Star Wars, do autor americano George Lucas. O aluno Lincoln representou um soldado Stormtrooper, Adriano representou Obi-Wan, Alexandre fez Han Solo, Raimundo se fantasiou de Darth Vader e Gabriel Sabba foi Luke Skywalker. O cenário foi decorado com sabres de luz, planetas e estrelas pintadas com tinta fluorescente e outros itens do universo de Star Wars.
Autor: Lewis Carroll
As Aventuras de Alice no País das Maravilhas, frequentemente abreviado para Alice no País das Maravilhas (Alice in Wonderland) é a obra infantil mais conhecida de Charles Lutwidge Dodgson, publicada a 4 de julho de 1865 sob o pseudônimo de Lewis Carroll. É uma das obras mais célebres do gênero literário nonsense. O livro conta a história de uma menina chamada Alice que cai numa toca de coelho que a transporta para um lugar fantástico povoado por criaturas peculiares e antropomórficas, revelando uma lógica do absurdo, característica dos sonhos. Este está repleto de alusões satíricas dirigidas tanto aos amigos como aos inimigos de Carroll, de paródias a poemas populares infantis ingleses ensinados no século XIX e também de referências linguísticas e matemáticas frequentemente através de enigmas que contribuíram para a sua popularidade. É assim uma obra de difícil interpretação pois contém dois livros num só texto: um para crianças e outro para adultos. (Site: Wikipédia)
Alice: Chapeleiro, você me acha louca?
Chapeleiro: Louca, louquinha! Mas vou te contar um segredo: as melhores pessoas são .
Alice no País das Maravilhas
As alunas Ana Beatriz, Amanda de Fátima e Sammya Ale ficaram responsáveis por explicar a obra literária e Alice no País das Maravilhas, do autor britânico Lewis Carroll. A aluna Ana Beatriz representou o Coelho Branco, Amanda representou Alice e Sammya fez a Rainha de Copas. O cenário foi decorado com flores, cartas, fotos do filme, itens de chá e outros adereços que fazem correspondência à obra.
Disponível em: jus.com.br
O caso do Povo Indígena Xucuru e de seus Membros, ganhou grande destaque por ter sido o primeiro caso o qual fez o Brasil ser julgado pela Corte Interamericana de Direitos Humanos. É também a primeira vez que um povo indígena consegue processar o Brasil por desrespeito a eles. Houve a denúncia deste caso no ano de 2002 e somente no mês de Julho de 2015 saiu o relatório, o qual constava que o Brasil seria de fato, responsável por violações aos direitos e garantias do povo Xucuru e que até hoje não cumpriu com as os deveres e recomendações que foram impostos a eles. Sendo assim, a CDHI resolveu expor o caso a Corte Interamericana.
O Povo Xucuru durante um longo período de tempo, passou por espoliações e mortes, no Agreste de Pernambuco, em Pesqueira, mas precisamente na Serra de Ororubá. Com a nomeação do Cacique Xikão, por volta de 1980, começou uma grande mudança, pois houve uma melhor articulação desse povo, que após uma longa luta conjunta, conseguiram adquirir a homologação dos 27.555 hectares de terra em que vivem atualmente. Nestas terras diariamente há uma busca constante pela preservação da cultura e identidade desse povo, que ainda almejam a conclusão da detrusão total da área e a posse do território que é deles por direito em sua totalidade, pois ainda sofrem com a presença de posseiros indevidos.