Saúde emocional e mental importam

Divulgação de conteúdos sobre saúde emocional e mental como forma de conscientização e ação para melhores ambientes de trabalho

Em uma época em que a atenção para saúde emocional e mental está sendo demanda pelos profissionais e em que 1 em cada 4 pessoas relatam sintomas de Burnout (McKinsey & Fórum Econômico Mundial), e que 72% dos brasileiros dizem que dariam preferência a empresas com políticas de promoção da saúde mental, bem como, 70% acreditam que as organizações não sabem lidar com a questão (Ensino Einstein Hospital Albert Einstein - Julho/2022), apoiar profissionais da área de Gestão de Pessoas e líderes a compreender melhor esses quadros, como identificar e o que fazer é parte da missão.

No dia 08 de Julho, foi dia de falar sobre Burnout no 30º CONCARH da ABRH-SC , que é o maior evento sobre gestão de pessoas do sul do Brasil. Casa cheia para compartilhar informações sobre Burnout, sua prevenção e enfrentamento.

Por que cuidar de saúde mental e emocional? Não, não é mimimi. Pessoas inteiras são mais produtivas, criativas, realizadas e engajadas. Cada vez mais as habilidades demandas no mercado de trabalho são cognitivas, relacionais e emocionais, ou seja, precisamos de pessoas inteiras. E isso também está alinhado as demandas de habilidades do futuro ligada a Indústria 4.0.

Vamos falar sobre estresse e autocuidado?!

O Núcleo de DHO (Desenvolvimento Humano e Organizacional) da ACIB Blumenau também acolheu no dia 13 de Julho, bate papo sobre estresse e autocuidado. Sobre a chamada "Quem cuida de quem cuida?" mais uma vez casa cheia.


Na pauta, falar sobre trabalhos de áreas que acabam não tendo um apoio formal e também de trabalhos emocionais, ou seja, que exijam que as pessoas estejam sempre bem. Entender o que é (de fato) estresse e seu funcionamento, bem como que bem-estar não é a ausência de estresse ou de pressão e sim ter recursos para lidar com isso, o que influencia diretamente a saúde mental.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde mental é:

“estado de bem-estar no qual um indivíduo percebe suas próprias habilidades, pode lidar com os estresses cotidianos, pode trabalhar produtivamente e é capaz de contribuir para sua comunidade”

Por que nem todo mundo adoece com o estresse?


Por causa da forma como o gerencia e o enfrenta.


E por isso foram realizadas reflexões conduzidas sobre autocuidado e aumentar a própria consciência sobre si e como isso influencia o trabalho, pois, conforme citado anteriormente, boa saúde mental, além de trazer bem-estar, permite ser produtivo, o que também gera satisfação e resultado para si e para as organizações. E dá para usar frase de Érico Veríssimo para refletir esse ponto:


"A felicidade é a certeza de que a nossa vida não está passando inutilmente."


Que sejamos felizes e inteiros em nossas vidas!!