IGUALDADE DE GÊNERO x CONTRA OS ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO
(Take a Stand! For Gender Equality Against Gender Stereotypes)
Ano: 9º ano
Disciplinas: Inglês e Arte
Professoras: Claudia Cristina de Souza e Margarte Aparecida Zanellato Stefani
IGUALDADE DE GÊNERO x CONTRA OS ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO
(Take a Stand! For Gender Equality Against Gender Stereotypes)
Ano: 9º ano
Disciplinas: Inglês e Arte
Professoras: Claudia Cristina de Souza e Margarte Aparecida Zanellato Stefani
A ideia do trabalho surgiu a partir da análise temática “Take a Stand” (“Tome uma Posição”), disposto no material Makers 4, adotado nas aulas de Inglês. Os alunos discutiram nas aulas da professora Cláudia a importância de expressar a opinião acerca de temas sociais relevantes. Perceberam o quanto a “Arte” pode ser uma ferramenta essencial para a expressão das ideias e o quanto devemos ter cautela ao nos manifestarmos, para não ferirmos as opiniões contrárias também.
Assistiram ao discurso da atriz Emma Watson (em Inglês), na campanha da ONU – He for She, na luta pela Igualdade de Gênero e contra os Estereótipos de Gênero, e a partir dessa mensagem criaram músicas (Hip Hop ou Rap), compondo slides explicativos sobre tudo o que foi abordado e debatido em aula.
Depois, os alunos realizaram a ilustração (criação com imagens) e também tipograficamente a mensagem que gostariam de passar através de sua arte, com desenhos e pinturas com tinta acrílica sobre tela, no estilo do Grafite, nas aulas de Arte, com orientação da professora Margarete.
Como inspiração foram analisados diferentes estilos da arte do Grafite, estudados em aulas anteriores. Dentro do tema, destaca-se a arte da primeira grafiteira e artista de rua do Afeganistão, Shamisa Hassina, que retrata mulheres sob a ameaça do grupo islâmico. Mesmo após a tomada do poder pelos fundamentalistas, ela segue com seu trabalho de resistência. Assim como, a paulistana Evelyn Queiróz que denuncia as diversas opressões vividas pelas mulheres por meio do grafite.
SOBRE A ARTE DO GRAFITE
O Grafite se retrata como movimento contemporâneo, acessível a qualquer cidadão. Representa a voz do povo, clamando por sonhos, estética, ética, justiça, inserção social, compreensão e aceitação como arte. A arte manifestada e denominada Grafite, tem origem nos guetos nova-iorquinos e consagrou-se no metrô da cidade, tornando-se identidade visual do movimento musical hip-hop.
Surgiu popularmente no Brasil com a introdução do spray, seguiu pelos anos de 1960 e 70 e consagrou-se como linguagem artística nos anos de 1980, conquistando seu espaço na mídia, chegando às Bienais, às manchetes de jornais, às referências publicitárias e às novelas televisivas.
Em São Paulo, percebemos os Grafites em muros, becos e túneis estampados por toda parte, como é o caso do Beco do Batman na Vila Madalena, onde as paredes são disputadíssimas. O grafite é um patrimônio da cidade de São Paulo. Não é à toa que SP é considerada uma das capitais de arte de rua do mundo.
Esperamos que apreciem os trabalhos.
Saiba mais ...
https://www.shamsiahassani.net
Nascida em abril de 1988, é a primeira mulher grafiteira do Afeganistão. Por meio de suas obras de arte, Shamsia retrata mulheres afegãs em uma sociedade dominada pelo masculino.
Sua arte dá às mulheres afegãs um rosto diferente, um rosto com poder, ambições e vontade de atingir objetivos. A personagem feminina usada em suas obras retrata um ser humano que é orgulhoso, barulhento e pode trazer mudanças positivas para a vida das pessoas. Durante a última década do pós-guerra no Afeganistão, as obras de Shamsia trouxeram uma enorme onda de cor e apreço a todas as mulheres do país.
Suas obras inspiraram milhares de mulheres em todo o mundo e deram uma nova esperança às artistas afegãs no país. Ela motivou centenas de afegãos a trazer sua criatividade por meio de seu festival de grafite, aulas de arte e exposições em diferentes países ao redor do mundo.
Born April 1988, is the first female graffiti artist of Afghanistan. Through her artworks, Shamsia portrays Afghan women in a male dominant society.
Her art gives Afghan women a different face, a face with power, ambitions, and willingness to achieve goals. The woman character used in her artworks portrays a human being who is proud, loud, and can bring positive changes to people’s lives. During the last decade of post-war era in Afghanistan, Shamsia’s works have brought in a huge wave of color and appreciation to all the women in the country.
Her artworks have inspired thousands of women around the world and has given a new hope to female Afghan artists in the country. She has motivated hundreds of Afghans to bring in their creativity through her graffiti festival, art classes, and exhibitions in different countries around the world.
Emma Watson, embaixadora da Boa Vontade da ONU Mulheres, convoca homens e meninos a participar da campanha