TARSILA DO AMARAL
Série: Maternal II
Disciplina: Arte
Professora: Renata Morais Polo
TARSILA DO AMARAL
Série: Maternal II
Disciplina: Arte
Professora: Renata Morais Polo
A turma do Maternal II estudou, na disciplina de Arte, a vida e obra da renomada Tarsila do Amaral. Realizaram diversos trabalhos que foram compilados pela professora em três lindos vídeos
Autorretrato
1923, óleo sobre tela, 73x60,5 cm
Tarsila do Amaral
Nasceu em 1 de setembro de 1886, no Município de Capivari, interior do Estado de São Paulo. Estudou em São Paulo, no Colégio Sion e depois em Barcelona, na Espanha, onde fez seu primeiro quadro, ‘Sagrado Coração de Jesus’, em 1904. Quando voltou, casou-se com André Teixeira Pinto, com quem teve a única filha, Dulce
Em 1920, foi estudar em Paris, na Académie Julien, onde ficou até junho de 1922, quando soube da Semana de Arte Moderna que tinha acontecido no Brasil em fevereiro de 1922.
De volta ao Brasil, Anita Malfatti a introduziu no grupo modernista que agitou culturalmente São Paulo com reuniões, festas, conferências até que em 1929 ela fez sua primeira Exposição Individual no Brasil, tendo que deixar, porém, que deixar sua arte de lado para trabalhar já que com a crise de 29 seu pai perdeu muito dinheiro.
Em 1951 Tarsila participou da I Bienal de São Paulo, teve sala especial na VII Bienal de São Paulo, e participou da Bienal de Veneza em 1964. Faleceu em 1973, depois da única filha.
Acesse o site de Tarsila do Amaral e descubra tudo da vida e das obras da artista.
Algumas obras de Tarsila do Amaral
A NEGRA, 1923,
óleo sobre tela, 100x80 cm
ABAPORU, 1928,
óleo sobre tela, 85x73 cm
URUTU, 1928,
óleo sobre tela, 60x72 cm
OPERÁRIOS, 1933,
óleo sobre tela, 150x205 cm
Filme: TARSILINHA
O filme Tarsilinha, cuja previsão de lançamento está para esse ano, que tem trilha sonora composta por Zezinho Mutarelli e Zeca Baleiro, é de grande importância para o reforço à identidade brasileira, tão presente na obra de Tarsila do Amaral.
Trata-se da história de uma menina de 8 anos que embarca em uma aventura para salvar a memória de sua mãe, em busca de lembranças e objetos especiais que sua mãe costumava manter em sua caixa, roubados por uma lagarta de um mundo lunático cheio de criaturas fantásticas, animais diferentes e pesonagens da cultura nacional como a Cuca e o Saci-Pererê.
Os cenários do filme é todo baseado nos quadros de Tarsila do Amaral.
Fonte:
TARSILA DO AMARAL; Disponível em: <http://tarsiladoamaral.com.br>. Acesso em 28 de setembro de 2021.