AVENTURAS DO 4º ANO NO MUNDO ENCANTADO DE ALICE
Ano: 4º ano
Disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e Geografia
Professoras: Ana Paula Pedroso Brancalião, Daniele Aparecida da SIlva Lima, Regiane Julia da Cunha e Renata Costa Fontes
AVENTURAS DO 4º ANO NO MUNDO ENCANTADO DE ALICE
Ano: 4º ano
Disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e Geografia
Professoras: Ana Paula Pedroso Brancalião, Daniele Aparecida da SIlva Lima, Regiane Julia da Cunha e Renata Costa Fontes
Os 4ºs anos apresentam o produto final do projeto desenvolvido durante a leitura do livro “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carroll.
A proposta inicial apresentou o livro e o contexto no qual a história foi produzida, já que trata-se de um conto clássico criado pelo autor em 1864, inspirado em um passeio feito com uma família de amigos ao rio Tâmisa.
Após esse primeiro momento, associamos o projeto à disciplina de Geografia e cada aluno criou o seu mapa do País das Maravilhas. Nesse momento, além de trabalhar o processo criativo, desenvolvemos as ideias de localização, trajeto e orientação pelos pontos cardeais.
O passo seguinte foi associar a leitura à disciplina de Língua Portuguesa, na qual realizamos a interpretação da narrativa, as produções de um texto poético e outro instrucional, a fixação de conteúdos gramaticais (como verbos, substantivos, adjetivos e pronomes) utilizando trechos da história, além de refletir e compartilhar sobre as desejadas profissões futuras.
O trabalho continuou através de uma vivência prática de conteúdos relacionados a Ciências. Imitando Alice, cada aluno experimentou diferentes misturas para criar uma “poção mágica” com funções incríveis!
A proposta foi finalizada com um trabalho sobre medidas de tempo associadas ao trecho da hora do chá e à disciplina de Matemática, na qual debatemos as questões da passagem do tempo.
https://ftd.com.br/detalhes/?id=4906
Resenha da Editora
A garota Alice vê um coelho branco entrar em uma toca. Vai atrás dele e chega ao País das Maravilhas. Ela muda de tamanho muitas vezes e conhece criaturas esquisitas, como a Lagarta, a Duquesa, o Gato de Cheshire, a Lebre de Março, o Chapeleiro Maluco e o Rei e a Rainha de Copas. Tradução de Ligia Cademartori para o clássico de Lewis Carroll.
Título: Alice no país das maravilhas
Texto: Lewis Carroll
Ilustrações: Marilia Pirillo
Tradução: Ligia Cademartori
Conheça o autor
Charles Lutwidge Dodgson, conhecido como Lewis Carroll nasceu em Daresbury, no Reino Unidos, em 27 de janeiro de 1832. Ele estudou matemática na Universidade de Oxford e aos 22 anos já era professor da universidade. Para ensinar matemática de forma mais agradável, ele criava jogos e passatempos, se tornandoe um pioneiro no ensino lúdico.
Em 4 de julho de 1862, fez um passeio de barco a remo ao longo do rio Tâmisa com um amigo e suas filhase para distraí-las ao longo do passeio ele inventou uma história em que a personagem principal era a própria Alice, nome de uma das meninas que o acompanhava. Foi assim que surgiu Alice no País das Maravilhas, publicado em 1865.
https://escola.britannica.com.br/artigo/Lewis-Carroll/480909
Vamos acompanhar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos?
Fonte:
Lewis Carroll. In Britannica Escola. Web, 2021. Disponível em:<https://escola.britannica.com.br/artigo/Lewis-Carroll/480909>. Acesso em: 18 de outubro de 2021.