2ª Fase
O trecho abaixo esclarece aspectos importantes referentes ao processo de seleção objeto dos Editais dos Chamamentos Públicos (Regulamento):
"...Observe a transcrição abaixo da Lei Complementar 182:
"...Art. 13. A administração pública poderá contratar pessoas físicas ou jurídicas, isoladamente ou em consórcio, para o teste de soluções inovadoras por elas desenvolvidas ou a ser desenvolvidas, com ou sem risco tecnológico, por meio de licitação na modalidade especial regida por esta Lei Complementar.
. . .
§ 6º A licitação poderá selecionar mais de uma proposta para a celebração do contrato de que trata o art. 14 desta Lei Complementar, hipótese em que caberá ao edital limitar a quantidade de propostas selecionáveis.
. . .
§ 9º Após a fase de julgamento das propostas, a administração pública poderá negociar com os selecionados as condições econômicas mais vantajosas para a administração e os critérios de remuneração que serão adotados, observado o disposto no § 3º do art. 14 desta Lei Complementar.
§ 10. Encerrada a fase de julgamento e de negociação de que trata o § 9º deste artigo, na hipótese de o preço ser superior à estimativa, a administração pública poderá, mediante justificativa expressa, com base na demonstração comparativa entre o custo e o benefício da proposta, aceitar o preço ofertado, desde que seja superior em termos de inovações, de redução do prazo de execução ou de facilidade de manutenção ou operação, limitado ao valor máximo que se propõe a pagar.
. . .
Art. 14. Após homologação do resultado da licitação, a administração pública celebrará Contrato Público para Solução Inovadora (CPSI) com as proponentes selecionadas, com vigência limitada a 12 (doze) meses, prorrogável por mais um período de até 12 (doze) meses.”
Assim, a divulgação final do ranking baseado nas notas dadas nos critérios levantados não garante a assinatura do CPSI a partir da ordem desse ranking. Existe uma fase de negociação para verificar as condições econômicas e viabilidade de execução.
...
Ou seja, o ranking divulgado é uma expectativa de assinatura de um Contrato Público de Solução de Inovação (CPSI), não se tratando ainda da homologação da licitação.
Após essas reuniões e passada essa fase de negociação, poderemos ter alguns cenários, como por exemplo:
Contratação de todas as equipes divulgadas no Ranking Final da segunda fase;
Contratação de algumas equipes divulgadas no Ranking Final da segunda fase;
Contratação de nenhuma equipe, afinal inovação é risco;
Contratação de mais de uma equipe por desafio, se assim a Prefeitura entender que vale a pena arriscar o desenvolvimento de MVPs para experimentar soluções diferentes e após isso definir que produto vai para a aceleração. Nesse caso podem ser contratados até 3 soluções por desafio;
Redirecionamento de soluções para outras trilhas da inovação que não seja o CPSI;
A homologação da licitação com a portaria de adjudicação ratifica a ordem dos selecionados que estarão aptos a assinarem um CPSI."
De acordo com o trecho do edital acima, até o dia 31/08/2023 serão realizadas reuniões com as equipes classificadas em 1º lugar, juntamente com a EMPREL, SetDigital, SDECTI, secretarias especialistas, para negociar as condições econômicas mais vantajosas para a administração e os critérios de remuneração que serão adotados, como também escopo detalhado do MVP, aceleração, acordos de copropriedade, prazos e adesão aos desafios.
Importante esclarecer que as equipe classificadas em 2º ou 3º lugares também podem ser consultadas para possíveis negociações quanto à continuidade do projeto.
Então, deixamos claro que após essas reuniões que serão realizadas com as equipes classificadas e deliberações do Comitê do EITA é que o resultado da Licitação será homologado. E com esse resultado, daremos as providências para assinatura do CPSI e continuidade das equipes homologadas e selecionadas nas próximas etapas do Ciclo de Inovação, quais sejam: Desenvolvimento de um MVP e Aceleração do Produto.
Ou seja, no dia 01/09/2023 publicaremos a portaria de adjudicação e homologação do Chamamento Público.
RANKING DE CLASSIFICAÇÃO
Desafio 1 - Mobilidade
1º - Scipopulis - 4,00
2º - Sirros IOT - 3,99
3º - Reciflow - 3,85
2º - Sirros IOT - 3,99
3º - Reciflow - 3,85
Desafio 2 - Proteção Animal
1º - HealthYard / Vet4All - 4,50
2º - PetLife - 4,44
3º - Pet Friendly - 3,85
2º - PetLife - 4,44
3º - Pet Friendly - 3,85
Desafio 3 - Comércio, Turismo e Lazer
1º - Smart Tour Brasil - 3,89
2º - Pitang Labs - 3,60
3º Se Liga Recife - 3,21
2º - Pitang Labs - 3,60
3º Se Liga Recife - 3,21
Desafio 4 - Sustentabilidade e Economia Circular Inclusiva
1º - Add+Health - 3,60
2º - VerdiEra Sustentabilidade - 3,43
3º - Recria - 3,15
2º - VerdiEra Sustentabilidade - 3,43
3º - Recria - 3,15
Desafio 5 - Meio Ambiente - Incidentes com Tubarão
1º - SharkSafe Barrier - 3,41
2º - Float Shield - 3,08
3º - AST / Tartaruga Robô - 3,01
2º - Float Shield - 3,08
3º - AST / Tartaruga Robô - 3,01