DESAFIO 5

Como podemos reduzir, com o uso de tecnologias inovadoras, os riscos de incidentes com tubarão na orla do Recife?

Cenário

O litoral pernambucano já se tornou conhecido por ser uma área de risco por causa dos incidentes com tubarão. Incidentes na Região Metropolitana do Recife constituem um problema histórico, afetando a imagem da cidade, o turismo, a população em geral e em especial as vítimas e seus familiares.


Segundo o Arquivo Internacional de Ataques de Tubarão (International Shark Attack File- ISAF), em estudo publicado em 2021, o Brasil era o quarto país em número de incidentes com tubarão (107) no mundo, antecedido apenas pelos Estados Unidos (1.483), Austrália (652) e África do Sul (255). De acordo com os dados da ISAF, em cinco estados do Nordeste, existem registros de incidentes com tubarões: Pernambuco (59), Maranhão (10), Bahia (5), Ceará (5) e Rio Grande do Norte (4). Mais da metade de todos os incidentes contabilizados no Brasil, portanto, ocorreram em

águas da Região Metropolitana do Recife, no estado de Pernambuco, em uma área litorânea urbana com elevada influência antrópica, a partir de 1994.


Do município de Olinda até o Cabo de Santo Agostinho, há 36 quilômetros considerados áreas de risco aos incidentes com tubarões. Desde 1992, quando começaram a ser registradas as ocorrências no litoral do estado, foram  registrados 77 incidentes. Especialistas não conseguem atribuir uma causa principal que torna a região mais propensa aos incidentes, o problema é complexo e multifatorial.  Biólogos apontam que a combinação do relevo e a construção de um grande complexo portuário fizeram da costa pernambucana uma área de risco para banhistas.


Uma medida de prevenção adotada pelo Governo do Estado foi a instalação de placas informativas que alertam sobre o perigo. No entanto, não foi suficiente para reduzir o número de incidentes, já que a população não respeita as sinalizações e problemas tem acontecido também em áreas que não são proibidas para o banho de mar.



Principais dores 



Resultados Esperados



Informações Complementares



Objetivo de Longo Prazo

Reduzir os incidentes com tubarões no litoral do Recife, aumentando a sensação de segurança para os banhistas.



Indicativos de Sucesso



Riscos