A BIBLIOTECA DIGITAL GRATUITA DE SÃO PAULO
CADASTRE-SE E ACESSE GRATUITAMENTE, O ACERVO OFERECE LIVROS E AUDIOLIVROS. ACESSO: https://biblion.odilo.us/
CADASTRE-SE E ACESSE GRATUITAMENTE, O ACERVO OFERECE LIVROS E AUDIOLIVROS. ACESSO: https://biblion.odilo.us/
Conta pra Mim é um mural onde os alunos compartilham comentários ou resenhas sobre os livros que leram.
Canuto Consciente é um projeto de educação ambiental criado pela escola, contando com o apoio da sala de leitura.
www.unesco.org/womeninafrica
"Luz sobre as mulheres!
A série UNESCO Mulheres na história de África, bem como o site internet com o mesmo nome, têm como objectivo dar luz a uma selecção de figuras femininas da História de África.
Através de uma selecção de 20 personagens, testemunha com efeito, que desde sempre, as mulheres foram ilustradas na história de África, em domínios tão diversos como a diplomacia e a estratégia militar (Njinga a Mbande), a defesa dos direitos humanos (Funmilayo Ransome-Kuti), ou a protecção do ambiente (Wangari Maathai).
Esta lista de 20 mulheres não é evidentemente exaustiva e representa apenas uma ínfima parte do contributo das mulheres africanas, sejam elas conhecidas ou anónimas, para a história do seu país, de África e de toda a humanidade.
Através deste projecto, a UNESCO pretende encorajar as estudantes africanas e de ascendência africana a implicar-se nos estudos de nível superior no domínio da História de África e nas disciplinas conexas (antropologia, linguística, arqueologia, etc.), a fim de contribuir para uma historiografia africana mais justa e mais respeitadora da igualdade de géneros.
Visite e partilhe o site da UNESCO sobre as mulheres na história de África:
"Um grande xamã e porta-voz dos Yanomami oferece neste livro um relato excepcional, ao mesmo tempo testemunho autobiográfico, manifesto xamânico e libelo contra a destruição da floresta Amazônica.
Publicada originalmente em francês em 2010, na prestigiosa coleção Terre Humaine, esta história traz as meditações do xamã a respeito do contato predador com o homem branco, ameaça constante para seu povo desde os anos 1960. A queda do céu foi escrito a partir de suas palavras contadas a um etnólogo com quem nutre uma longa amizade - foram mais de trinta anos de convivência entre os signatários e quarenta anos de contato entre Bruce Albert, o etnólogo-escritor, e o povo de Davi Kopenawa, o xamã-narrador. "
PARA SABER MAIS SOBRE O POVO YANOMAMI
Consulte:http://hutukara.org/
LIVRO DISPONÍVEL NA SALA DE LEITURA
OS 30 ANOS DA DEMARCAÇÃO DO TERRITÓRIO INDÍGENA YANOMAMI (TIY)
A BIOGRAFIA DA ATRIZ HAYDÉE BITTENCOURT FOI ESCRITA PELO PROFESSOR E PESQUISADOR GABRIEL FEDERICI (FOTO).
PARA ACESSAR ESTA E OUTRAS BIOGRAFIAS DA COLEÇÃO APLAUSO CLIQUE NESTE LINK .
VOCÊ SABIA QUE A COLEÇÃO APLAUSO, LANÇADA PELA IMPRENSA OFICIAL, POSSUI 262 PERFIS BIOGRÁFICOS DE ARTISTAS E PERSONALIDADES DA TV, DO CINEMA E DO TEATRO BRASILEIRO?
A COLEÇÃO APLAUSO É APENAS UMA DAS VÁRIAS COLEÇÕES BIOGRÁFICAS DO NOSSO ACERVO (FOTO), DENTRE OUTRAS BIOGRAFIAS AVULSAS QUE POSSUÍMOS.
ESTA SEÇÃO INCLUI PERFIS AUTOBIOGRÁFICOS, ISTO É, ESCRITOS PELO PRÓPRIO BIOGRAFADO OU EM PARCERIA COM OUTRO ESCRITOR.
ALÉM DA SEÇÃO BIOGRAFIA, QUE INTEGRA A ÁREA DE HISTÓRIA, TEMOS A SEÇÃO MEMÓRIAS, QUE SE SITUA NA ÁREA DE LITERATURA.
NO LINK NA CAPA ACIMA, VISITE A PÁGINA DA EDITORA FTD E LEIA O TÍTULO “FRANKENSTEIN”, DA AUTORA MARY SHELLEY. O TÍTULO ESTÁ DISPONÍVEL NA SALA DE LEITURA.
A BIOGRAFIA “MALALA: A MENINA QUE QUERIA IR PARA A ESCOLA”, DA AUTORA ADRIANA CARRANCA ESTÁ DISPONÍVEL NA SALA DE LEITURA. O TÍTULO "EU SOU MALALA" ESCRITO PELA PRÓPRIA ATIVISTA PELA EDUCAÇÃO, TAMBÉM ESTÁ DISPONÍVEL NA SALA DE LEITURA.
NO LINK NA CAPA ACIMA, LEIA O TÍTULO “LENDAS BRASILEIRAS: PARA JOVENS” NA PÁGINA DA EDITORA MGE. O LIVRO ESTÁ DISPONÍVEL NA SALA DE LEITURA.
LIVRO DISPONÍVEL NA SALA DE LEITURA EM VERSÃO INTEGRAL E HISTÓRIA EM QUADRINHOS. NO LINK ACIMA, LEIA O TEXTO INTEGRAL.
LIVRO DISPONÍVEL NA SALA DE LEITURA. NO LINK ACIMA, LEIA A EDIÇÃO DIGITAL.
LIVRO DISPONÍVEL NA SALA DE LEITURA EM VERSÃO INTEGRAL E HISTÓRIA EM QUADRINHOS. NO LINK ACIMA, LEIA A EDIÇÃO INTEGRAL.
LIVRO DISPONÍVEL NA SALA DE LEITURA EM VERSÃO INTEGRAL E HISTÓRIA EM QUADRINHOS. NO LINK ACIMA, LEIA A EDIÇÃO INTEGRAL.
NO LINK ACIMA, LEIA ANTOLOGIA POÉTICA DO AUTOR ABOLICIONISTA CASTRO ALVES. OUTROS LIVROS DO POETA ESTÃO DISPONÍVEIS NA SALA DE LEITURA.
LIVRO DISPONÍVEL NA SALA DE LEITURA. NO LINK ACIMA, LEIA A EDIÇÃO DIGITAL.
LIVRO DISPONÍVEL NA SALA DE LEITURA EM VERSÃO INTEGRAL E HISTÓRIA EM QUADRINHOS. NO LINK ACIMA, LEIA A EDIÇÃO INTEGRAL.
LIVRO DISPONÍVEL NA SALA DE LEITURA. NO LINK ACIMA, LEIA A EDIÇÃO DIGITAL.
LIVRO DISPONÍVEL NA SALA DE LEITURA EM VERSÃO INTEGRAL E HISTÓRIA EM QUADRINHOS. NO LINK ACIMA, LEIA A EDIÇÃO INTEGRAL.
LIVRO DISPONÍVEL NA SALA DE LEITURA EM VERSÃO INTEGRAL E HISTÓRIA EM QUADRINHOS. NO LINK ACIMA, LEIA A EDIÇÃO INTEGRAL.
ANTOLOGIA DOS POETAS DA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. A MAIORIA DOS AUTORES PUBLICADOS TEM TÍTULOS DISPONÍVEIS NA SALA DE LEITURA.
ESTE LIVRO APRESENTA RESUMIDAMENTE A BIOGRAFIA DOS PATRONOS E FUNDADORES DA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. ALGUNS DESTES AUTORES TEM TÍTULOS DISPONÍVEIS NA SALA DE LEITURA.
A SALA DE LEITURA RESERVOU UMA SEÇÃO ESPECÍFICA PARA NOSSOS ALUNOS VESTIBULANDOS, SÃO DIVERSOS LIVROS DA LISTA DE LEITURA OBRIGATÓRIA DOS VESTIBULARES FUVEST E UNICAMP. TODOS OS LIVROS ESTÃO DISPONÍVEIS PARA O EMPRÉSTIMO NA SALA DE LEITURA (À EXCEÇÃO DO TÍTULO NIKETCHE- UMA HISTÓRIA DE POLIGAMIA):
ROMANCE: A FALÊNCIA, O ATENEU, A RELÍQUIA, QUINCAS BORBA, ANGÚSTIA, TERRA SONÂMBULA, NOVE NOITES;
POESIA: ALGUMA POESIA (DRUMMOND), SONETOS (LUíS DE CAMÕES), ROMANCEIRO DA INCONFIDÊNCIA (C. MEIRELES), MENSAGEM (F. PESSOA), O MARINHEIRO (F. PESSOA), POEMAS ESCOLHIDOS (GREGÓRIO DE MATOS), TARDE (OLAVO BILAC);
CONTO: SEMINÁRIO DOS RATOS (LYGIA TELLES);
CRÔNICA: BONS DIAS! (MACHADO);
NOVELA: CAMPO GERAL (GUIMARÃES ROSA);
CARTA: CARTA DE ACHAMENTO A EL-REI D. MANUEL (CAMINHA);
ÁLBUM: SOBREVIVENDO NO INFERNO (RACIONAIS MC'S).
ALGUNS DOS TEXTOS LITERÁRIOS QUE CONHECEMOS (E AMAMOS) SÃO TEXTOS FICCIONAIS, ISTO É, NÃO BASEADOS EM FATOS PORÉM, MESMO ALGUMAS DESTAS FICÇÕES PODEM SER RETRATADAS EM CONTEXTOS REAIS COMO POR EXEMPLO, "A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS", A HISTÓRIA DE UMA GAROTINHA CHAMADA LIESEL MEMIGUE QUE SE REFUGIA NA LEITURA DURANTE A PERSEGUIÇÃO NAZISTA. COMO SABEMOS É UM FATO HISTÓRICO MAS, LIESEL É UMA PERSONAGEM FICCIONAL. OUTROS TEXTOS PODEM SER INTEIRAMENTE REAIS OU BUSCAM RETRATAR ESSES FATOS, UM DOS EXEMPLOS MAIS FAMOSOS É "O DIÁRIO DE ANNE FRANK", UMA HISTÓRIA CONTADA PELA PRÓPRIA ANNE, DURANTE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, SOBRE A SUA VIDA NESSE PERÍODO .
LIVRO DISPONÍVEL NA SALA DE LEITURA.
O DIÁRIO DE ANNE FRANK ESTÁ DISPONÍVEL NA SALA DE LEITURA.
NO LINK ACIMA, LEIA A BIOGRAFIA DA ANNE EM HQ NA PÁGINA DA EDITORA COMPANHIA DAS LETRAS.
LIVRO DISPONÍVEL NA SALA DE LEITURA. ACESSO AO TEXTO INTEGRAL NA PÁGINA DA EDITORA (LINK NA CAPA ACIMA).
LIVRO DISPONÍVEL NA SALA DE LEITURA. ACESSO AO TEXTO INTEGRAL NA PÁGINA DA EDITORA (LINK NA CAPA ACIMA).
A QUEDA DO CÉU: PALAVRAS DE UM XAMÃ YANOMAMI. LIVRO DISPONÍVEL NA SALA DE LEITURA.
LIVRO DISPONÍVEL NA SALA DE LEITURA.
TUPÃ TENONDÉ: A CRIAÇÃO DO UNIVERSO, DA TERRA E DO HOMEM SEGUNDO A TRADIÇÃO ORAL GUARANI. LIVRO DISPONÍVEL NA SALA DE LEITURA.
"Faz algum tempo que nós na aldeia Krenak já estávamos de luto pelo nosso rio Doce. Não imaginava que o mundo nos traria esse outro luto. Está todo mundo parado. Quando engenheiros me disseram que iriam usar a tecnologia para recuperar o rio Doce, perguntaram a minha opinião. Eu respondi: “A minha sugestão é muito difícil de colocar em prática. Pois teríamos de parar todas as atividades humanas que incidem sobre o corpo do rio, a cem quilômetros nas margens direita e esquerda, até que ele voltasse a ter vida”. Então um deles me disse: “Mas isso é impossível”. O mundo não pode parar. E o mundo parou. "
[...] "Penso naqueles versos do Carlos Drummond de Andrade: “Stop./ A Vida parou/ ou foi o automóvel?”. Essa é uma parada para valer. O ritmo de hoje não é o da semana passada nem o do ano novo, do verão, de janeiro ou fevereiro. O mundo está agora numa suspensão. E não sei se vamos sair dessa experiência da mesma maneira que entramos. É como um anzol nos puxando para a consciência. Um tranco para olharmos para o que realmente importa."
TRECHOS DO LIVRO QUE ESTÁ DISPONÍVEL PARA DOWNLOAD GRATUITO: O AMANHÃ NÃO ESTÁ À VENDA
EM 2020, A EDITORA COMPANHIA DAS LETRAS PUBLICOU O TÍTULO "O AMANHÃ NÃO ESTÁ A VENDA" A PARTIR DE ENTREVISTAS DO ATIVISTA SOCIOAMBIENTAL E LÍDER INDÍGENA AILTON KRENAK, SÃO REFLEXÕES SOBRE O PÓS-PANDEMIA.
"O Brasil teve sua primeira lista de espécies ameaçadas de extinção elaborada em 1968, pelo então órgão ambiental competente, o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal – IBDF, na qual constavam 44 espécies da fauna, incluindo mamíferos, aves e répteis, e 13 da flora (Portaria IBDF nº 303, 1968). "
[...]"Para a última edição, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – Instituto Chico Mendes coordenou a avaliação das espécies da fauna, pela primeira vez avaliando o risco de extinção de todos os vertebrados com ocorrência no país, e de um grupo selecionado de invertebrados. Realizado em conjunto com a comunidade científica, esse foi o maior esforço para avaliar o risco de extinção de espécies da fauna de um país. Os resultados são aqui apresentados e serviram de subsídio para a publicação das listas atuais de espécies da fauna ameaçadas, publicadas pelo MMA no final de 2014 (Portaria MMA nº 444/2014 e Portaria MMA nº 445/2014), com 1.173 táxons ameaçados de extinção. "
[...] "Desde a primeira edição, poucas espécies deixaram a lista. Das 44 espécies da lista de 1968, 30 constam ainda na lista de 2014."
ACIMA TRECHO DO LIVRO, CLIQUE NA CAPA PARA CONSULTAR A EDIÇÃO ATUAL (A SALA DE LEITURA POSSUI A EDIÇÃO ANTERIOR).
"Uma das espécies que simbolizaram a resiliência sapinho-admirável-de-barriga-vermelha (Melanophryniscus admirabilis). Este pequenino anfíbio endêmico do Sul da Mata Atlântica estava criticamente ameaçado de extinção. Em meados de 2014, este animal quase foi declarado extinto pela degradação do seu restrito habitat, às margens do rio Forqueta, no município de Arvorezinha (RS). Graças à construção de um amplo entendimento, envolvendo pesquisadores, empreendedores e autoridades ambientais, abdicou-se de uma pequena central hidrelétrica que acabaria de vez com o habitat do sapinho, mostrando que a conservação não é uma queda de braço entre ambientalistas e desenvolvimentistas. " (ICMBio)
LEIA MAIS EM: https://www.ufrgs.br/ciencia/o-sapo-e-a-usina/
OS GRÁFICOS ACIMA MOSTRAM A QUANTIDADE DE ESPÉCIES AMEAÇADAS NOS GRUPOS A CADA LISTA PUBLICADA DESDE 1968 E O NÍVEL DE RISCO DO TOTAL DE 1173 ESPÉCIES AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO. (ICMBio )
"Em 1852, William é um deprimido biólogo inglês, que deseja criar um novo tipo de colmeia capaz de trazer reconhecimento para sua família. Em 2007, George é um apicultor americano que luta para manter o negócio produtivo e acredita que seu filho pode ser a salvação de sua fazenda. Em uma China futurista, quando todas as abelhas desapareceram, Tao trabalha com polinização manual. Enquanto passa seus dias pendurada em árvores, deseja para seu filho uma educação e vida melhores do que a sua.
Mais do que uma distopia sobre o desaparecimento das abelhas, em que passado, presente e futuro se encontram, Tudo Que Deixamos Para Trás é uma poderosa história sobre o relacionamento entre pais e filhos e o sacrifício que fazemos por nossas famílias." (EDITORA MORRO BRANCO )
O LIVRO ACIMA ESTÁ DISPONÍVEL NA SALA DE LEITURA.
ESTE LIVRO É UMA FICÇÃO DISTÓPICA, OU SEJA, É UMA FICÇÃO SOBRE UM FUTURO CATASTRÓFICO EM QUE AS ABELHAS ( RESPONSÁVEIS PELA PRODUÇÃO DE 75% DOS ALIMENTOS SEGUNDO A FAO) FORAM EXTINTAS E A HUMANIDADE PRECISA POLINIZAR MANUALMENTE.
A ONG REPORTER BRASIL RELATOU A ESTIMATIVA DA MORTE DE MEIO BILHÃO DE ABELHAS NUM PERÍODO DE 3 MESES, EM ESTADOS DO CENTRO-SUL DO BRASIL, CAUSADA PRINCIPALMENTE POR AGROTÓXICOS.
NO LIVRO VERMELHO DA FAUNA BRASILEIRA AMEAÇADA DE EXTINÇÃO TEMOS 2 ESPÉCIES DE ABELHAS EM RISCO PELA DEGRADAÇÃO DO SEU HABITAT.
NO VÍDEO ABAIXO, VEJA QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS REAIS DA EXTINÇÃO DAS ABELHAS.
PARA SABER MAIS SOBRE AS ABELHAS E COMO AJUDÁ-LAS CONSULTE:
SOS ABELHAS: https://www.sosabelhas.com/novo/
ABELHA (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDOS DAS ABELHAS): abelha.org.br/