Em novembro de 2024, os alunos das 3ª séries A e B produziram o small book "Caminhos Imaginários - Lugares e paisagens: olhares para uma outra Geopolítica", orientados pelo professor Rogério Crisosto.
O material traz a visão dos alunos acerca dos países estudados no componente de Geopolítica, e visa o aprofundamento e o enriquecimento do processo de aprendizagem através da pesquisa e da elaboração de uma viagem imaginária.
O livro físico está presente na sala de leitura, e o digital pode ser acessado logo abaixo!
Confira o livro na íntegra:
https://docs.google.com/document/d/1LwJsIgZhqR-tgpvCxCJA3rOpQRe2d3_s/edit?usp=sharing&ouid=102745866975613995964&rtpof=true&sd=true
REFLEXÕES...
Final de ano!!! Missão comprida e/ou missão cumprida?
Chegamos a mais um final de ano letivo e creio que muitos desejam a sensação do “dever cumprido” – mas, vamos pensar... parece que este ano foi bem comprido, hein?
Todos nós tivemos que dar conta das muitas demandas que se apresentaram. Penso que não foi um ano escolar tranquilo – muitos desafios, muitas imposições e muitas cobranças – aliás, só cobranças, o ano todo!!! – e parece que isso foi se tornando cansativo (muito cansativo) e a sensação de que “as coisas nunca iriam acabar”, se instalou. Por isso a “missão comprida” e, espero, que todos estejam com a sensação do “dever cumprido”!
Muitos professores foram além do esperado! Não desanimaram, não desistiram, cumpriram com as suas obrigações (e não foram poucas!), incentivaram seus alunos porque acreditaram que podem fazer a diferença, podem ter um futuro promissor.
Dia após dia enfrentaram algumas salas de aulas lotadas, com alguns alunos apresentando comportamentos indesejados e de enfrentamento, de alunos desanimados e, especialmente, dos muitos que não largaram o celular (como se fosse o ar que respiram)... mas também lidaram com alunos brilhantes, respeitosos, comprometidos, que levaram os estudos a sério, além da descoberta de alguns talentos.
Mas a melhor sensação é a de saber que vocês, professores, inspiraram muitos alunos e foram reconhecidos como grandes professores – e esta sensação parece que minimiza o cansaço ou mesmo o desânimo que muitas vezes os abatem.
Que todos desfrutem e descansem muito nas merecidas férias e, que no ano que vem, o ciclo recomece com energias positivas e muito ânimo.
“LIDERANÇA É BASEADA EM IMAGINAÇÃO, NÃO EM DOMINAÇÃO;
EM COOPERAÇÃO, NÃO EM INTIMIDAÇÃO.” (William Arthur Ward)
(Imagem e frase de inspiração – fonte: https://kdfrases.com/frase/142073 )
O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra é um feriado nacional celebrado em 20 de novembro e foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares.
Veja algumas atividades produzidas pelos alunos e professores:
Os alunos do 6ºB produziram, junto com o professor Marcos, uma apresentação do livro "O Pequeno Príncipe Preto". Com a narração da aluna Heloísa e a atuação do aluno Davy, a obra ganhou vida na escola E.E. Canuto do Val.
Os alunos da 1ª série A produziram desenhos de personalidades negras do Brasil, destacando sua contribuição para a sociedade.
No dia 07 de novembro, os alunos integrantes do Jornal do Pátio realizaram uma visita ao Memorial do Imigrante, localizado na sede da extinta Hospedaria dos Imigrantes, na Rua Visconde de Parnaíba, 1316, no tradicional bairro da Mooca.
Acompanhe a organização da formatura 2024 através do Instagram: @terceirao24.cdv
O Dia do Músico é celebrado em 22 de novembro em homenagem à figura de Santa Cecília, considerada a padroeira dos músicos, de acordo com a tradição Católica.
https://www.calendarr.com/brasil/dia-do-musico/
A Proclamação da República foi o evento histórico que instaurou uma república no Brasil em 15 de novembro de 1889. Foi resultado de uma articulação entre militares e civis insatisfeitos com a monarquia.
1889: Como um imperador cansado, um marechal vaidoso e um professor injustiçado contribuíram para o fim da Monarquia e a Proclamação da República no Brasil.
Livro de Laurentino Gomes, conta a história da Proclamação da República no Brasil. Parte de uma trilogia de História do Brasil, conheça também os livros 1822 e 1808 do mesmo autor.
O Dia da Bandeira é uma data celebrada em 19 de novembro em homenagem à Bandeira Nacional, um dos símbolos mais importantes de nosso país. É celebrada no dia 19 de novembro porque nossa atual bandeira foi estabelecida nessa data em 1889.
A atual bandeira brasileira foi uma consequência da mudança que aconteceu em nosso país em 1889 e da adoção do regime republicano. Foi criada para apagar símbolos relacionados à monarquia. Seus autores foram: Raimundo Teixeira Mendes, Miguel Lemos, Manuel Pereira Reis e Décio Vilares.
da pelo lema impresso nela: Ordem e Progresso, inspirado em uma corrente de pensamento conhecida como positivismo e baseado em uma frase do criador dessa corrente, o filósofo francês Augusto Comte. A frase em questão era “O amor por princípio e a ordem por base; o progresso por fim.
Quando foi criada: 1500
Quando esteve em vigor: de 1500 a 1521
Quando esteve em vigor: de 1521 a 1616
Quando esteve em vigor: de 1616 a 1640
Quando esteve em vigor: de 1640 a 1683
Quando esteve em vigor: de 1645 a 1816
Quando esteve em vigor: de 1683 a 1706
Quando esteve em vigor: de 1816 a 1821
Quando esteve em vigor: de 1821 a 1822
Quando esteve em vigor: de 1822 a 1889
https://recreio.com.br/noticias/viva-a-historia/conheca-as-bandeiras-que-o-brasil-ja-teve.phtml