Durante as pesquisas, os alunos descobriram que Sebastião Salgado é mineiro da cidade de Aimorés, casado com a Lélia e, pai de dois filhos, Juliano e Rodrigo.

Uma descoberta importante sobre a família de Sebastião Salgado foi que ele disse, em uma entrevista, que o seu filho Rodrigo, portador de Síndrome de Down, fez com que ele enxergasse a vida  e o mundo de uma maneira diferente, com mais humanidade.

Confira a entrevista completa no link.

https://www.deficienteciente.com.br/sebastiao-salgado-diz-que-filho-seu-filho-com-sindrome-de-down-mudou-sua-compreensao-da-vida.html 

Os alunos descobriram, ainda, o motivo das fotos de Sebastião Salgado serem em preto e branco. 

Segundo Sebastião Salgado, "as cores podem distrair o receptor das fotos", por isso, ele prefere usar preto e branco. 

Em entrevista ele explica sobre as cores das suas fotos, confira.

https://www.epics.com.br/blog/sebastiao-salgado-famoso-fotografo-brasileiro 

Foi incrível descobrir porque e como ele começou a fotografar.

"Pela primeira vez na minha vida eu olhei através de um visor, e a partir desse momento minha vida mudou completamente", disse o fotógrafo em uma entrevista.

https://artcetera.art/fotografia/sebastiao-salgado/ 

Lélia Salgado e Sebastião Salgado, diante de um cenário de degradação ambiental em que se encontrava a antiga fazenda da família, na cidade mineira de Aimorés, tomaram uma decisão: devolver à natureza o que décadas de degradação ambiental destruiu. Mobilizaram parceiros, captaram recursos e fundaram, em abril de 1998, a organização ambiental dedicada ao desenvolvimento sustentável do Vale do Rio Doce.

https://www.ultimosrefugios.org.br/instituto-terra 

Ao final dessa primeira etapa das pesquisas , os alunos das três turmas participaram de uma roda de conversa e compartilharam tudo que haviam descoberto sobre Sebastião Salgado.

Início