O nosso livro Children

Logo após a atividade "Rotina de Pensamento" foram apresentados aos alunos a tradução do que estava escrito na capa do livro e o que está relatado na obra.  O desafio foi: criar um reconto do que ouviram. 

Confira o resultado. 

Reconto da sinopse do  livro Children . 


"Noventa crianças de diferentes partes do mundo, em um determinado dia de suas vidas. Eles parecem bonitos, felizes, orgulhosos, pensativos ou tristes. Por um breve momento eles foram capazes de dizer, sou eu."   Sebastião Salgado

       Tradução do texto escrito na capa da obra Children. 

Equipe - Júlia, Lívia e Mariana 

Em todas as situações de crise, as crianças são as maiores vítimas. Fisicamente fracos, elas costumam ser as primeiros a sofrer com a fome e as doenças. O livro Children é uma é uma série que acompanha a obra o Êxodo também escrita por Sebastião Salgado. O fotógrafo  apresenta 90 retratos dos mais jovens exilados, migrantes e refugiados. 

 Equipe - Júlia Lisboa, Enzo, Helena, Matheus

Sebastião Salgado retrata na obra jovens de diferentes países, que sofrem diferentes crises como a fome, a violência, a falta dos pais e  todos com menos de 15 anos. O que mais impressiona o fotógrafo é que apesar de sofrerem os jovens conseguem mostrar vários sentimentos de felicidade, de alegria, trazendo um brilho no olhar.


Equipe - Thomas, Gustavo, Mateus Marques

Sebastião Salgado revela que as crianças continuaram crianças: riam tanto quanto choravam, jogavam futebol, espirravam água suja, faziam travessuras com os amigos. 


Equipe - Laura, Rachel, Victor

Quando Sebastião Salgado pedia para às crianças que se arrumassem para tirar seus retratos, eles olhavam com intensidade para as lentes como se quisessem transmitir o que estavam sentindo no momento. 



Equipe - Maria Alice, Ivan, Rafaela, Luísa

Lindas, orgulhosas, pensativas e tristes, elas ficavam diante da câmera por um momento de suas vidas, mas com muitas perguntas sobre seus futuros. Quem eles serão? Eles permanecerão no exílio? Eles sempre conhecerão um inimigo?  Será que eles vão crescer?



Início