Docentes do Curso de Licenciatura em História da UESPI Parnaíba são fundadores, docentes e coordenadores do Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA) na UESPI, compondo uma rede nacional com 39 Instituições de Ensino Superior associadas, cuja Coordenação Acadêmica Nacional (CAN) está sediada na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Iniciado no ano de 2020, com o ingresso de sua primeira turma, o PROFHISTÓRIA na UESPI encontra-se sediado no Campus Parnaíba, sendo o primeiro programa de pós-graduação stricto sensu da UESPI que não é sediado na capital do estado.
O Pibid é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) em parceria coma CAPES que visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas. O PIBID UESPI/Parnaíba está em sua quarta edição, contando com 16 alunos bolsistas, 3 voluntários, 2 professores orientadores e 2 professores preceptores.
O Programa de Residência Pedagógica é um programa da CAPES que tem por finalidade fomentar projetos institucionais de Residência Pedagógica, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura. No curso de História da UESPI-Parnaíba o programa encontra-se em sua terceira edição, contando com 15 alunos bolsistas, 3 voluntários, 2 professores orientadores e 2 professores preceptores.
Idealizada a partir dos estudos e debates proporcionados pelos cursos de Filosofia, História e Ciências Sociais do campus Prof. Alexandre Alves de Oliveira – Parnaíba. A Pós-graduação formou 35 alunos do Piauí, Ceará e Maranhão. O curso de História atuou a partir da docência e orientação dos professores Felipe Augusto dos Santos Ribeiro, Yuri Holanda da Nóbrega, Mary Angélica Costa Tourinho e Fernando Bagiotto Botton.
Cartilha produzida pela profa. Mary Angélica Costa Tourinho e pelos alunos de Estágio Supervisionado, no intuito de auxiliar no ensino remoto, levando em consideração as medidas restritivas ocasionadas pela epidemida de COVID-19.