A pricipal carreira de quem se forma no curso de história é a docência, por isso mesmo trata-se de uma licenciatura. Porém, nosso curso também forma historiadores, profissão que foi regulamentada pela Lei 14.038, de 2020. Dessa forma, além do magistério o profissional formado em nosso curso poderá atuar e prestar concurso nos campos da Pesquisa, ampliando seus estudos para pós-graduações e institutos investigativos; Arquivos públicos e privados; Preservação da memória e da cultura dos povos; Museus; Sítios arqueológicos e Turismo cultural.
O curso conta com 8 semestres, portanto o aluno que não reprovar levará 4 anos para alcançar sua formatura. O tempo máximo que ele tem para se formar são 16 semestres, ou seja, 8 anos. Após isso ele será jubilado, isto é, perderá sua matrícula.
Você precisa tirar na média final nota 7.0 ou mais para ser aprovado.
Caso sua nota fique entre 0 e 3.9 você é automaticamente reprovado.
Caso tire entre 4.0 a 6.9 , você tem direito a realizar uma prova de exame final.
Caso tire entre nota 4.0 a 6.9, você tem direito a realizar uma prova de exame final.
O professor da disciplina aplicará uma prova sobre todos os conteúdos estudados valendo nota 10.
Essa nota da prova será somada à sua nota da disciplina e tudo será dividido por 2.
Para ser aprovado em exame final você precisa alcançar a nota 6 ou mais
Exemplo:
Fiquei com nota 5 na disciplina. Fui para exame final.
Fiz a prova final e tirei 7.
Então 5 (da disciplina) +7 (do exame) = 12.
12 dividido por 2 = 6
Com nota 6 você é aprovado.
Se você reprovar em até duas disciplinas em um mesmo semestre você poderá seguir para o próximo bloco junto com sua turma e recupera as disciplinas reprovadas em ofertas futuras.
Caso reprove em 3 ou mais disciplinas você fica retido, devendo esperar a próxima turma chegar no bloco em que você reprovou para que você possa seguir o curso junto com eles.
Por ex: Reprovei em 3 disciplinas no bloco 4, como temos entradas anuais, provavelmente a outra turma que irá cursar o bloco 4 ainda seja bloco 2. Nesse caso você terá que esperar essa turma fazer o bloco 3 e depois entrar com ela no bloco 4. Outro inconveniente é que nessa troca geralmente os turnos (manhã e noite) mudam. Então, ideal é evitar reprovar em mais de duas disciplinas por semestre.
Sim, isso ocorre em 4 casos:
1 - Se você reprovar (ou se ausentar) em todas as disciplinas do mesmo bloco
2 - Se você pedir trancamento de curso e não retornar em até um ano e meio
3 - Se você reprovar 3 vezes na mesma disciplina
4 - Se você demorar mais de 8 anos para se formar.
Em qualquer um desses casos você precisará entrar em contato com a coordenação para solicitar reingresso no curso, a coordenação levará seu caso para Reunião de Colegiado, que decidirá se você poderá ou não retornar aos seus estudos.
Você precisa ter frequência mínima de 75% da carga horária da disciplina para ser aprovado. Caso esse percenual não seja atingido o aluno será automaticamente reprovado, sem direito à exame final.
Por exemplo: Numa disciplina de 60 horas. 75% significa 45 horas, ou seja, você poderá faltar até 15 horas sem ser reprovado. Se a disciplina for de duas horas por turno, você poderá faltar no máximo 7 vezes.
O artigo 74 de nosso regimento diz que "[é] vedado o abono de faltas". Em outras palavras, as ausências por motivos de doença não contagiosa, falecimento, exames médicos, casamentos ou outras causas contam como faltas, já que entram na contagem das 25% de ausência que os alunos tem direito em cada disciplina.
Mas há alguns casos que as faltas podem ser justificadas, são eles: discentes gestantes a partir do 8º mês, discentes com incapacidade física temporária e portadores de doenças infecto-contagiosas (como COVID) podem solicitar atividades domiciliares para compensação das aulas e atividades que perder. Esse processo precisa ter o laudo médico indicando o período de afastamento e deve ser apreciado pela coordenação do curso. Nesses casos deve ser enviado um email para historia@phb.uespi.br informando do afastamento e anexando o atestado.
A partir do Semestre 2023.1, todas as matrículas (com e sem pendências) devem ser realizadas por cada estudante no SIGAA, o novo sistema acadêmico da UESPI, disponível na página: https://sigaa.uespi.br/sigaa
Na aba "Documentos" no menu deste site, estão disponíveis os manuais de autocadastro e matrícula curricular do SIGAA.
Em caso de dificuldades ou dúvidas para cadastro e matrícula no SIGAA, favor enviar e-mail para alunonline@uespi.br
Essa é a orientação da UESPI, através da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) .
Para incentivar a participação dos alunos em atividades extracurriculares foram criadas as Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais que devem ser acumuladas durante o curso todo. No último semestre (Bloco 8) o aluno deve comprovar no mínimo 200 horas de atividades complementares a partir de certificados e declarações de suas atividades. O funcionamento e a contagem delas são regidos pela Resolução CEPEX 002/2021 - CLIQUE AQUI PARA ACESSÁ-LA
O Trabalho de Conclusão de Curso é um texto resultado de uma pesquisa que o aluno deve obrigatoriamente apresentar no último semestre do curso (Bloco 8) para se formar. Desde o Bloco 5, com a disciplina de "Iniciação à Pesquisa Histórica" o aluno encontrará um professor para orientar sua pesquisa. Nos blocos seguintes com as disciplinas de "Métodos e Técnicas em Pesquisa Histórica" (bloco 6), Monografia 1 (bloco 7) e Monografia 2 (bloco 8) o aluno irá desenvolver e aprofundar sua pesquisa e sua escrita.
Na disciplina de Monografia 2 (bloco 8) o aluno irá apresentar seu TCC para uma banca, que será composta pelo professor orientador e mais dois outros professores, que podem ser da UESPI ou de outra instituição.
Para se formar é obrigatório que o aluno seja aprovado na banca e entregue sua versão final do TCC para a coordenação.
A documentação, normas e modelos para o Trabalho de Conclusão de Curso estão disponíveis nesse site na aba Documentos
Há um trâmite burocrático para que você possa solicitar sua colação de grau. Para acessar nosso tutorial CLIQUE AQUI.
As bolsas de estudos garantem uma remuneração aos alunos por diferentes tipos de atividades. Podemos destacar as principais:
*Bolsas de Assistência Estudantil (Apoio pedagógico; Auxílio Alimentação, Auxílio Moradia e Bolsa Trabalho) - (Ler a pergunta "Como funcionam as bolsas de apoio pedagógico, auxílio alimentação, auxílio moradia e bolsa trabalho?")
*Monitoria - Bolsa de apoio a professor e alunos em disciplinas - (ler a pergunta "O que é monitoria?")
* PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - São disponibilizadas para que alunos dos blocos iniciais do curso realizem projetos de atuação em escolas de ensino fundamental e médio - Para concorrer a essa bolsa o aluno deve estar matriculado entre os blocos 1 a 4
*Residência Pedagógica - São bolsas disponibilizadas para que os alunos dos blocos finais do curso atuem na docência em escolas de ensino fundamental e médio - para concorrer a essa bolsa o aluno deve estar matriculado entre os blocos 5 a 8
*PIBIC - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - São bolsas destinadas exclusivamente à pesquisa, em que o aluno faz parte de um projeto de pesquisa de um professor.
*PIBEU - Programa Institucional de Bolsas de Extensão Universitária - São bolsas destinadas exclusivamente à extensão, em que o aluno faz parte de um projeto de extensão ofertado por um professor.
É preciso estudar caso a caso, mas em geral as únicas bolsas que permitem acúmulo com outras são algumas de Assistência Estudantil: Apoio pedagógico; Auxílio Alimentação e Auxílio Moradia.
As demais bolsas costumam ser exclusivas e não devem ser acumuladas, caso o aluno seja selecionado para duas bolsas (exceto às de Assistência Estudantil) deverá optar por uma delas e pedir desligamento na outra.
Essas são bolsas que são gerenciadas pelo setor de Assistência Estudantil. CLIQUE AQUI para acessar as informações sobre elas e o contato da equipe responsável.
É uma atividade em que o aluno auxilia o professor e a turma numa disciplina que ele já cursou. Todo semestre abrem processos seletivos para que os alunos possam concorrer às monitorias (que podem ser remuneradas, com bolsas de 400 reais mensais, ou voluntárias).
As normas para as monitorias estão dispostas na aba Documentos
Ensino, Pesquisa e Extensão são o tripé que sustenta a atuação da Universidade e do curso, são essas as principais funções desenvolvidas:
Ensino - Formação e atuação voltada para a área da docência. Isso inclui uma série de atividades em escolas, as disciplinas de Prática Pedagógica, de Estágio Supervisionado, de educação, os programas de PIBID e Residência Pedagógica. O objetivo das atividades de ensino é a formação de professores-pesquisadores que sejam competentes e que sejam capazes de exercer a docência em sala de aula com maestria.
Pesquisa - Formação e atuação voltada para a área da pesquisa. Isso inclui o desenvolvimento de projetos de pesquisa, as disciplinas de "Iniciação à pesquisa Histórica", "Métodos e Técnicas em Pesquisa Histórica", "Monografia 1 e 2". Além de compreender também as bolsas de Iniciação Científica e as práticas de pesquisa desenvolvidas por alunos e professores. O objetivo da pesquisa é formar profissionais pesquisadores, capazes de realizarem investigações históricas e participarem de programas de pós-graduação (Mestrado e Doutorado).
Extensão - A extensão são atividades que impactam a comunidade, para além dos muros da academia. Isso inclui atividades sociais, debates públicos, organização e disponibilização de acervos, organização de eventos públicos. São relacionadas a elas os projetos PIBEU e, para os alunos que entrarem a partir de 2024, também as Atividades Curriculares de Extensão (ACEs) que serão obrigatórias para a formação no curso. O objetivo da extensão é a formação de um cidadão que atue socialmente e que auxilie a comunidade em que vive com conhecimentos e práticas.
A UESPI tem uma equipe de psicologia que atende presencial e remotamente. CLIQUE AQUI para mais informações.
A disciplina deve ter sido cursada com até 5 anos de antecedência da data do pedido, deve ter carga horária igual ou superiora e deve ter a ementa semelhante ou análoga à disciplina cursada no curso de História da UESPI.
Procedimentos:
*Apresentar os seguintes documentos:
1 Requerimento Discente preenchido;
2. Comprovante de matrícula
3. Histórico escolar, constando a(s) disciplina (s) cursada(s) socilitada(s) para dispensa (UESPI e/ou outra instituição)
3. Programa(s) ou Ementa(s) de disciplina(s) cursadas(s)
4. Comprovante de autorização ou reconhecimento do curso (Caso venha de outra instituição)
*Anexar tudo e enviar para:
Segundo o artigo 43 do regimento, o estudante tem o direito de trancar a matrícula apenas a partir da conclusão do segundo bloco, ou seja, estudantes do primeiro e segundo blocos não podem trancar.
Além disso, ao trancar, o estudante possui o prazo de um ano e meio ou três períodos intercalados para retornar. Caso não retorne sua matrícula será cancelada.
O estudante pode pedir trancamento de curso por no máximo duas vezes durante o curso.
Para realizar o trancamento você deve procurar o Departamento de Ensino (na sala ao lado da direção).
Eles respondem pelo email: dep.ensino@phb.uespi.br e pelo whats: (86) 98805-7779
Sim, você deve preencher o Requerimento Discente e enviar sua justificativa para o Departamento de Ensino (na sala ao lado da direção) pelo email: dep.ensino@phb.uespi.br
O envio deve ser realizado com no máximo 72 horas após a realização da prova e só pode ser solicitado uma vez em cada disciplina.
Caso você não concorde com alguma atitude ou avaliação do professor você poderá entrar em contato com a coordenação pelo email historia@phb.uespi.br ou pelo whatsapp do coordenador. Todos os casos são resolvidos nessa instância, mas caso não seja, o aluno pode solicitar que sua representação discente (Centro Acadêmico) convoque um ponto de pauta na Reunião de Colegiado do Curso, assim a temática poderá ser debatida de forma ampla, conservando a identidade do aluno se for de sua preferência.
A ouvidoria é um espaço anônimo para reclamações, denúncias e outras ações formalizadas. Ela é um mecanismo de transparência institucional e está acessível no link https://uespi.br/ouvidoria/.
Os alunos são representados pelo Centro Acadêmico que participa das Reuniões de Colegiado e de Conselho do Campus.
A reunião de Colegiado representa a decisão de alunos e dos professores no âmbito do curso.
A reunião de Conselho representa a decisão dos Colegiados de todos os cursos do Campus de Parnaíba.
Os Conselhos Superiores e a Reitoria representa a todos os Conselhos dos diversos Campus da UESPI.
O Diretório Central dos Estudantes (DCE) representa todos os Centros Acadêmicos de todos os cursos da UESPI.