Idelmar Gomes Cavalcante Junior
Formado em Licenciatura Plena em História, com doutorado em História Social pela Universidade Federal do Ceará (2017), mestrado em História do Brasil pela Universidade Federal do Piauí (2007) e estágio pós-doutoral em História do Brasil, sob a supervisão de Edwar de Alencar Castelo Branco, pela Universidade Federal do Piauí (2021). Atualmente é professor Adjunto II da Universidade Estadual do Piauí (Campus de Parnaíba); integra o GT - História das Infâncias e Juventudes - ANPUH/PI; coordena o Grupo de Pesquisa "Juventudes, Culturas e Identidades" (Lattes/ CNPQ) e o grupo "Tuespi Teatro universitário", vinculado à Universidade Estadual do Piauí. É autor da tese "Inventário de uma memória consagrada: Benjamim Santos nos interstícios do teatro pernambucano (1960-1970)" e dos livros "A ética da nulificação e a contranulificação" e "1968 em disputa: o ano que inventou o movimento estudantil brasileiro". Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Republicano investigando, preferencialmente, os seguintes temas: movimentos juvenis, cultura, memória e identidade.
Mary Angélica Costa Tourinho
Doutorado em Historia Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2015), tem graduação em História Licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão (1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (2008). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual do Piauí, da graduação e do Mestrado Profissional em História (PROFHISTORIA). Tem experiência na área de História, com ênfase em Contemporaneidade, Educação, Gênero, Ensino e Teoria. É coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Política História, identidades, cultura e Contemporaneidade (LAPHIC), com a linha de pesquisa Culturas e Identidades Contemporâneas- GECIC. Desde outubro de 2024, atua como Coordenadora do Curso de Licenciatura em História da UESPI-Parnaíba.
Yuri Holanda da Nóbrega
Possui Graduação em Licenciatura em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE - 1999), Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio (Educação) pela Universidade Vale do Acaraú (UVA - 2002) e Mestrado em História Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC - 2006). Atualmente é professor da Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Social do Trabalho, História do Brasil Republicano e Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: História das Ideias Políticas e Sociais, História do Brasil República, Ensino de História e História Moderna e Contemporânea.
José de Arimatéa Vitoriano de Oliveira
Possui graduação em História pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2007), Mestrado em História e Culturas (2010) pela mesma instituição e Doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2023). Professor Adjunto de História da Universidade Estadual do Piauí - UESPI, tendo atuado no Campus Professor Ariston Dias Lima, em São Raimundo Nonato, entre 2012 e 2025, ano em que foi removido para o Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira, em Parnaíba. Atua com as seguintes temáticas: História da Historiografia, Teoria e Escrita da História, Cultura e Memória.
Lêda Rodrigues Vieira
Possui graduação em Licenciatura Plena em História (2007) e Mestrado em História do Brasil (2010) ambos pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atualmente é Professora Assistente II da Universidade Estadual do Piauí (UESPI/Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira). Desenvolveu pesquisa sobre o processo de constituição da viação férrea no Piauí, bem como das relações de trabalho e lazer praticados por ex-ferroviários da extinta Rede Ferroviária Federal S. A., antiga Estrada de Ferro Central do Piauí. Líder do Núcleo de Pesquisa e Estudos em Cidade, Memória e Patrimônio cadastrado no diretório dos núcleos de pesquisa do CNPq. Participou de diversos congressos nacionais e internacionais de História, publicando em anais artigos cujas temáticas principais foram acerca da história e memória das ferrovias no Piauí e do projeto de construção do Porto de Luís Correia (Luís Correia - PI). Além disso, realiza pesquisa nas áreas de História, cidade, modernização, transportes, patrimônio e trabalho.
Fernando Bagiotto Botton
Doutor em História pela Universidade Federal do Paraná - Linha Intersubjetividade e Pluralidade: Reflexão e Sentimento na História, com Estágio de Doutorado Sanduíche na Universidad de Buenos Aires (UBA) (PDSE/CAPES). Professor Adjunto II (DE) e Coordenador do Curso de Licenciatura Plena em História da Universidade Estadual do Piauí (Campus Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba-PI) (Gestão 2019-2023). Presidente do Colegiado e do Núcleo Docente Estruturante do mesmo curso (2019-2023). Coordenador de área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Pós-doutor em História e Regiões pelo PPGH da UNICENTRO-Irati. Professor Credenciado, membro do colegiado e coordenador adjunto do Mestrado Profissional em História (ProfHistória - UESPI Parnaíba) - Linha "Linguagens e Narrativas Históricas: Produção e Difusão", ofertando a disciplina de Teoria da História. Coordena o Grupo de Pesquisa História, Cultura e Gênero - GRUPEHCGE (UESPI-Teresina) vinculado ao CNPq, também integra o Grupo de Pesquisa Direitos Humanos e Políticas de Memória (DIHPOM/UFPR). Integra o grupo de pesquisa História das Ciências e da Saúde no Piauí (SANA/UESPI), o grupo Estudos em História Cultural (UNICENTRO) e o Núcleo de Estudos em Estado, Poder e Política (UESPI). Leciona e pesquisa temáticas relacionadas à Teoria da História; História da América; Gênero, Subjetividade e Masculinidade; Educação, Política e Autoritarismo; História Pública; Teorias de(s)coloniais; Filosofia Contemporânea Pós-colonial e Pós-estruturalista; Psicanálise, Psicologia das Massas e Psicologia da Personalidade.
Danilo Alves Bezerra
Doutor e mestre em História pelo Programa de Pós Graduação em História - História e Sociedade - da Universidade Estadual Paulista - Unesp/Assis, com doutorado-sanduíche na Université de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelynes - França. Atualmente é professor adjunto no curso de licenciatura em História e no Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA) da Universidade Estadual do Piauí - Uespi/Parnaíba. Tem investigado temas referentes à cultura popular do Brasil Republicano, tais como: festas e sociabilidades; memória e patrimônio; identidades e Ensino de História. Na Uespi também lidera o Laphic - Laboratório de Pesquisa em Política, História, Identidades, Cultura e Contemporaneidade
Felipe Augusto dos Santos Ribeiro
Professor Adjunto de História na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), atuando no Curso de Licenciatura em História e no Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA), ambos sediados no Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira, em Parnaíba. Possui Licenciatura em História pela Faculdade de Formação de Professores da UERJ (2006), Mestrado em História Social pela UERJ (2009) e Doutorado em História, Política e Bens Culturais pelo CPDOC/FGV (2015). Realizou estágio de Pós-Doutorado pelo Instituto Multidisciplinar da UFRRJ, com financiamento da FAPERJ (2015-2018). Principais áreas de interesse e atuação: ensino de história, história social, história do Brasil, história contemporânea, história do trabalho (rural e urbano), história global, história local, educação patrimonial, história política, história dos movimentos sociais e história da (i)migração. Líder do Núcleo de Pesquisa em Cidade, Memória e Patrimônio (NUPECIMP) e pesquisador do Laboratório de Estudos da História dos Mundos do Trabalho (LEHMT), ambos registrados junto ao CNPq. Entre fevereiro de 2023 e setembro de 2024, atuou como Coordenador do Curso de Licenciatura em História da UESPI-Parnaíba.
Professores Substitutos
Messias Araujo Cardozo
Possui Graduação em História pela Universidade Estadual do Piauí (2016), Mestrado em História pela Universidade Federal do Maranhão (2020) e Doutorado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2025). Especialização em Teoria da História e Historiografia pela FAMEESP - Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo. Realizou estudos e pesquisas em universidades e arquivos em Paris, Louvain e Haia. Atualmente é Professor Substituto na Universidade Estadual do Piauí (Curso de História do Campus Alexandre Alves de Oilveira em Parnaíba 2025-). Foi Professor Substituto da Universidade Federal do Maranhão (Curso de Ciências Humanas/Sociologia do Campus de São Bernardo de 2023 a 2025), atuando também na Pós-Graduação Latu Sensu: Especialização em Cidadania, Inclusão e Diversidade. Tem experiência na área de História, com ênfase em Teoria e Filosofia História. Atualmente realiza uma aprofundada pesquisa (em arquivos nacionais e estrangeiros) intitulada: "Formas da representação historiadora: a historiografia holandesa sobre a ocupação neerlandesa da América Portuguesa (1894-1935)". É membro da Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia SBTHH. Autor de dois livros na área de teoria e metodologia da história: "Exercícios do fazer História: ensaios teóricos historiográficos. Ed. Teresina-PI e São Luís-MA. Editora Cancioneiro; EDUFMA, 2021. v. 1. 176p" e em coautoria: "Desbravando a história outros caminhos: ensaios de teoria da história, imprensa e relações de poder. Ed. Teresina: Cancioneiro, 2024. v. 1. 196p.