Buraco de minhoca

Autora: Carolina Ruegger Nascimento

Nessa página irei explicar sobre buracos de minhoca.

O que é um buraco de minhoca?

Um buraco de minhoca ( ou ponte de Einstein-Rosen ) é uma espécie de ponte que conecta dois pontos distantes do universo ( pelo menos um deles precisa ser um buraco negro ), ou até um ponto a um universo paralelo. Os buracos de minhoca são soluções das equações da Teoria da Relatividade Geral de Einstein ( explicada na página sobre buracos negros ).

No centro de um buraco negro, está sua singularidade. Com algumas pequenas mudanças matemáticas, essa singularidade se converteria em uma ponte que leva do centro do buraco negro a outro lugar, a outro buraco negro ou até mesmo a um buraco branco.

Buraco branco

"Um buraco negro é algo que se absorve tudo totalmente: inclusive a matéria e a luz que caem nele não saem mais dali. Um buraco branco é o oposto. Ele não engole nada e ainda expele tudo. A ideia é que talvez tudo que esteja caindo em um buraco negro esteja sendo expelido pelo outro extremo, que seria um buraco branco."-John Wheeler.

"É isso que se chama de ponte Einstein-Rosen."-John Wheeler, 1957.

Efeito espaguete

Se alguém caísse em um buraco negro ( entrada de um buraco de minhoca ) com os pés, as diferentes partes do corpo seriam puxadas por distintas forças de gravidade. Com isso, seu corpo seria esticado e comprimido, como um espaguete.

Viagem no tempo

"Se você é capaz de criar duas extremidades de um buraco de minhoca que entrelaçam dois espaços, e você pega uma dessas extremidades e as manda em uma viagem na velocidade da luz, o que você estaria fazendo é enviá-la para o futuro. Assim, você teria um buraco de minhoca que não só te leva de um lugar para o outro como também de uma época para a outra."-Andrew Pontzen.

"Você poderia ir visitar o futuro e voltar ao presente. Não poderia ir a um momento anterior ao que você criou o buraco de minhoca, mas poderia voltar a esse momento", diz Pontzen. Assim, só seria possível viajar para o futuro, não para o passado.

Mas, nada impede a ficção científica de aproveitar essa ideia de viagem no tempo, mesmo que às vezes acrescentando a viagem ao passado, que na realidade não seria possível . Vários filmes ( como: "Contato", "Interestelar" e "De Volta Para o Futuro" ) e séries ( como "Dark" ) utilizam os buracos de minhoca como base.

Infelizmente, os buracos de minhoca existem matematicamente, mas não sabemos se existem no universo.

"Eles existem matematicamente no papel."-Andrew Pontzen

"Que realmente existam, é outra coisa, porque para se criar um e sustentá-lo seria necessária uma vasta quantidade de uma forma muito exótica de energia, muito distinta da energia que conhecemos. É um tipo de energia que nem sequer sabemos se existe." -Andrew Pontzen

"Mas se existe, é possível que se crie um buraco de minhoca."-Andrew Pontzen.