O Sol é a Estrela Central do Sistema Solar. Todos os outros Corpos do Sistema Solar, como Planetas, Planetas Anões, Asteroides, Cometas e Poeira, bem como todos os Satélites associados a estes Corpos, giram ao seu redor.
Acredita-se que o núcleo do Sol estende-se do centro solar até 0,2 a 0,25 raios solares. O centro do Sol possui uma densidade de até 150 g/cm³, 150 vezes a densidade da água na Terra, e uma temperatura de cerca de 13 600 000 K. Análises recentes da missão SOHO indicam que a rotação do núcleo solar é mais rápida que a do restante da zona de radiação. Atualmente, e durante grande tempo da vida solar, a maior parte da energia produzida pelo Sol é gerada por fusão nuclear via cadeia próton-próton, convertendo hidrogênio em hélio. Menos de 2% do hélio gerado no Sol provém do ciclo CNO. O núcleo solar é a única parte do Sol que produz energia em quantidade significativa via fusão. O restante do Sol é aquecido pela energia transferida do núcleo para as regiões externas. Toda a energia produzida pela fusão precisa passar por várias camadas até a fotosfera antes de escapar para o espaço como luz solar ou energia cinética de partículas.
Os planetas que fazem sua translação no Sol são Mercúrio; Vênus;Terra, onde nós moramos; Marte; Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.