Na Via Láctea existem muitos sistemas solares como o nosso. Ela pode ser vista da Terra como uma faixa brilhante no céu. Todos os planetas e muitas das estrelas que vemos da Terra fazem parte da Via Láctea.
Os estudiosos dizem que ela pode ter cerca de treze bilhões de anos, durante os quais passou por muitas transformações, até atingir sua forma atual. Ela é formada por bilhões de estrelas, com características muito diferentes.
O nome Galáxia vem do grego Gala, que significa leite em grego. Esse nome foi dado devido ao rastro de luz possível de ver em noites escuras que os gregos antigos chamavam de "Caminho do Leite".
A via Láctea é formada por 3 estruturas:
Bojo central: formada por estrelas antigas e onde se encontra um buraco negro.
Disco galáctico: onde encontram-se as estrelas jovens, nebulosas e também a região de formação estelar.
Halo galáctico: formado por aglomerados globulares de estrelas antigas que orbitam o centro galáctio.
Uma das principais hipóteses é que a via láctea nasceu logo após o Bing Bang, a partir de uma nuvem conposta por hidrogênio, hélio e poeira cósmica. Com o passar do tempo, essa nuvem teria se dividido em outras nuvens, que se desenvolveram independentemente, dando origem as Gaáxias.
O universo se formou a aproximadamente 13,8 bilhões de anos. Os astrônomos calculam que nossa galáxia nasceu um pouco depois e que deve estar com 13,6 bilhões de anos.