Mercúrio é o menor e mais interno planeta do Sistema Solar, orbitando o Sol a cada 87,969 dias terrestres. A sua órbita tem a maior excentricidade e o seu eixo apresenta a menor inclinação em relação ao plano da órbita dentre todos os planetas do Sistema Solar. O planeta aparecerá no céu dia 1, na sua maior elongação a leste, junto à Lua.
Marte é um planeta terrestre com uma atmosfera fina e com gases rarefeitos, com características de superfície que lembram tanto as crateras de impacto da Lua quanto vulcões, vales, desertos e calotas polares da Terra. Aparecerá no céu às 19h do dia 2 (junto à Lua) e 6 (em um fenômeno raro de aproximação entre Marte, a Terra e a Lua). Será visível também dia 13, às 19h, no horizonte leste com terceiro ponto mais brilhante do céu. Por Último, aparecerá em conjunção com a Lua no dia 29 às 00:25, no horizonte oeste.
Quinto planeta a partir do Sol, situado entre Marte e Saturno, Júpiter é o maior planeta do sistema solar, com diâmetro de 142.984 quilômetros – caberiam mil planetas como a Terra em Júpiter. Sua atmosfera é composta principalmente de hidrogênio e hélio. Será visível dia 22, às 14:12, em conjunção com a Lua.
(Adaptado de: Techmundo e MundoEducação).
Saturno é o segundo maior planeta do Sistema Solar, atrás apenas de Júpiter. Ambos pertencem ao grupo dos gigantes gasosos, de forma que possuem características similares. O planeta é formado predominantemente por hidrogênio e hélio, além de um provável núcleo rochoso. Aparecerá dia 23, às 00h42 em conjunção com a Lua.
Urano é o terceiro maior planeta do Sistema Solar e, assim como Saturno, possui anéis em sua estrutura. Com diâmetro de 51.118 quilômetros, Urano é o terceiro maior planeta do sistema solar (menor apenas que Júpiter e Saturno) e o sétimo a partir do Sol. Aparecerá no céu dia 31 em oposição ao Sol.
(Adaptado de: Techmundo e BrasilEscola).