Céu Romano

Há muito tempo que o ser humano vem observando o espaço, e há mais tempo ainda ele imagina o que ele é e como foi formado, dando bastante espaço para a imaginação e a fé. Nesta página, iremos lhe apresentar como os povos antigos viam este "imenso ser" que nós contemplamos até os dias de hoje.

Os romanos foram um povo vindo da cidade de Roma, que dominou grande parte da Europa. Seu império durou muitos anos. Eles eram politeístas (acreditavam em vários deuses) e sua cultura ainda está presente nos dias de hoje em quase todos os lugares.

Autor: Caio Pezzuol Favaretto

Acima está a suite sinfônica ''The Planets'' de Gustav Host. Eu a escolhi por mostrar como era a mitologia por detrás dos planetas.

Mercúrio

O planeta mais perto de nosso astro rei, Mercúrio recebeu este nome por causa do deus romano Mercúrio (Hermes em grego), deus dos viajantes e dos ladrões. Então, cuide das carteiras, porque este planeta é bem rapidinho. Estará visível a olho nu, no horizonte leste, do dia 1/10 até o dia 18/10 nas primeiras horas da noite.

Vênus

Vênus, é o planeta mais quente de nosso sistema solar. Seu nome é uma homenagem à deusa romana do amor, Vênus (Afrodite em grego), por ser o planeta mais brilhante visto da Terra. Ele estará visível o mês inteiro de Outubro no horizonte leste a partir das 4:00.

Terra

O nosso pequenino planeta azul, Terra, é em homenagem a própria Terra (Telo em latim e Gaia em grego), um ser mais antigo que os deuses. Então... cuidado aonde pisa!

Marte

O nosso planeta vermelho recebeu seu nome em homenagem ao deus romano da guerra Marte (Ares em grego), por causa de sua cor avermelhada, que lembra sangue, lembra a guerra. Ficará visível no horizonte noroeste, mais perto da linha do horizonte no inicio da noite e mais no alto na madrugada.

Júpiter

Júpiter, o maior planeta do nosso sistema solar, tinha que ser um grande deus, não é? E assim foi! Júpiter (Zeus em grego), é o senhor dos céus, rei dos deuses, Este planeta faz jus ao nome do senhor dos céus. Estará visível a olho nu, no centro do céu a noite inteira, durante todo o mês de Outubro.

Saturno

Conhecido por possuir anéis, Saturno tem seu nome em homenagem ao titã do tempo Saturno (Cronos em grego), que era o pai de Júpiter. Chama-se assim por se mover mais lentamente. Estará visível a olho nu, no centro do céu a noite inteira, durante todo o mês de Outubro.

Urano

Urano é o único planeta do nosso sistema solar cujo nome é de um deus grego, e não romano. No caso Urano, tem seu nome devido ao ser primordial Urano, que era o céu. Estará visível perto de Marte durante o mês de Outubro.

Netuno

O planeta mais distante de nosso sistema solar, Netuno, se chama assim em homenagem ao deus dos mares e dos terremotos Netuno (Poseidon em grego), por ser muito azul e aparentar ter muita água.

Estará visível com o auxilio de um equipamento durante todo o mês de Outubro, cruzando o céu de oeste a leste com o passar das horas, passando pelo topo do céu.

Plutão

Todos sabemos que Plutão não é mais um planeta, mas sim um planeta anão. Porém, seu nome também é de origem romana: Plutão (Hades em grego) é o deus dos mortos e de tudo que existe abaixo da terra. Estará visível entre Júpiter e Saturno, será necessario o auxio de uma luneta.