Autor: Caio Pezzuol Favaretto
Acima está a suite sinfônica ''The Planets'' de Gustav Host. Eu a escolhi por mostrar como era a mitologia por detrás dos planetas.
O planeta mais perto de nosso astro rei, Mercúrio recebeu este nome por causa do deus romano Mercúrio (Hermes em grego), deus dos viajantes e dos ladrões. Então, cuide das carteiras, porque este planeta é bem rapidinho. Estará visível a olho nu, no horizonte leste, do dia 1/10 até o dia 18/10 nas primeiras horas da noite.
Vênus, é o planeta mais quente de nosso sistema solar. Seu nome é uma homenagem à deusa romana do amor, Vênus (Afrodite em grego), por ser o planeta mais brilhante visto da Terra. Ele estará visível o mês inteiro de Outubro no horizonte leste a partir das 4:00.
O nosso pequenino planeta azul, Terra, é em homenagem a própria Terra (Telo em latim e Gaia em grego), um ser mais antigo que os deuses. Então... cuidado aonde pisa!
O nosso planeta vermelho recebeu seu nome em homenagem ao deus romano da guerra Marte (Ares em grego), por causa de sua cor avermelhada, que lembra sangue, lembra a guerra. Ficará visível no horizonte noroeste, mais perto da linha do horizonte no inicio da noite e mais no alto na madrugada.
Júpiter, o maior planeta do nosso sistema solar, tinha que ser um grande deus, não é? E assim foi! Júpiter (Zeus em grego), é o senhor dos céus, rei dos deuses, Este planeta faz jus ao nome do senhor dos céus. Estará visível a olho nu, no centro do céu a noite inteira, durante todo o mês de Outubro.
Conhecido por possuir anéis, Saturno tem seu nome em homenagem ao titã do tempo Saturno (Cronos em grego), que era o pai de Júpiter. Chama-se assim por se mover mais lentamente. Estará visível a olho nu, no centro do céu a noite inteira, durante todo o mês de Outubro.
Urano é o único planeta do nosso sistema solar cujo nome é de um deus grego, e não romano. No caso Urano, tem seu nome devido ao ser primordial Urano, que era o céu. Estará visível perto de Marte durante o mês de Outubro.
O planeta mais distante de nosso sistema solar, Netuno, se chama assim em homenagem ao deus dos mares e dos terremotos Netuno (Poseidon em grego), por ser muito azul e aparentar ter muita água.
Estará visível com o auxilio de um equipamento durante todo o mês de Outubro, cruzando o céu de oeste a leste com o passar das horas, passando pelo topo do céu.
Todos sabemos que Plutão não é mais um planeta, mas sim um planeta anão. Porém, seu nome também é de origem romana: Plutão (Hades em grego) é o deus dos mortos e de tudo que existe abaixo da terra. Estará visível entre Júpiter e Saturno, será necessario o auxio de uma luneta.