Olá a todos! Meu nome é Giovanni e hoje (se você não terminar o texto hoje ignore o " hoje") eu falarei sobre a busca científica por vida extraterrestre em nosso sistema solar. O ramo da Ciência que trata da vida no universo chama-se Astrobiologia.
Primeiramente se você não acredita e nunca vai acreditar em alienígenas, este não é o texto que você deve ler, meu caro! Mas se você realmente sabe que nossos "amigos" podem existir, vamos tratar aqui da possibilidade de vida extraterrestre em planetas e luas que aparecem no céu de Setembro.
Marte é o quarto planeta do Sistema Solar e o mais "querido"dos terráqueos. Um dos motivos disso é de que ele é um dos potenciais planetas que podem ser a residência de alienígenas.
Recentemente, a Nasa enviou a sonda Perseverance para o planeta vermelho, a qual procurará por sinais de vida na cratera Jezero. Além de investigar sobre vida marciana, a sonda irá coletar amostras do solo e testará a capacidade de produzir gás oxigênio a partir da atmosfera marciana.
O oitavo planeta do Sistema Solar é o menos provável de conter vida pois é muito frio e porque nem sequer tem oxigênio. Como é muito improvável a existência de vida no planeta, falarei um pouco sobre suas luas.
Tritão é o seu maior satélite. Há uma grande chance dele conter água líquida, mas é um dos corpos mais frios do sistema.
Nereida é o terceiro maior satélite, o qual contem água congelada, mas não apresenta água líquida.
Proteu é o segundo maior satélite. Apresenta grande absorção da luz que recebe, sendo uma possibilidade para isto a presença de grande quantidade de matéria orgânica, podendo ser um indício de vida, ou uma condição para a existência desta. É possível que existam moléculas de RNA isoladas, uma das formas de vida mais primitivas de material genético.
O planeta Júpiter é o maior do sistema e é o quinto planeta do sistema solar. É também pouco provável que exista vida no planeta em si, mas é possível que exista vida em uma de suas luas, mais precisamente a sua lua Europa. Ela está no topo da lista dos astros que podem ser habitados por extraterrestres.
Nessa lua, há um mar de água salgada que pode ser a residência de algum ser vivo.
Saturno é o segundo maior planeta do Sistema Solar e o sexto mais próximo do Sol. Ele se assemelha a Júpiter e Netuno, pois também a maior probabilidade de existir vida é nas suas luas.
Encélado, Dione e Titã são os nomes das luas que podem conter vida.
Encélado tem chances de ter um oceano líquido. Portanto é uma evidência de que pode haver vida em uma lua de Saturno.
Dione tem uma enorme quantidade de água líquida e é possível que existam nutrientes que poderiam sustentar formas de vida.
Titã contem uma grande quantidade de líquidos, mas que não são água. Esta lua também abrange grande quantidade de compostos orgânicos em sua atmosfera.