Ano da
Espiritualidade
Lassalista
Ano da
Espiritualidade
Lassalista
Documento compartilhado pelo Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs no ano de 2024. Saiba mais no
site do Ano da Espiritualidade Lassalista do Instituto.
POR QUE UM "ANO DE..."?
Há dois anos, nossos delegados no Capítulo Geral
decidiram “dedicar o ano de 2025 a aprofundar e
compartilhar a espiritualidade lassalista na Igreja e no
mundo, por ocasião da celebração do 300º aniversário da
Bula de Aprovação...”.
(46.º CG, 2.1)
Essa decisão foi associada a duas outras: a de “criar uma rede internacional de Espiritualidade Lassalista para apoiar os animadores e acompanhantes na vida interior, que patrocinará programas, experiências e recursos internacionais, regionais e provinciais.” (2.3) Além disso, indicou uma forma de acompanhamento com um Conselheiro encarregado e um possível Secretariado (2.2).
Tudo isso como parte do segundo caminho de transformação do Instituto, o caminho da disponibilidade radical a Deus.
Algumas dessas propostas do Capítulo Geral ainda estão buscando concretização após algumas tentativas. Este ano é uma oportunidade de começar de novo. Temos um tesouro para compartilhar, nossa espiritualidade como educadores.
UM ANO QUE É UM ACORDE QUE PODE TOCAR O CORAÇÃO
2025 é, de fato, o Tricentenário da Aprovação do Instituto. A Bula é um documento pouco conhecido pelos Lassalistas. Um documento que, além de suas facetas legais, destaca certos elementos de nossa identidade que estão no centro do desenvolvimento desses 300 anos: uma associação de leigos dedicada à educação dos pobres que, no centro de seu projeto, oferece catequese escolar dentro de uma experiência fraterna. De fato, para nossa alegria e orgulho, os canonistas destacam que essa é a primeira vez na história eclesiástica que um documento papal se refere aos leigos como catequistas, quando esse era, até então, um ministério reservado aos ordenados.
A partir daí, é possível entender por que 2025 foi escolhido para o “Ano da Catequese” proposto pelos Jovens Irmãos em sua 2ª Assembleia Internacional (Proposição 3, pág. 26, ecoada pelo 46º CG, pág. 23-24). Em nossa tradição espiritual, a espiritualidade e a missão são indissolúveis, da mesma forma que a educação e a evangelização.
Por essa razão, também pode ser uma grande oportunidade para o desenvolvimento do Eixo Estratégico 6 do Relatório Final da 3ª Assembleia Internacional da Missão Educativa Lassalista (3ª AIMEL), que nos convida a “implementar metodologias inovadoras para o acompanhamento e a educação na interioridade e na prática dos valores humanos e evangélicos” (pág. 56).
Mas 2025 também é o Ano Santo de toda a Igreja. “Peregrinos de Esperança”, peregrinos rumo à esperança (Peregrinantes in spem), é o lema que nos é oferecido. Um ano que enfatiza o Mistério de Jesus Cristo e nossa conversão ao Evangelho, com as ênfases às quais o Papa Francisco nos convida constantemente: justiça e cuidado com a criação como a única solução para os muitos problemas de nosso mundo. A nossa é uma espiritualidade unificadora (R 63), que nos leva ao encontro, à contemplação e à conformação com Jesus Cristo (R 65).
2025 é também o 75º aniversário da Declaração de São João Batista de La Salle como Padroeiro dos Educadores Cristãos. Mais um motivo para compartilhar com todos os educadores nossa maneira de viver o Evangelho no mundo da educação. “O Instituto se torna uma lembrança viva da presença de Deus no mundo da educação” (R 63).
ÉPOCAS DIFERENTES, MAS SEMELHANTES
Os tempos em que nosso Pai, João Batista de La Salle, e a primeira geração de Irmãos viveram e inventaram nosso modo de vida eclesial são certamente distantes e diferentes dos nossos. Mas, sob as diferenças, podemos encontrar ressonâncias que destacam o valor dessa identidade que sobreviveu na história dos Lassalistas.
Foi um período de renovação pós-conciliar, como o nosso. Era uma época e uma região (França, mas especialmente Champagne) em perigo de perder sua identidade católica. Em vez de se fecharem no que era certo, esses homens e mulheres decidiram sair em missão e abrir iniciativas pastorais múltiplas e diversas para que os pobres pudessem ser integrados à sociedade urbana emergente e a um novo modo de vida eclesial urbano. Pensemos que somente em Reims, no século XVII, foram fundadas 82 comunidades consagradas!
Também hoje somos convidados a ser Igreja em saída, a não permanecer “penteando ovelhas” no redil, a converter nossas estruturas pastorais para incluir a todos.
Desde nosso ponto de vista lassalista, e a partir da experiência de nosso Pai e da primeira comunidade de Irmãos, a jornada de vida, a espiritualidade e a missão não são três coisas que podem ser separadas. Elas são indissolúveis.
E ENTÃO...
Estamos convencidos de que o protagonismo deste ano é, fundamentalmente, provincial e local. Não há melhor maneira de ter um impacto sobre os educadores e que isso resulte em um melhor serviço àqueles que nos foram confiados pela sociedade e pela Igreja. A qualidade do serviço educacional está diretamente relacionada à qualidade de vida dos educadores. Tudo o que fizermos para enriquecer suas vidas será uma vantagem para todos quantos a quem Deus nos envia. Porque a principal mediação pedagógica é sempre o educador.
Para muitas Províncias pode não ser uma questão de “fazer algo novo”, mas de dar uma ênfase especial à espiritualidade lassalista. Ou, talvez, seja uma oportunidade de dar origem a uma nova maneira de compartilhar com outros educadores o tesouro da nossa espiritualidade lassalista. As publicações ou conferências podem ser úteis para isso, mas não devemos nos esquecer de que a formação sempre vincula a experiência com as teorias: a espiritualidade lassalista é uma experiência de seguir Jesus Cristo nos passos do Senhor de La Salle. Os textos lassalistas virão para nos ajudar a compreender o que vivemos. E como nos propõe o documento sobre a Formação como um itinerário, o caminho da identidade lassalista é uma trajetória que dura toda a vida, com suas etapas e processos internos.
O QUE O INSTITUTO OFERECERÁ EM NÍVEL GLOBAL
Alguns apoios serão oferecidos às Regiões e às Províncias:
Em 2024, por ocasião do tricentenário das Cartas Patentes e da Bula de Aprovação do Instituto, em outubro será organizado um Seminário de Pesquisa Lassalista, com foco na associação para a missão e suas estruturas formais nos últimos 50 anos, com vistas ao futuro.
Em 2025, o mesmo espaço será dedicado à Catequese Lassalista.
Por ocasião do 75º aniversário da Declaração de São João Batista de La Salle como Padroeiro dos Educadores Cristãos, será lançado um concurso de “pesquisa” fotográfica e cinematográfica para alunos e educadores.
Para os dias do Jubileu da Juventude, a Comissão de Jovens e a Comissão de Pastoral Vocacional e Voluntariado estão organizando uma atividade em Roma.
Haverá publicações com a finalidade de nos ajudar a aprofundar o significado da espiritualidade e da catequese no contexto desses aniversários.
E para facilitar isso, será criado um site onde, além do que o Instituto produz em nível global, procuraremos divulgar o que as Regiões e as Províncias têm a oferecer, de modo a produzir a “polinização cruzada” a que o Conselho Geral nos convida. Portanto, pedimos que, à medida que forem criadas, nos informem os calendários das atividades que organizem em nível provincial e regional. Pedimos também que nos informem quais dessas atividades estão abertas à participação de Lassalistas de outras Regiões ou Províncias e em que condições. Contate-nos em: iyls_2025@lasalle.org
Autores:
Dennis Magbanua, FSC
George Van Grieken, FSC
Joël Palud, FSC
Santiago Rodríguez Mancini, FSC
Urbain Andrinirina, FSC
Tradução do Espanhol:
Hugo Bruno Mombach, FSC