SUBSÍDIO
FORMATIVO
SUBSÍDIO
FORMATIVO
MENSAGEM DA DIREÇÃO PROVINCIAL
Estimados(as) Lassalistas!
A celebração do ano de 2025 como o Ano da Espiritualidade Lassalista tem um significado especial para cada um/a de nós. Pode-se dizer que é um gesto de carinho e cuidado que o Instituto expressa para com a família lassalista, em um momento na qual a humanidade necessita de espaços e tempos de valorização do essencial para a pessoa.
O Instituto optou por “dedicar o ano de 2025 a aprofundar e compartilhar a espiritualidade lassalista na Igreja e no mundo”, e a escolha deste ano foi por seu significado histórico para nós Lassalistas, pois lembramos os 300 Anos do aniversário da Bula de Aprovação do Instituto e os 75 Anos da proclamação de São João Batista de La Salle como Padroeiro Universal dos Educadores. Constituem-se fatos marcantes de nossa identidade carismática. Associados à Igreja e como Igreja vivemos o Ano Jubilar, que nos estimula e nos clama a sermos “Peregrinos de Esperança”. Tudo concorre providencialmente para vivermos sempre movidos por uma profunda espiritualidade.
A realidade atual nos traz mais presença diversificada da dimensão material, da dimensão psíquica e da dimensão espiritual, nos dando uma diversidade de escolhas possíveis. Às vezes pode-se ter a impressão de que a dimensão espiritual esteja bastante dispensada, mas, na verdade, estamos em um movimento oposto a essa impressão: há mais busca, sensibilidade e expressões da espiritualidade. Até se poderia afirmar que nunca como hoje existe uma sensibilidade grande em relação à espiritualidade, à busca de sentido, à alteridade e à promoção humana integral. Inserir-se nesse movimento da humanidade, de forma cada vez mais consciente e responsável, movidos por Jesus Cristo, o qual viveu fazendo a vontade do Pai e agindo no dia a dia em conformidade com ela, tudo isso constitui a espiritualidade. Quanto mais forte e intensa for nossa espiritualidade, mais estamos sendo os mais humanos dos humanos.
O “Ano da Espiritualidade” proposto pelo Instituto recupera nossas características de espiritualidade dentro do itinerário da memória viva de nossa vida e missão. La Salle expressou claramente essa espiritualidade, segundo seu tempo e sua cultura. Há propostas concretas para nós hoje, tanto em nível pessoal, como comunitário e institucional. Propõem razões para nossa fé, nosso amor e nossa missão. Hoje a espiritualidade nos pede uma visão sempre mais ampla e universal de Deus, que quer nossa colaboração responsável para levar o mundo à plenitude de Deus. Somos uma centelha de Deus, e a espiritualidade consiste em ativá-la, usá-la como referência de nosso ser e agir, como educadora de nossa mente e nosso coração. Essa unidade em Deus aumentará nosso sentido de vida e missão, ajudará a liberar e a aumentar energias salvíficas para todos nós. Cada qual é convidado a encontrar e desenvolver a dinâmica da dupla contemplação: plano salvífico de Deus e promoção humana integral. Reflexões, partilhas de experiências espirituais, leituras, meditações e contemplações solidificam o valor e a contínua importância de nossa opção como Irmãos e Colaboradores. Assim, elaboramos esse documento formativo para nortear as ações que serão desenvolvidas durante o Ano da Espiritualidade Lassalista.
Que, em 2025, possamos aprofundar e compartilhar, tanto individualmente quanto em comunidade, a espiritualidade lassalista e cristã, reafirmando nosso compromisso de educar e evangelizar com fé, zelo e fraternidade. Desejamos uma boa leitura e o aprofundamento da espiritualidade lassalista ao longo deste ano.
Alguns escritos de São João Batista de La Salle, referentes à Espiritualidade, você encontra nas Obras Completas, que podem ser conferidas no site Somos La Salle:
1. Regras Comuns dos Irmãos das Escolas Cristãs
2. Coleção de diferentes Pequenos Tratados
3. Explicação do Método de Oração
4. Meditações para os Domingos e principais festas do ano
5. Meditações para o tempo de Retiro
6. Avisos (administrativos e espirituais) aos Irmãos Diretores