Saídas de Campo

7° ano realiza visita à igreja do Santíssimo Sacramento e de Santa Teresinha de Lisieux

Por Eduardo Guarnieri, 7º ano


O 7° ano realizou uma atividade em que visitou a Igreja do Santíssimo Sacramento e de Santa Teresinha de Lisieux com o professor Kelvin e com o professor Frei Raphael.

A atividade foi realizada dia 13 de maio, das 11h até às 12h. Os alunos foram até a igreja acompanhados de um ou mais familiares para se deslumbrar com a arquitetura neogótica do templo, com vitrais, rosáceas, abóbadas, ogivais e gárgulas.

De acordo com o professor Kelvin, as igrejas eram compostas por diversos desenhos, pois, naquela época, poucos sabiam ler, e as imagens eram usadas para contar histórias ou para ensinar. Além disso, elas tinham diversas esculturas, as quais, na época, eram o correspondente aos hologramas de hoje. 

A observação do local começou pelo lado externo da igreja indo até os cômodos secretos no subsolo, tornando a visita extraordinária para os alunos que participaram da experiência.

Realizar esse tipo de atividade é importante, pois é possível ir além das fronteiras do que se é ensinado na sala de aula e vislumbrar a beleza da arquitetura neogótica medieval.



No ano de 2023, o 9° ano explora as linguagens de São Paulo 

Por Gustavo Hennig, 9º ano 

Em 2023, o 9° ano foi para São Paulo. A saída de campo foi organizada pela área das Linguagens. A viagem teve como objetivo o estudo das origens da cidade de São Paulo das diferentes linguagens e manifestações artísticas da cidade. São Paulo é a maior capital da América Latina e também está em 17° lugar no ranking das cidades mais ricas do mundo. A capital é conhecida pela sua diversidade cultural, a qual é evidente em vários ambientes na cidade.

Alguns desses lugares foram visitados pelas turmas de 9° ano, como o Bairro da Liberdade (lugar famoso pela presença da cultura japonesa) e o Museu Afro-Brasileiro (que expõe a história e a cultura do povo africano no Brasil). Também foram visitadas os seguintes museus: Pateo do Collegio (onde ocorreu a fundação da cidade pelos Jesuítas), Solar da Marquesa dos Santos, Casa N° 1, Museu da Língua Portuguesa, Pinacoteca, MASP (Museu de Arte de São Paulo) e MAC (Museu de Arte Contemporânea). Outros lugares visitados muito importantes foram Catedral da Sé, Praça da Sé, Estação da Luz e Mercado Público.

Essa foi, certamente, uma viagem marcante, pois foi possível aprender sobre a história da cidade, as suas linguagens e as diferentes formas de como as pessoas se relacionam com o espaço urbano. No final do passeio, o 9º ano ainda foi presenteado com um lindo pôr do sol no terraço do MAC, fechando com chave de ouro a visita.