Nesta edição do PET Redação, vamos falar um pouquinho sobre programação de baixo nível. Isso quer dizer que a programação é ruim? Não, nada disso! Programação de baixo nível se trata de usarmos uma linguagem de programação que segue as características de estrutura do computador. Para isso, utilizaremos o software MARS (MIPS Assembler and Runtime Simulator) e a arquitetura MIPS32.

MARS é um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) destinado a estudos da arquitetura MIPS monociclo. Em conjunto com o software, nas disciplinas de Organização de Computadores e Arquitetura de Computadores, é utilizado o livro do Patterson, Organização e Arquitetura de Computadores.

A ferramenta MARS é um programa desenvolvido em Java e a partir do release 4.0, contém 155 instruções básicas da arquitetura MIPS, aproximadamente 370 pseudo-instruções, 17 funções syscalls para o console e entrada e saída de dados, outras 22 funções syscalls para outros usos como o MIDI output, para as saídas de mídia, geração de números aleatórios, entre outras tantas funções que vamos ver ao longo do texto.

Como podemos ver com essa breve introdução, a ferramenta é bem completa e proporciona ao usuário uma ótima noção do que acontece no processador. Então, basta fazer o download do software e começar a programar em Assembly.