Nesta edição iremos aprender a estabelecer uma conexão MYSQL com JAVA e quatro operações básicas: criação (CREATE), consulta (READ), atualização (UPDATE) e destruição (DELETE) para trabalhar com os dados do Banco de Dados, caracterizando o acrônimo CRUD. Acesse o link do GitHub para acesso ao código e melhor acompanhamento da redação.

Para começar, deve ser feito o download e a instalação do MySQL Server bem como a da IDE que se deseja utilizar (NetBeans, Intelij IDEA, Eclipse, etc.). Em seguida, precisamos do driver de conexão entre o Java e o MySQL, o mysqlconnector. Drivers retornam dados consultados em um formato relacional e fornecem conectividade entre banco de dados por meio das interfaces de programa aplicativo (APIs) JDBC disponíveis na plataforma Java. O JDBC (Java Database Connectivity) descreve uma lista de métodos SQL que um programador Java pode usar para acessar um banco de dados relacional. Neste tutorial, estamos utilizando a versão "mysql-connector-java-8.0.17.jar", bem como o Netbeans IDE 8.2.

Após as instalações, poderemos iniciar nosso projeto. No NetBeans, insira o conector na pasta "Bibliotecas" do seu projeto, como nas figuras a seguir: