Nesta edição do PET-Redação iremos falar sobre algumas estruturas de dados do mundo da computação, sendo elas: as listas encadeadas, as pilhas e filas.
No entanto, iremos abordar pontos específicos de cada uma delas, principalmente de que modo são estruturadas e como implementar algumas funções básicas para manipulá-las.
Listas encadeadas
Em uma lista encadeada , para cada novo elemento inserido na estrutura, alocamos um espaço de memória para armazená-lo. Dessa forma, o espaço total ocupado na memória é proporcional ao número de elementos da lista. No entanto, não podemos garantir que os elementos armazenados na memória ocuparão um espaço contíguo, e por isso não temos acesso aos elementos da lista diretamente.
Para percorrer e ter acesso aos elementos da lista devemos guardar o seu encadeamento. Sendo assim a estrutura consiste em uma sequência encadeada de elementos, chamados de nós da lista. Cada nó da lista tem a sua informação, podendo ser um valor inteiro, real, caractere ou até uma sequência de caracteres, e um ponteiro para o próximo elemento da lista.
A imagem a seguir representa este conceito, onde do primeiro elemento, temos acesso ao segundo, e assim por diante. Sendo que o último elemento armazenado um ponteiro inválido, com valor NULL, indicando o fim da lista.