Na edição desta semana do PET-Redação, o tema da vez é Laravel, um dos frameworks PhP mais famosos e utilizado. Para descobrirmos um pouco mais sobre este poderoso framework, vamos criar uma API Rest simples.
O que é e por que Laravel?
O Laravel utiliza a arquitetura MVC por padrão, embora seja possível criar projetos sem ele, tem como principal característica ajudar a desenvolver aplicações seguras e performáticas de forma rápida, com código limpo e simples, já que ele incentiva o uso de boas práticas de programação e utiliza o padrão PSR-2 como guia para estilo de escrita do código.
Para interface de linha de comando o Laravel utiliza do Artisan, Esta interface fornece um bom número de comandos auxiliares para que você use durante o desenvolvimento de sua aplicação. O artisan é impulsionado pelo poderoso componente de Console do Symfony framework.
Para a criação de interface gráfica, o Laravel utiliza uma Engine de template chamada Blade, que traz uma gama de ferramentas que ajudam a criar interfaces bonitas e funcionais de forma rápida e evitar a duplicação de código.
Para se comunicar com um Banco de Dados o Laravel utiliza uma implementação simples do ActiveRecord chamada de Eloquent ORM, que é uma ferramenta que traz várias funcionalidades para facilitar a inserção, atualização, busca e exclusão de registros. Com configuração simples e pequena e com pouco código podemos configurar a conexão com Banco de Dados e trabalhar com ele.
Além disso, o Laravel é gratuito, possui uma ótima documentação, uma comunidade muito ativa, uma curva de aprendizado bem menor do que outros frameworks e é amplamente utilizado em projetos reais.
API
Antes de tudo, deve-se esclarecer alguns pontos, foi escolhido o MySQL como banco de dados, para testar nossas rotas usaremos o Insomnia, para rodar o servidor usaremos o próprio Laravel e para iniciarmos o projeto com Laravel usaremos o Composer, o link para o download do mesmo está nas referências e sua instalação é super simples!
Agora sem mais delongas, vamos começar nosso projeto em Laravel e dar início a nossa API, para isso usamos o comando:
composer create-project --prefer-dist laravel/laravel api
A última palavra “api” é o nome do nosso projeto, este processo inicial pode demorar alguns minutos.
Como nosso próximo passo, criaremos uma database no MySQL, dando um simples comando: create database Contact, sendo Contact o seu nome. Após isso vamos até o arquivo .env na pasta raiz do nosso projeto, nele definimos várias configurações de nossa aplicação, como os dados de configuração da conexão do banco de dados, vale lembrar que este arquivo futuramente não deve ser exposto em um projeto, nosso arquivo deve ter mais ou menos essa cara: