Cultura afro-brasileira

Cultura afro-brasileira:

O que é?

Denomina-se cultura afro-brasileira o conjunto de manifestações culturais do Brasil que sofreram algum grau de influência da cultura africana

Escravos na senzala

Alimentação

Uma das heranças mais importantes da inserção dos negros na sociedade brasileira está na gastronomia. Entretanto, muita gente desconhece ou acostumou a ignorar esse fato. A culinária afro-brasileira é adaptação de pratos de origem africana aos alimentos cultivados no Brasil, entre eles temos: acarajé, angu, vatapá e muitos outros são alguns exemplos

Se quiser saber algumas coisas a mais sobre cada comida, acesse o link: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/cultura-brasileira/culinaria-afro-brasileira-africanos-enriqueceram-a-cozinha-brasileira.htm

CURIOSIDADE: os escravos não tinham uma alimentação farta. Comiam os restos que os seus senhores davam. Os ingredientes nobres, o preparo requintado e as maneiras europeias à mesa aconteciam na casa grande. Enquanto isso, a cozinha negra se desenvolvia na senzala, em tachos de ferro.

Maria Eduarda Galego

vatapá

Vatapá

Dança

As danças fazem parte de grande parte da cultura afro-brasileira, as danças são uma maneira deles se conectarem com os seus antepassados. A importância da dança afro-brasileira é que ela é uma ferramenta para despertar através do corpo a importância da natureza.

A cultura brasileira ficou marcada com danças da cultura africana por causa da escravização dos africanos alguns exemplos de danças afro-brasileiro são Capoeira, Congada, Jongo, Maracatu e Samba de roda.

Luiz Felipe Paiva Vieira

Dança de Capoeira

Música

As músicas brasileiras tiveram contribuição dos africanos. Para fazer suas músicas os africanos utilizavam instrumentos de corda, a percussão, a própria voz para compor a polifonia que é uma técnica de mesclagem sonora entre duas ou mais vozes fazendo uma textura de ritmo e melodia. Essa técnica é muito famosa nas musicas africanas. Os ritmos africanos, antigamente conhecidos como batuque eram proibidos e até perseguidos. Esse belo ritmo é muito popular no samba, na roda do coco e nas apresentações do candomblé.

https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_da_%C3%81frica#:~:text=Muitos%20g%C3%AAneros%20de%20m%C3%BAsica%20popular,rock%20e%20rhythm%20and%20blues.

Isabella Ferraz Giannini

Espetáculo da música africana no samba de roda.

Religião

Quando os portugueses trouxeram os africanos a força para o Brasil eles viram de regiões diferentes e possuíam religiões diferentes. Quando chegaram aqui foram obrigados a tornarem cristões, mas muitos não abandonaram sua fé e, como resultado, acabou criando as religiões afro-brasileiras, que é a junção da doutrina dos povos africanos, dos indígenas e da igreja católica. Por ter se formado em regiões diferentes e de religiões diferentes a religião afro-brasileira acabou tendo uma grande diversidade. As religiões afro-brasileiras que mais se destacam são o Candomblé a Umbanda desde aquela época até os dias de hoje.

Ana Ligia Pereira Medeiros

Umbanda

Candomblé

participantes : Ana Ligia Pereira Medeiros , Isabella Ferraz Giannini, Maria Eduarda Galego, Luiz Felipe Paiva Vieira