A classificação dos fungos foi baseada, durante muito tempo, principalmente nas características dos esporos sexuais e dos corpos de frutificação, na natureza de seus ciclos de vida e nas características morfológicas de seus micélios vegetativos ou de suas células. Atualmente, com os avanços da biologia molecular e da biotecnologia, a classificação dos fungos tem sido reconsiderada, levando-se em consideração o estudo do seu material genético.
É difícil encontrar um consenso na literatura sobre a classificação dos fungos. Sabemos que eles pertencem ao Domínio Eukarya e ao Reino Fungi, mas quando analisamos os filos (ou divisões)... as coisas complicam!!!
Durante muito tempo a classificação mais difundida foi a divisão em 5 filos:
Chrytridiomycota
Zygomycota
Glomeromycota
Ascomycota
Basidiomycota
Também chamados de quitrídias. Nesta divisão encontram-se os organismos heterotróficos, predominantemente aquáticos, apesar de haverem espécies que habitam vários tipos de solos, em beiras de represas e rios, desertos; ou o trato digestivo de mamíferos ruminantes, onde são anaeróbios estritos.
Possuem hifas cenocíticas, em sua maioria. Sua denominação refere-se à estrutura do corpo de frutificação, que contém os esporos sexuados (zoósporos). Estes esporos são incomuns entre os esporos fúngicos por serem flagelados e móveis, ideais para a dispersão desses organismos em ambientes aquáticos, principalmente água doce e solos úmidos, onde são comumente encontrados.
O ciclo de vida se difere de todos os demais filos e podem ser patogênicos para animais e plantas.
Principais representantes:
Allomyces- Fungo de vida livre que degrada matéria orgânica
Batrachochytrium - Parasita de animais. Quando infecta os sapos interferem em sua capacidade de respirar pela pele.
Neocallimastix - Habitam o rúmen e converte energia da fermentação de açúcares em ácidos, álcool e H2.
Os zigomicetos possuem hifas cenocíticas (multinucleadas) e vivem no solo sobre a matéria orgânica animal ou vegetal em decomposição (fungos saprófagos), outros são parasitas de plantas e animais. São conhecidos, principalmente, por seu papel na deterioração de alimentos.
Já os glomeromicetos são conhecidos como "fungos micorrízicos” que formam simbiose mutualística obrigatória com plantas vasculares. Estima-se que 96% das plantas superiores possuem micorrizas.
Todos estes fungos são cenocíticos (multinucleados), e a característica unificadora é a formação de esporos sexuados chamados de zigósporos; e os esporos assexuais denominados esporangiósporos, formados nos esporângios.
A divisão dos zigomicetos não tem sido considerada atualmente, sendo seus representantes distribuídos em outros filos, como o Mucoromycota.
Principais representantes:
Rhizopus - Conhecido como bolor preto do pão, é um típico zigomiceto.
Glomus - principal gênero de fungos micorrízicos.
Existem espécies de zigomicetos utilizadas na elaboração de produtos comercialmente valiosos: o molho de soja, ácidos orgânicos, esteróides para drogas contraceptivas e antinflamatórias.
Já os glomeromicetos são essenciais para a agricultura, visto que as micorrizas levam a um aumento da produtividade vegetal; contribui para a resistência/tolerância a patógenos e ao stress hídrico; ajuda na recuperação de solos degradados; regeneração de comunidades vegetais naturais e auxiliam na aquisição, pela planta, de minerais a partir do solo e em troca recebem carbono fixado da planta.
Grupo grande e altamente diverso de fungos, que variam desde espécies unicelulares, como as leveduras, até as espécies que crescem na forma de filamentos. São encontrados representantes em ambientes aquáticos e terrestres
Recebem também o nome de fungos de saco, pois seus esporos sexuais (ASCÓSPOROS) são produzidos em pequenos sacos denominados ascos. Os esporos assexuados são denominados CONÍDIOS. Suas hifas normalmente são septadas.
Incluem a maioria dos bolores que deterioram os alimentos e desempenham um papel ecológico importante na degradação de moléculas resistentes como celulose, lignina e o colágeno.
Principais representantes:
Saccharomyces - Levedura considerada organismo modelo, muito utilizada pela indústria em processos fermentativos.
Candida - Algumas espécies desse gênero de levedura são responsáveis pela doença conhecida como candidíase.
Penicillium - Gênero de fungo filamentoso muito conhecido na produção de antibiótico: penincilina. Sendo também utilizado industrialmente para a produção de ácidos orgânicos, como o ácido cítrico e tartárico.
Aspergillus - Gênero de fungo filamentoso muito conhecido pela sua aplicação na indústria de alimentos: produção de queijos, enzimas, ácidos e bebidas fermentadas.
Tuber melasnosporum - Espécie de fungo, pertencente a ordem Pezizales, popularmente conhecido como trufa, uma iguaria utilizada na indústria de alimentos como condimento.
Grande grupo de fungos, com mais de 30.000 espécies descritas. Muitos correspondem aos comumente reconhecidos cogumelos e cogumelos venenosos, dos quais alguns são comestíveis.
O que define a característica dos basidiomicetos é o basídio, uma estrutura na qual os basidiósporos são formados por meiose. O basídio, conhecido como “pequeno pedestal”, dá o nome a esse grupo.
Produzem seus esporos sexuais (BASIDIÓSPOROS) dentro dos basídios e o corpo de frutificação do cogumelo denomina-se basidiorcapo. Os basídios dicarióticos são formados na face inferior do basidiocarpo, em regiões achatadas denominadas lamelas, que se encontram ligadas ao píleo do cogumelo.
Principais representantes:
Agaricus - Cogumelo comestível
Amanita - Cogumelo altamente venenoso.
Pleurotos - utilizado em processos de biorremediação.
Vimos que muitos fungos produzem esporos sexuais sob certas condições ambientais. Aqueles que possuem todos os estágios sexuais conhecidos são denominados fungos perfeitos e os que não possuem, fungos imperfeitos. Os fungos imperfeitos são classificados arbitrariamente, num primeiro momento, e são colocados provisoriamente em uma classe especial denominada Deuteromycetos. Quando o seu ciclo sexual é descoberto posteriormente, são então reclassificados entre outras classes e recebem novos nomes.