Para criar um novo PTD Normal, basta clicar no botão "Novo PTD":
O sistema irá abrir uma tela para que o usuário escolha algumas opções:
ANO
O ano do PTD, geralmente o PLANIF permite somente criação de um PTD para o ano corrente, porém, devido à pandemia e a disparidade entre o calendário acadêmico e o calendário civil, o PLANIF está permitindo a criação de PTD para o ano anterior.
VOCÊ DESEJA CRIAR UM PTD PARA:
Para qual semestre é o PTD (1o. Semestre ou 2o. Semestre). Não há opção para criar PTD anual.
Foi padronizado por semestre devido à institucionalização do sistema e para facilitar a geração de relatórios e indicadores.
Deseja criar um PTD MODULAR? No PTD modular não é necessário informar os dias e horários das aulas. Para docentes que possuem disciplinas modulares.
A CH de aulas é calculada de acordo com os planos de ensino para o semestre.
Esse campo define se o PTD será MODULAR ou NORMAL e dependendo da configuração do Campus talvez ele não esteja habilitado.
Aqui não iremos marcar essa caixa, faremos um PTD NORMAL neste exemplo.
COPIAR ATIVIDADES DO PTD ANTERIOR:
Marque essa caixa caso queira que o sistema copie as atividade do PTD anterior.
Atenção: as atividades de aulas serão copiadas somente de PTD anterior com o mesmo ano e planos de ensino anuais que não foram finalizados.
Atividades de pesquisa e extensão NÃO serão copiadas para o novo PTD.
Após selecionar as opções, clique em "OK":
O sistema irá criar e salvar um PTD com status "Com pendências".
As áreas numeradas são as seguintes:
1 - Dados básicos do PTD.
2 - Grade horária semanal com a distribuição das atividades.
3 - Gráfico com a distribuição das atividades semanais e links relevantes para o preenchimento do PTD.
4 - Alertas/avisos do PTD.
5 - Abas para registro das atividades.
6 - Botões para "Salvar" o PTD e "Fechar" a janela.
Nesta parte da tela são mostrados dados como o Tipo do PTD, ano, período e é possível informar portarias para:
Redução da jornada de trabalho
Afastamento total
Afastamento parcial
Cargo administrativo
Caso o docente possua uma portaria para redução da jornada de trabalho, marque a caixa "Possui portaria para redução da jornada de trabalho:", o sistema irá mostrar um campo de texto para que o docente informe o número da portaria e um campo numérico para que seja informado o valor total da jornada de trabalho já com o valor descontado.
Como exemplo, supondo que um docente DE (40h) possua uma redução de 15 horas da jornada (motivo de saúde, licença maternidade, etc...), basta marca a caixa, colocar o número da portaria e colocar o valor 25 (só os números) no campo "CH total com redução da jornada:".
O docente deve então proceder o preenchimento do PTD e informar as atividades até completar as 25 horas de jornada semanal.
Após completar o PTD, basta salvá-lo, o sistema irá validar algumas informações e caso tudo esteja OK, o plano será alterado para o status "Pronto para envio", envie o PTD para aprovação.
Caso o docente possua uma portaria de afastamento total (mestrado, doutorado, etc...), basta marcar a caixa "Possui portaria para afastamento total?" e informar o número da portaria.
Não há necessidade de preencher o restante do PTD, apenas salve o PTD e seu status será alterado para "Pronto para envio", envie o PTD para aprovação.
Caso o docente possua uma portaria de afastamento parcial, basta marcar a caixa "Possui portaria para afastamento parcial?" e informar o número da portaria.
Para o afastamento parcial, o docente deve preencher o PTD com 24h de atividades.
Caso o docente possua uma portaria para cargo administrativo, basta marcar a caixa "Possui cargo administrativo?" e informar o número da portaria.
Cargos administrativos liberam o docente da carga horária de pesquisa/extensão, porém, ainda é necessário o preenchimento do PTD com a carga de acordo o com regime de trabalho 20h ou 40h.
A grade horária mostra as atividades da semana, o horário de início, fim e a descrição da atividade. O gráfico mostra a distribuição das atividades junto com o resumo das horas em cada atividade.
A grade e o gráfico são atualizados sempre que uma atividade é cadastrada, editada ou removida.
Algumas verificações e validações são feitas no PTD, o sistema irá mostrar as inconsistências na área "Avisos (alertas em vermelho impedem o envio do PTD".
Apenas dois alertas ficam em vermelho e impedem o envio do PTD para aprovação, mesmo que o PTD tenha as 20h ou 40h preenchidas.
um dos alerta s que impede o envio do PTD para aprovação é com relação ao SISCOPE. Sempre que o docente abre o PTD, o PLANIF faz a sincronia com o SISCOPE e busca os projetos com status "Em análise" ou "Em execução" e suas respectivas cargas horárias. o docente deve cadastrar as atividades de pesquisa e extensão de acordo com a informação que veio do SISCOPE, caso ocorra divergência nos valores o PLANIF não irá permitir o envio do PTD para aprovação.
Outro alerta que impede o envio do PTD, é com relação à carga horária total do docente que deve fechar de acordo com o regime de trabalho (20h ou 40h para docentes 40h ou com dedicação exclusiva).
"Atenção para a Carga Horária total semanal: 40 horas "
Outro alerta que depende da configuração do Campus é com relação às aulas. Alguns Campi não permitem que o docente registre no PTD carga horária de aula diferente do que o sistema calculou. Para os Campi que estão com essa configuração LIGADA, o seguinte alerta impedirá o envio do PTD para aprovação:
"Atenção para a carga horária em Aulas - Valor calculado pelo sistema: 09:10, Valor cadastrado: 00:00 "
Para os Campi que estão com essa configuração DESLIGADA, o sistema permitirá o envio do PTD, porém manterá o alerta no PTD apenas como informação.
As atividades de aulas devem ser registradas nessa aba. O sistema faz um cálculo da carga horária (hora-relógio) baseado nos planos de ensino do docente. O sistema leva em consideração se o plano de ensino é anual ou semestral e faz o cálculo dividindo a carga em 20 ou 40 semanas.
O sistema mostra algumas informações e instruções no inicio da aba. Logo abaixo A hora-relógio calculada com base nos planos de ensino e o valor que foi cadastrado pelo docente:
Um alerta será mostrado enquanto o valor calculado pelo sistema for diferente do valor cadastrado pelo docente.
Logo em seguida o sistema mostra uma tabela com os planos de ensino válidos do docente junto com a carga hora-relógio calculada para aquele plano de ensino e o quanto foi cadastrado pelo docente.
Logo abaixo o sistema mostra um botão para adicionar uma atividade de aula e uma tabela com as atividades cadastradas pelo docente.
Vamos adicionar uma atividade de aula. Clique no botão "Adicionar aula" e o sistema irá abrir a tela de cadastro de atividade de aula. No topo da janela será mostrado novamente a grade semanal para facilitar o cadastro das atividades docente.
Em seguida vamos selecionar o plano de ensino, nesse caso iremos selecionar o primeiro plano (ID 22946):
Em seguida selecione o dia da semana em que ocorre a aula desse plano de ensino, coloque o horário de início e fim, caso tenha intervalo, digite o valor do intervalo em minutos, caso contrário deixe o campo com o valor 0 (zero):
Caso seja digitado um valor no campo "Intervalo em minutos", o sistema irá descontar o valor da CH da disciplina, ou seja, o intervalo não é contabilizado na CH do docente.
Clique em salvar. O sistema irá adicionar a atividade na tabela de atividades e irá atualizar a tabela com os planos e valores calculados, perceba que foi cadastrado 1h:45 de atividade e ainda é necessário completar as 3h:20 desse plano de ensino:
O sistema permite alterar o registro clicando no botão com o ícone do "Lápis" ou remover a atividade no botão "Lixeira".
Vamos completar a carga horária do plano de ensino "Lógica de programação" adicionando mais uma atividade de aula na terça-feira:
Assim que a atividade for salva, o sistema irá calcular as cargas horárias novamente e irá mostrar que a carga do plano escolhido está completa e marcará o plano com o símbolo check (✓):
Caso o docente cadastre atividades que passem de 8 horas no dia, o PLANIF irá mostrar um alerta na coluna do dia na grade. Esse alerta não impede o envio do PTD, é apenas informativo.
Após cadastrar todas as atividades de aulas, o sistema irá mostrar todos os planos de ensino com o símbolo check ao lado e a carga horária calculada deve bater com a registrada pelo docente:
Alguns Campi permitem que a CH calculada seja diferente da registrada pelo docente e alguns não permitem. Para os Campi que não permitem, as cargas devem bater, caso contrário o PTD não pode ser enviado para aprovação.
Nessa aba são registradas as atividade de "Manutenção de ensino", basta clicar no botão "Adicionar manutenção de ensino", digitar a descrição da atividade, escolher o dia em que a atividade acontece, a hora de início e fim e se houver o tempo do intervalo em minutos.
O docente deve se atentar às resoluções e normativas vigentes relacionadas aos limites de CH para cada atividade.
O sistema não tem nenhuma validação com relação ao limite de CH para manutenção de ensino, devendo a direção de ensino revisar o valor informado pelo docente no momento da aprovação do PTD.
As abas:
Apoio ao ensino
Atividade administrativa
Outras atividades
Possuem funcionamento igual ao da aba "Manutenção de ensino".
A aba de Pesquisa/Extensão tem o funcionamento similar às outras abas, a única diferença é que o PLANIF faz a sincronia com SISCOPE e busca os projetos que estão com status "Em execução" ou "Em análise".
Projetos de ensino não são contabilizados na carga horária docente, pois não temos regulamentação por parte da PROENS.
Os projetos serão listados na tabela:
O sistema busca informações como nome do projeto, tipo, tipo da participação, número e carga horária destinada ao projeto. O PLANIF soma as cargas e mostra o valor calculado logo acima da tabela de projetos:
O alerta é mostrado até que o docente registre as atividades de pesquisa/extensão. O docente deve obrigatóriamente registrar a mesma quantidade de horas que foram informadas pelo SISCOPE. No exemplo acima, o SISCOPE informou 12 horas relógio (6 para cada projeto), o docente deve registrar no PLANIF as mesmas 12 horas de atividades (6 para cada projeto). Se esse valor não bater, o PLANIF não permite o envio do PTD para aprovação.
Caso ocorra alguma divergência nas informações de carga horária, deve-se fazer o ajuste no SISCOPE e para que o PLANIF busque as informações atualizadas, basta editar novamente o PTD.
Caso seu projeto não apareça na lista do PLANIF, verifique se a data do projeto está válida no SISCOPE.
Assim que o docente cadastrar todas as atividades e completar a carga horária de acordo com o regime de trabalho, basta salvar o PTD e o sistemá irá alterar o status para "Pronto para envio":
Para enviar o PTD, basta clicar no botão verde com ícone "Avião", caso seja necessário enviar alguma mensagem ou aviso para a direção de ensino, digite na caixa e clique no botão enviar:
O sistema irá bloquear o PTD, enviar um e-mail para a direção de ensino e alterar o status do PTD para "Aguardando aprovação":
Assim que o PTD for aprovado ou retornado para ajustes, o sistema irá enviar um e-mail de notificação para o Docente.
Caso o PTD seja aprovado o PLANIF irá mudar o status para "Aprovado e publicado" e o PTD ficará disponível para consulta na parte pública do sistema.