Vulnerabilidade é “a propensão ou predisposição a ser adversamente afetado, compreendendo a sensibilidade ou susceptibilidade ao dano e falta de capacidade para lidar ou se adaptar aos impactos” (IPCC, 2014, p. 128).
Vulnerabilidade é “capacidade de antecipar, resistir, manejar e recuperar-se dos impactos causados por desastres” (BLAIKIE et al, 1994).
Vulnerabilidade é o grau de suscetibilidade e incapacidade de um sistema, em função de sua sensibilidade, capacidade de adaptação, e do caráter, magnitude e taxa de mudança e variação do clima a que está exposto, de lidar com os efeitos adversos da mudança do clima, entre os quais a variabilidade climática e os eventos extremos (PNMC, no Art. 2º, Lei nº 12.187, de 29 de dezembro de 2009).
Disponível em: http://adaptaclima.mma.gov.br/glossario
Disponível em: https://adaptabrasil.mcti.gov.br/sobre/glossario
Disponível em: https://projetovulnerabilidade.fiocruz.br/o-que-e-vulnerabilidade
Adaptação à mudança do clima Brasil
Disponível em: http://adaptaclima.mma.gov.br/
Plataforma AdaptaBrasil
A plataforma AdaptaBrasil integra índices e indicadores de risco de impactos das mudanças climáticas em uma única ferramenta. O objetivo é consolidar e disseminar informações que possibilitem o avanço das análises dos impactos observados e projetados no território nacional, oferecendo subsídios à tomada de decisões pela sociedade civil nos setores público e privado, para ações de adaptação e transição para a sustentabilidade.
Disponível em: https://adaptabrasil.mcti.gov.br/
Metodologia de índices e indicadores de impactos das mudanças climáticas
Disponível em: https://adaptabrasil.mcti.gov.br/sobre/metodologia
Risco de Impacto às Mudanças Climáticas
Disponível em: https://sistema.adaptabrasil.mcti.gov.br/
O WWF-Brasil, o Ministério do Meio Ambiente e o Ministério da Integração lançam o estudo IVDNS – Índice de Vulnerabilidade aos Desastres Naturais relacionados às Secas no Contexto das Mudanças do Clima. Como resultado, foi feita a análise de vulnerabilidade a secas e estiagens para municípios em todo o território brasileiro, com projeções para três períodos: 2011-2040, 2041-2070 e 2071-2099.
Estudo Completo:
Disponível em: https://wwfbr.awsassets.panda.org/downloads/estudo_secas_completo_com_isbn.pdf
O livro "Modelagem Climática e Vulnerabilidades Setoriais à Mudança do Clima no Brasil" avaliou o impacto e as vulnerabilidades setoriais, considerando uma forte tendência de aumento de ocorrência de dias com temperaturas.
Divididos em dez capítulos, o título aborda o modelo brasileiro do sistema terrestre para cenários de mudanças climáticas globais, apresenta simulações em alta resolução dessas mudanças para a América do Sul, analisa a cobertura vegetal nativa nos diversos biomas brasileiros. Os impactos e as vulnerabilidades das mudanças do clima sobre a agricultura, os recursos hídricos, o setor de energia renovável e a saúde no Brasil são analisados em capítulos específicos. O índice de vulnerabilidade aos desastres naturais no Brasil e a adaptação das cidades brasileiras também são contemplados.
Revisão sobre o tema vulnerabilidade; Métodos de avaliação da vulnerabilidade ambiental de Bacias Hidrográficas às pressões oriundas de atividades agroindustriais (Vulneragri); Aplicação no método Vuneragri.
Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/877885/analise-da-vulnerabilidade-ambiental
Vulnerabilidade Ambiental - Desastres naturais ou fenômenos induzidos?
Disponível em: https://www.terrabrasilis.org.br/ecotecadigital/pdf/vulnerabilidade-ambiental-desastres-naturais-ou-fenomenos-induzidos.pdf
Este livro foi estruturado de forma a discutir as vulnerabilidades natural, ambiental e social, proporcionando ao leitor uma breve introdução ao conceito de vulnerabilidade. Além disso, são apresentados aqui os indicadores e índices de vulnerabilidade ambiental, ferramentas cruciais para avaliar quanto o ser humano está vulnerável ou quão fragilizado ele torna o meio em que se encontra.
Disponível em: https://openaccess.blucher.com.br/article-list/9788580392425-337/list#undefined
Sumário:
1. Introdução; 2. Vulnerabilidade ambiental; 3. Vulnerabilidade sociambiental; 4. Indicadores e índices de vulnerabilidade ambiental; 5. Vulnerabilidade x Mudanças climáticas; 6. Atividade humana e vulnerabilidade; 7. Poder público x Vulnerabilidade ambiental; 8. Considerações finais; Referências
Disponível em: https://www.blucher.com.br/livro/detalhes/vulnerabilidade-ambiental-1291
http://pdf.blucher.com.br.s3-sa-east-1.amazonaws.com/openaccess/9788580392425/completo.pdf
Vulnerabilidade é “a propensão ou predisposição a ser adversamente afetado, compreendendo a sensibilidade ou susceptibilidade ao dano e falta de capacidade para lidar ou se adaptar aos impactos” (IPCC, 2014, p. 128).
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud Brasil) e a Fundação João Pinheiro apresentaram lançaram o plataforma do Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil que inclui dados socioeconômicos de mais de 5 mil municípios.
Disponível em: http://ivs.ipea.gov.br/index.php/pt/
Série Histórica:
Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/9477/1/A_nova_plataforma_da_vulnerabilidade_social.pdf
Consulta aos dados do Ipeadata:
Disponível em: http://www.ipeadata.gov.br/Default.aspx
METAS ODS:
Disponível em: https://www.ipea.gov.br/ods/index.html
Este livro, permite observar, para cada um dos indicadores que compõem o Índice de Vulnerabilidade Social (IVS), a distribuição espacial desses indicadores que informam sobre a exclusão social, sobre a pobreza multidimensional e sobre a vulnerabilidade social.
Disponível em: http://ivs.ipea.gov.br/images/publicacoes/Ivs/publicacao_atlas_ivs.pdf
LABOCLIMA - Laboratório de Climatologia
O LABOCLIMA desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionados às interações natureza-sociedade, mais especificamente, entre o clima e as atividades humanas.
Disponível em: http://www.terra.ufpr.br/portal/laboclima/
SACDENGUE – Sistema de Alerta Climático de Dengue
Disponível em: http://www.terra.ufpr.br/portal/laboclima/sacdengue/
SACER – Sistema de Alerta Climático para Enfermidades Respiratórias
Disponível em: http://www.terra.ufpr.br/portal/laboclima/sacer/
Observatório de Clima e Saúde
O site do Observatório Clima e Saúde, desenvolvido pelo Laboratório de Informação em Saúde (LIS/Icict), apresenta dados para análise da relação entre clima e saúde.
Disponível em: https://climaesaude.icict.fiocruz.br/
O Índice de Vulnerabilidade Municipal (IVM) foi elaborado com objetivo de indicar o grau de vulnerabilidade de cada município brasileiro em relação aos impactos provocados pela pandemia de Covid-19. O IVM é composto por 18 indicadores distribuídos em cinco pilares temáticos: população vulnerável, economia local, estrutura do sistema de saúde, organização do sistema de saúde e capacidade fiscal administração pública.
Disponível em: http://institutovotorantim.org.br/municipioscontraocorona/ivm/
Projeto Vulnerabilidade à Mudança do Clima
È resultado de uma parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Ministério do Meio Ambiente (MMA), financiado pelo Fundo Clima. O objetivo da iniciativa é desenvolver uma ferramenta para análise da vulnerabilidade à mudança do clima em escala municipal.
Disponível em: https://projetovulnerabilidade.fiocruz.br/
Índice Municipal de Vulnerabilidade (IMV)
O índice incluirá componentes ambientais; sociais; demográficos; epidemiológicos e climáticos.
Disponível em: https://projetovulnerabilidade.fiocruz.br/metodologia
Sistema de Vulnerabilidade Climática (SisVuClima)
O software auxilia na avaliação e comparação das vulnerabilidades e os fatores de risco dos municípios e, posteriormente, planejar ações para reduzir os impactos das mudanças climáticas e aumentar a capacidade de adaptação da população a este novo cenário.
Disponível em: http://www.sisvuclima.com.br/
Desafios das cidades frente às mudanças climáticas globais
Disponível em: http://megacidades.ccst.inpe.br/sao_paulo/home/contexto.php
Vulnerabilidades das Megacidades Brasileiras às Mudanças Climáticas: Região Metropolitana de São Paulo
Disponível em: https://cetesb.sp.gov.br/proclima/wp-content/uploads/sites/36/2014/05/1_megacidades.pdf
Mudanças climáticas e implicações na saúde
Disponível em: http://megacidades.ccst.inpe.br/sao_paulo/VRMSP/capitulo9.php
Desastres Naturais
O Clima e os Desastres Naturais
Como enfrentar os desastres naturais no Brasil?
Prevenção contra desastres naturais é urgente: Atue agora, poupe mais tarde!