Unitron AP II

(1982)

A empresa brasileira Unitron desenvolveu o Unitron AP II em 1982, baseado na arquitetura do Apple II Plus (Apple II+). O Unitron AP II foi considerado um dos primeiros microcomputadores brasileiros inteiramente compatível com o Apple II Plus. Tratava-se de um modelo versátil já que podia ser utilizado em aplicações pessoais quanto profissionais, tornando-se um dos microcomputadores mais populares no Brasil.

O Unitron AP II tinha como configuração um processador MOS Technology 6502 com um clock de 1MHz, sistema operacional AppleDos 3.3 (ou CP/M usando a expansão), placa de expansão Z-80 para sistema operacional (opcional), com 16 Kb memória RAM expansível até 1 Mb, com 12 Kb memória ROM.

Contava também com 1 disco de 5 Mb, 1 gravador de cassetes a 1200 bauds e 1 drive de disquetes externo disponíveis para armazenamento; 8 slots de expansão; 1 saída de vídeo; placa de som com alto falante interno. Além de um display 24x40 texto, 24x80 texto (com placa de 80 colunas, 40x48 com 16 cores, 280x192 com 6 cores.

Visite o Unitron AP II no Museu de Computação do ICMC-USP em São Carlos.

ERA POSSÍVEL JOGAR NELE???

O Unitron executava uma variedade de jogos como Goonies, Pro Football - The Gold Edition, Hallowe'en e Dallas West. Assista aos vídeos abaixo e conheça mais um pouco sobre tais jogos.

Goonies

Pro Football - The Gold Edition

Hallowe'en

Dallas Quest

Vale a pena destacar o teclado profissional do AP II que era integrado e eletromecânico com 52 teclas. Na versão teclado inteligente haviam funções como a tabela ASCII completa (128 caracteres) e até 12 funções separadas por tecla, exibindo no vídeo todos os caracteres ASCII imprimíveis. O teclado inteligente apresentava modos de operação ativados separadamente: modo normal Apple, máquina de escrever e acentuação da língua portuguesa. Um avanço!!!

Aprenda mais....assista aos vídeos!!

A ideia de usar o processo de engenharia reversa fez com que a Unitron tivesse êxito em seus projetos voltados a tecnologia Apple II+. Contudo, a Unitron viria enfrentar um grande dilema com a empresa Apple em 1985 com o lançamento do modelo Unitron Mac 512, o que seria o primeiro clone de um MacIntosh no mundo. A intenção da Apple com a linha Mac era exatamente de evitar possíveis clonagens e compatíveis, o que gerou uma irritação por parte do Steve Jobs e este usando de sua influência fez com que o governo dos Estados Unidos ameaçasse retaliar o Brasil comercialmente, prejudicando a exportação de produtos brasileiros.

O desfecho desse fato foi que a Unitron teve que suspender o projeto Mac 512. Estima-se que tenham sido vendidos menos de 100 unidades do Mac 512, podendo ser ainda menor esse número.