A empresa japonesa Gradiente lança no Brasil o microcomputador Expert XP-800 em 1985. O computador possui uma arquitetura chamada MSX definida numa colaboração entre a Microsoft e a ASCII Corporation. Segundo o criador Kazuhiko Nishi, vice-presidente da ASCII Corporation, o significado de MSX pode ser “Machine with Software eXchangeability” ou “Matsushita Sony X-power” ou “MicroSoft eXtended”, esse último devido a parceria. O Expert XP-800 foi apresentado na 5ª Feira Internacional de Informática, realizada em setembro de 1985 no Centro de Exposições do Anhembi na cidade de São Paulo. O microcomputador tinha como especificação: sistema operacional MSX DOS; linguagem MSX Basic V1.0; velocidade de 3.58 MHz; processador CPU Zilog Z80A; vídeo processador TMS-9128NL; memória RAM de 64 Kbytes (expansível até 256 Kbytes, via cartuchos); ROM de 32 Kbytes (BASIC/BIOS); VRAM de 16Kbytes. A Gradiente lançou uma segunda geração do modelo em formato de kits para upgrade com ampliação das memórias RAM e VRAM. Todavia, sua fabricação foi interrompida em 1990.
Metal Gear (MSX2), Road Fighter (MSX), Vampire Killer (MSX2), Penguin Adventure, Nemesis 2, King's Valley e Space Manbow são exemplos de jogos que foram lançados para o Expert XP-800. Tais jogos tinham formato de cartucho ou fita cassete fabricados pela Konami e Hudson Soft, dentre outras empresas renomadas. O custo inicial desses jogos girava em torno de US$ 493,62 (USD).
Ainda hoje é possível encontrar emuladores do Expert XP-800 para Windows ou Linux. Por exemplo, aqui é possível encontrar o emulador CAS Tools 1.3 e alguns pacotes castools por Vincent van Dam. Uma das versões para Linux é o openMSX 0.12.0, além de outros emuladores disponíveis em MSX. MSX também possui uma coleção de ROMs de jogos de aventura, esportes, simuladores, entre outros. Basta pesquisar o seu jogo favorito, baixar e carregar no emulador para matar a saudade.
A arquitetura MSX foi baseada em uma antiga família de computadores Z80 surgida em 1983 como tentativa de estabelecer um único padrão em microcomputação pessoal, semelhante ao sistema de vídeo VHS. Constituía-se de um microprocessador de 8 bits com um clock de 3,58 MHz, memória RAM de 64 Kbytes, memória ROM 32 Kbytes. A linguagem de programação baseada em Assembler e Basic, assim como a qualidade dos gráficos e jogos fizeram com que esse modelo ganhasse popularidade. O Expert XP-800 incluía um microcomputador com teclado padrão MSX, monitor de vídeo monocromático MM12, joystick JS-1, gravador data-corder, modem, adaptador de TV, mouse e um manual de programação de fácil entendimento. Destaque para o teclado constituído de 89 teclas com suporte a gráficos e acentuação em Português.