O iMac foi o primeiro computador a oferecer portas USB como padrão, incluindo o conector para seu novo teclado e mouse, abandonando assim as conexões de periféricos Macintosh anteriores, como as portas seriais ADB, SCSI e Geo Port. Um passo radical foi abandonar a unidade de disquete 3½ polegadas (que estava presente em todos os Mac desde o primeiro em 1984). A Apple argumentou que os CDs graváveis, a Internet e as redes de escritórios estavam rapidamente tornando os disquetes obsoletos. A mudança da Apple foi considerada à frente de seu tempo e foi calorosamente debatida. No lançamento do iMac, os fabricantes ofereciam unidades de disquete USB externas de baixo custo. Esteticamente, o iMac era dramaticamente diferente de qualquer outro computador convencional já lançado. Era feito de plástico translúcido na cor "blond blue" e tinha a forma de um ovo em torno de um CRT de 38 cm. Havia uma maçaneta e as interfaces do computador estavam escondidas atrás de uma porta que se abria no lado direito da máquina. Os dois conectores de fone de ouvido na frente complementam os alto-falantes estéreo integrados.
Os jogos mais populares dos anos 90 faziam parte do Arsenal de jogos que poderiam ser rodados no iMac G3, como o Maniac Mansion. O game é de aventura, onde a jogabilidade se resume a explorar cenários e lidar com quebra-cabeça. Deve-se salientar que jogos como Simcity, um jogo que simula desenvolvimento de cidades, fez muito sucesso no computador da Apple.
Internamente, o iMac era uma combinação do projeto Mac NC e do CHRP . O iMac original tinha um chip PowerPC G3 (PowerPC 750) de 233 MHz, com cache L2 de 512 kB rodando a 116,6 MHz, que também funcionava na linha Power Macintosh de última geração da Apple. O iMac G3 era vendido por US $ 1.299 e tinha um disco rígido de 4 GB, 32 MB de RAM, 2 Megabytes RAM de vídeo e fornecido com Mac OS 8.1, que logo foi atualizado para Mac OS 8.5. Peças como a porta Irda, montada na frente, e a unidade de CD-ROM com carregamento de bandeja foram emprestadas dos Laptops da Apple . Embora o iMac não tivesse oficialmente um slot de expansão, as primeiras versões tinham um slot apelidado de "slot mezanino". Era apenas para uso interno da Apple, embora algumas placas de expansão de terceiros tenham sido lançadas para ele. Por fim, o disco rígido do iMac G3 era um Quantum Fireball fornecido com Mac OS 8.1, que logo foi atualizado para Mac OS 8.5.