A empresa brasileira CCE (Comércio de Componentes Eletrônicos), atuante desde 1964, foi criada por Isaac Sverner em São Paulo durante o regime militar. A CCE passou a investir na produção de réplicas de diversos computadores, além de acessórios como unidades de drive e monitor. A CCE lança em 1985 o modelo MC1000 com arquitetura baseada no belga GEM 1000. O objetivo era concorrer com o CP400 da Prológica. Na mesma época, lançou o modelo MC4000, conhecido como EXATO, inspirado (ou seria copiado) no Apple II Plus.
Microcomputadores CCE, versões MC1000, MC4000 e MC4000 Pro. Visite o MC4000 no Museu de Computação do ICMC-USP em São Carlos.
O CCE MC4000 era capaz de rodar jogos pesados como Donkey Kong (1981), Mario Bros (1983) e Pac Man (1980). Além de outros como Chrono Warrior, Califonia Games e Galaxian também eram jogos voltados para o Exato. Confira abaixo alguns vídeos relacionados a esses jogos:
Vale a pena ressaltar que sua memória RAM era expansível até 1 Mbytes e o uso da placa CP/M Card agrega um microprocessador Z80, dispondo das linguagens COBOL, Fortran, dBASE II, entre outras. O modelo MC4000 apresenta sua Unidade Central de Processamento (CPU) e o teclado no mesmo gabinete. A CPU, memórias RAM e ROM e os circuitos de controle são montados em sistema de placa única. A segunda versão do Exato possui algumas diferenças físicas como o teclado que apresenta 16 teclas de função programáveis em um teclado de membrana. O display 40 X 24 texto possui um gerador de caracteres específico para língua portuguesa permitindo mostrar acentuação e caracteres especiais como "ç".
O Exato teve duas versões: modelo MC4000 e MC4000 Pro. O modelo MC4000 utilizava os sistemas operacionais CCE-DOS, DOS 3.3 e SUPER-DOS, enquanto o modelo MC4000 Pro utilizava o sistema operacional Apple PRO-DOS. Além desses sistemas operacionais, outros sistemas que sejam compatíveis com a arquitetura Apple II plus podiam ser instalados. Ambos os modelos tinham um microprocessador MOS Technology 6502 com clock de 1 MHz, 48 kbytes de memória RAM, 12 kbytes de memória ROM, teclado mecânico de 64 teclas e numérico reduzido. Contavam com um monitor de 12 polegadas que podia ser alternado entre monocromático e em cores, através de um dip switch; 80 X 24 texto (com cartão de 80 colunas VIDEO CARD 80 ou similar), 40 X 40 (ou 48) com 16 cores, 280 X 192 com seis cores. O Exato apresentava 8 slots internos na placa mãe para ampliação ou interface a periféricos, 1 saída de vídeo PAL-M para TV e 1 conector para joystick, assim como, gravador de cassete e drive de disquete externo de 5 ¼”.Fonte: VGM-Video Game Museum