Licenciado em Física pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) em 1983. Doutorado pela FCUP em 1993 beneficiando de uma colaboração com a Universidade de Kent, UK. Provas de Agregação na FCUP em 2008. Professor Catedrático do Departamento de Física e Astronomia da FCUP desde Julho de 2010.
Associado ao INESC TEC desde a sua origem (1985, na altura INESC Norte). Coordenação da sua Unidade de Optoelectrónica e Sistemas Electrónicos de 1994 a 2009 (em equipa com Ireneu Dias). Presidente do Departamento de Física da FCUP de 2005 a 2007. Desde Maio de 2010 é Subdiretor da FCUP.
Está associado ao desenvolvimento em Portugal da sensorização óptica tendo como elemento estrutural a fibra óptica.
É autor/co-autor de 235 publicações em revistas científicas. Tem um h-index de 39 e um número de citações de 4950 (Scopus). Orientador/Co-orientador de 18 alunos de doutoramento. Co-autor de 5 patentes. Autor/Co-autor de 7 capítulos de livros.
Em 2004 foi um dos fundadores da empresa FiberSensing, orientada para o desenvolvimento de dispositivos e instrumentação de sensorização com suporte na fibra óptica. É uma das empresas mais relevantes neste domínio no contexto internacional (www.fibersensing.com). Desde Outubro 2014 integra o grupo HBM que actua na área da instrumentação. A FiberSensing foi seleccionada para monitorizar o funcionamento do reactor experimental de fusão nuclear em construção no contexto do Consórcio ITER (International Thermonuclear Experimental Reactor).
Editou com o Professor Faramarz Farahi o livro Handbook of Optical Sensors, CRC Press, 2014. Editor temático das revistas Optics Letters (Q1 – Optical Society of America) e da Measurement Science and Technology (Q1 – UK Institute of Physics/American Institute of Physics).
Na Conferência Frontiers of Optics (2016) organizada para celebrar os 100 anos da Optical Society of America, foi convidado a apresentar a tutorial “New Opportunities and Future Challenges of Optical Fiber Sensor Technology”.