>_ Hello, world!
Turma Junior
Representação de Dados
Bem vindo à mais um ano, jovem Fuzzier.
Turma Junior
Representação de Dados
Bem vindo à mais um ano, jovem Fuzzier.
Você já se perguntou como o computador transforma energia elétrica nas informações que vemos na tela, ouvimos ou podemos salvar nele? Vamos agora entender como isso funciona. Assista ao vídeo em preparação à aula.
Utilize o "Conversor de texto para binário" para codificar seu nome completo em binário.
Agora, com base em seu nome completo, calcule e registre em seu webfólio:
1) Quantos bytes ele ocupa?
2) Quantos bits ele ocupa?
Se liga nessa dica rápida de como converter um número de binário pra decimal facinho, de cabeça.
Você já se perguntou como o computador transforma energia elétrica nas informações que vemos na tela, ouvimos ou podemos salvar nele? Vamos agora entender como isso funciona. Assista ao vídeo em preparação à aula.
Byte binário e byte decimal são formados por 8 bits, mas seguem bases numéricas diferentes para definir seus múltiplos. O byte binário usa potências de 2, enquanto o byte decimal é baseado em potências de 10.
O byte binário é definido pelo padrão ISO/IEC 80000-13. Um kilobyte binário, também chamado de kibibyte, tem 1.024 bytes (210 bytes). Os múltiplos do byte binário seguem a base 2, como o mebibyte (1.048.576 bytes, ou 220 bytes) e o gibibyte (1.073.741.824 bytes, ou 230 bytes).
Já o byte decimal é definido no Sistema Internacional de Unidades (SI). Um kilobyte decimal tem 1.000 bytes (103 bytes). Os múltiplos do byte decimal seguem a base 10, como o megabyte (1.000.000 bytes, ou 106 bytes) e o gigabyte (1.000.000.000 bytes, ou 109 bytes).
Porque as fabricantes de memórias seguem o padrão decimal, no qual 1 terabyte corresponde a 1.000.000.000.000 bytes (1012 bytes), enquanto o Windows adota o padrão binário, em que 1 terabyte deve possuir 1.099.511.627.776 bytes (240 bytes). Pelo padrão binário, 1012 bytes representam aproximadamente 931,3 GB.
Sistemas operacionais que adotam o padrão decimal, como o macOS, exibem a mesma quantidade de armazenamento informada pela fabricante, ou seja, um HD com especificação de 1 TB será representado como tendo 1 TB.
A computação moderna lida com grandes quantidades de dados, por isso, as unidades de medida mais usadas atualmente são múltiplos de bytes, como:
Agora é com você:
Faça os cálculos de covnersão em uma folha de rascunho, tire uma foto e insira em seu webfólio.
1) Um arquivo de 3,5GB possui quantos MB?
2) Quantos arquivos de 45 MB cabem em um espaço de meio GB?
3) Considere um pen-drive de 4 GB, quantos arquivos de áudio caberiam nele considerando o tamanho médio de 8MB?
4) Uma pasta com 7,4 GB de arquivos precisa ser gravada em CD para backup. Quantos CD’s seriam necessários para gravar todos os arquivos?
5) Considerando o tamanho de um diskete (1,44MB), quantos disketes cabem em um CD?
6) Quantos CD’s cabem em um DVD?
7) Em um HD de 2TB, quantos arquivos de vídeo de 2 GB cabem?
Desafio Final: Crie um app que peça o tamanho de um arquivo em GB, e diga quantos CDs e DVDs são necessários comprar para gravar completamente o arquivo.
Considerando um link de 100 mbps (megabits por segundo)
8) Quanto tempo para baixar um arquivo de 200 MB?
9) Quanto tempo levaria pra baixar 25 GB?
10) Quanto tempo para fazer upload de 512MB considerando a taxa de upload como 50% da de download?
11) Quanto tempo levaria para baixar 3,7GB em uma conexão de 50mbps?
12) Quanto tempo levaria para baixar um filme que ocupe um DVD inteiro em uma conexão de 50mbps?
13) Há 20 anos atrás as conexões com a internet eram chamadas de conexão discada (pois usava a linha telefônica). Considere uma conexão de 30kbps, quanto tempo levaria para fazer upload e download de uma imagem com 2,4MB, considerando a taxa de upload como 50% da de download?
14) Voltando aos dias de hoje, para baixar o Counter Strike 2, o tamanho do arquivo de download é de 26GB. Se você tem um link de 600mbps, quanto tempo leva para baixar o jogo?
Faça um programa que solicite a velocidade da conexão com a internet, em seguida o tamanho do arquivo de download, e calcule o tempo em minutos que levará o download.
Hertz (Hz) é uma unidade que mede a frequência de um processador, ou seja, o número de ciclos que o processador pode realizar por segundo. Isso é importante para entender a velocidade de "ritmo" com que o processador trabalha, mas não mostra a potência real do computador para resolver problemas complexos, como cálculos matemáticos pesados.
Já o FLOPS (Operações de Ponto Flutuante por Segundo) mede quantas operações matemáticas o computador pode realizar em um segundo. Essas operações envolvem números decimais (ponto flutuante) e são muito importantes em áreas como simulações científicas, gráficos de computador e inteligência artificial.
A razão pela qual supercomputadores são medidos em FLOPS, em vez de Hertz, é porque o que realmente importa para eles é a capacidade de realizar cálculos rapidamente, não apenas a velocidade do clock do processador.
Mesmo que dois processadores tenham a mesma frequência de Hertz, isso não significa que eles tenham o mesmo poder de processamento. Por exemplo, um processador com vários núcleos (como um quad-core ou uma GPU) pode realizar muitas operações ao mesmo tempo, o que faz com que ele seja muito mais rápido em tarefas que podem ser divididas em várias partes (como cálculos paralelos).
Então, o que importa para saber o quão rápido e eficiente é um supercomputador, é a quantidade de cálculos que ele pode fazer (FLOPS) e não apenas a frequência (Hertz).
O Core i7 980-X Extreme Edition da Intel atingia até 20 Gflop/s em 2016.
CPUs mais recentes como Intel Core i5-13600, i7-11700K e AMD Ryzen 9 3900 passam dos 800 Gflop/s.
CPUs mais populares em 2023 como AMD Ryzen 5-5500 e Intel Core i5-10500 fazem 430 Gflop/s cada.
Aproveite para consolidar seus novos conhecimentos elaborando algumas quests sobre o que você aprendeu. Após uma revisão manual, elas poderão integrar a base de dados do DuzzyBot no discord.