Saúde

1º PS

10LH3, 10LH4, 1ºGPSI e 2ºGPSI

As turmas desenvolveram o tema “Poluição em tempo de pandemia”.

Assim, foram analisadas as diferentes implicações que a pandemia de Covid 19 trouxe para a sociedade.

Vivemos tempos diferentes, para os quais ninguém estava preparado, e todos alteramos os nossos hábitos individuais e coletivos. O medo que se apoderou da sociedade implicou alterações nos comportamentos de todos. Foi neste sentido que quisemos deixar aqui um testemunho de Cidadania para as gerações futuras.

3º PS

Diário de um Técnico Auxiliar de Saúde numa Pandemia

Chamo-me Maria, sou aluna do terceiro ano do curso profissional de Saúde da Escola Martins Sarmento e estou a estagiar na medicina interna do hospital Nossa Senhora da Oliveira. Três dias por semana eu cuido de doentes infetados com covid19.

Apesar de a disciplina de Português não ser a minha disciplina preferida, gosto de escrever e pode ser que as minhas ansiedades também possam ser as vossas, afinal eu tenho apenas 17 anos e tenho muitos medos e inseguranças! Mas graças a este curso, todos os dias que vou estagiar sinto que levo comigo um “pote cheio de esperança”, mas que vou esvaziando ao longo do meu dia. Eu sinto a injustiça de não puder festejar a minha festa de aniversário com as minhas amigas ou de não me puder preparar à sexta à noite para ir dançar com elas. Dizem-me para ficar em casa, e na minha cabeça mistura-se a preguiça com uma inquietação para fazer mil coisas diferentes. Por outro lado, durante três dias por semana, eu sinto que sou de alguma forma uma privilegiada, porque eu estou envolvida na luta contra o COVID 19. Durante três dias, eu posso ajudar! Eu posso fazer parte de uma equipa de médicos, enfermeiros, auxiliares de saúde e outros técnicos que salvam vidas. Com este estágio, aprendi a agradecer! Agradeço conseguir que o ar entre nas minhas narinas sem esforço, ou seja, consigo respirar sem me aperceber que o faço, contrariamente a muitos pacientes que ajudo a cuidar; agradeço poder tomar um banho ao contrário de muitos pacientes que se lavam apenas com umas toalhitas, porque estão infetados com covid19 e não lhes é permitido sair do quarto para tomar um banho. Então, três dias por semana, enquanto aprecio a água que me corre pelo corpo, ganho força, ao contrário do sono que me turva as ideias enquanto me dirijo para o hospital…. Felizmente não sou um paciente, mas sim alguém que chegou para ajudar.

Quando chego à entrada do hospital, tenho os meus receios: de não ser capaz de ajudar em tudo o que os doentes precisam ou mesmo de me infetar. Mas quando chego à enfermaria, há um cheiro característico que invade todo o meu corpo e mesmo não vos sabendo explicar, eu ganho uma força que sei que não estava comigo no início. Tinha dúvidas se conseguiria dar banho aos doentes, mas a enfermeira ajuda-me a perceber como fazer. Tinha medo de entrar no quarto das pessoas infetadas, mas uma técnica auxiliar entra comigo no quarto e todos trabalhamos em equipa. E de repente eu já não sinto sequer fome. Avisam-me que tenho de parar para almoçar. Passo pela cama 45 e vejo outro paciente deitado. Pergunto à enfermeira pelo senhor que tinha cuidado na semana passada e que me contava as aventuras da sua vida. Eu lembro-me que tinha muita dificuldade em respirar. Ela responde-me que faleceu durante a noite. Fico triste e baixo os olhos... resignada. Olho o cansaço dos médicos, dos enfermeiros, dos técnicos auxiliares de saúde e só penso como posso ajudar mais. Tenho fome, mas se não tiver tempo para almoçar… como mais tarde. Talvez ao jantar. Arregaço as mangas, visto fato, perneiras, viseira, e mascaras e penso que trago comigo aquele meu pote imaginário cheio esperança. Entro nos quartos de pacientes covid19, e mesmo os doentes não vendo o nosso sorriso, há sempre uma fala amigável e centenas de técnicas que junto com médicos, enfermeiros e outras colegas auxiliares de saúde eu me esforço para executar. Agradeço este curso, por poder fazer diferença, nem que seja quando penteio o doente, coloco a máscara de oxigénio num doente que está desorientado. Tento ser calma neste caos, apesar de ter tantas dúvidas.

Esta oportunidade ficará para sempre gravada na minha memória pois eu sei que consegui arrancar alguns sorrisos, simplesmente por ter ajudado o paciente a fazer uma chamada à sua família. Agradeço, vejo a minha família todos os dias! Mas ao final do dia, tenho de admitir que aquele meu pote de esperança, esvazia-se, e eu vou para casa com um sentimento que podia ter feito ainda mais, que não sou suficientemente boa para fazer tudo bem. Às vezes me revolto-me muito quando vejo alguém sem máscara, ou dizer que vai para a casa de um amigo jogar playstation. Penso sempre no rosto afável do paciente da cama 55, que após aquele encontro com os netos que vieram de Londres, no Natal. Já não teve hipótese de me conseguir contar mais das suas aventuras.

Eu só tenho 17 anos e preciso de crescer com estas e outras histórias. E talvez escrever-vos, caros colegas, me ajude e vos ajude a pensar como os nossos atos tem sempre impacto. A lei do retorno diz-me que o resultado do que fazemos, nos espera mais tarde… será este o resultado do que fizemos?

Espero escrever-vos em breve….

Maria

31 de Dezembro de 2021
C&D 3.º PS - Cidadania em tempos de COVID.pdf
C&D Ana Beatriz Mendes, 3.º PS n.º 2.pptx
C&D Ana Francisca - 3.º PS - Mudança de hábitos alimentares.pptx
3ºPS.pdf
Ana Beatriz Freitas 3.º PS.pdf

12º SE3

12º AV1

Os alunos do 12º ano de Artes Visuais decidiram abordar o tema da saúde mental através do seu próprio ponto de vista, dos jovens. O que ouvem, o que dizem, as atitudes e os comentários nas redes sociais, o bulling e o cyberbulling, entre muitas outras preocupações, umas de caráter mais geral, outras mais específicas. Transformaram tudo em imagens e apresentam a sua perspetiva através de uma série de cartoons.

Abigail Ferreira
Beatriz Gonçalves
Alice Moura
Ana Miranda
José Pedro Magalhães
Maria Inês Ferreira
Matilde Ribeiro
Gabriela Teixeira
David Zamith
Nádia Carvalho
Francisca Félix
Sofia Duarte
Tiago Vilar

12º CT3

Saúde mental C.&D.pdf

12º CT4

12º CT5

12º CT6

José Santos, Maria Luís Moura e Tomás Monteiro

3º PR

No âmbito do projeto C&D do 3º PR, “Alimentação Saudável”, desenvolveu-se uma pesquisa sobre hábitos alimentares saudáveis, em contexto escolar e não só, sobre a sua importância para a vida no dia-a-dia e para a manutenção da nossa saúde.

Aplicou-se um inquérito a toda a comunidade escolar sobre os seus hábitos alimentares, cujos resultados apresentamos no nosso vídeo, para assim podermos sugerir algumas alternativas saudáveis.

As nossas propostas foram apresentadas aquando da Semana Cultural, onde se realizaram dois workshops sobre a temática.

Somos o que comemos! Sejam saudáveis!

C&D_3ºPR_Alimentação Saudável_junho2021.pdf