O NASCIMENTO DA CIÊNCIA

CONCEITOS

Estudar ciência é importante por diversos fatores. A ciência pode nos ajudar a ter uma compreensão do mundo natural, desenvolver soluções de problemas, etc. Mas quase nunca paramos para pensar em como surgiu a ciência. Com isso, retomaremos alguns conceitos que estudamos ano passado que nos ajudaram a entender sobre o surgimento da ciência e que nos ajudarão a compreender o mundo e a natureza.

O primeiro conceito é o logos, que tem várias interpretações na filosofia mas é sempre associado à razão humana, a capacidade humana de raciocinar, entender e dar sentido ao mundo ao nosso redor. Logos é  considerado  um primeiro conceito filosófico para razão.

O segundo conceito é o arché, que pode ser traduzido como "princípio" ou "origem", e refere-se à substância fundamental que seria considerado a base ou fonte de todas as coisas. Vários filósofos criaram teorias sobre oque seria o arché, eles queriam explicar a natureza do mundo sem usar explicações mitológicas ou religiosas, marcando o início da filosofia ocidental.

               O Kósmos, que seria o terceiro conceito, representa a harmonia presente na natureza. Explica a criação e a ordem do mundo e, ao mesmo tempo, o surgimento dos seres humanos. É a manifestação da beleza e da perfeição que há na natureza. 

             O quarto conceito, Physis, representa a natureza como um todo, incluindo não apenas coisas físicas, mas também os aspectos vitais do mundo. Para os gregos, a Physis é a alma do planeta, a força vital de todas as coisas, a manifestação da vida e da energia que permeiam o universo, desde os seres vivos até os elementos inanimados.

E por último o Phátos, que é o sentimento de espanto, curiosidade, surpresa e interesse que impulsiona a busca humana por respostas e compreensão do mundo ao nosso redor. É o reconhecimento da nossa limitação diante do desconhecido e o desejo de superá-la através da investigação e do questionamento. Para os gregos, o Phátos é o ponto de partida da ciência, o impulso que leva à busca por conhecimento e à exploração das leis da natureza.

             Por fim, todos esses conceitos estão integrados entre si. Precisamos de um para compreender o outro, como por exemplo, precisamos do Logos, a razão e a lógica para compreender e explicar o arché. Precisamos do Phátos para nos motivar a explorar e questionar o mundo ao nosso redor, nos fazendo compreender e raciocinar melhor sobre os outros conceitos.

Robótica

Descrição

Música

Descrição

Atividade

Descrição

Atividade

Descrição