Revolução Industrial 

 A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Introdução

Antes de se passar às conceituações acerca da Revolução Industrial, cumpre dizer que o ser humano sempre buscou suprir sua condição de transformador da natureza, tendo feito isso através das técnicas e das tecnologias.

Assim, técnicas e tecnologias foram se aprimorando e exigindo, com tal aprimoramento, sempre mais e mais energia para que pudessem serem postas em prática. 

A questão da energia sempre foi central para o ser humano, tendo ele buscado suprir isso de modo constante. Visto que o sonho do motocontínuo nunca deu certo, buscou o homem sempre fontes de energia mais e mais eficientes. 

Dois conceitos tornam-se imprescindíveis para se entender a Revolução Industrial, que são os conceitos de artesanato e manufatura (ver abaixo). 

Cumpre dizer, ainda, de modo introdutório, que, para alguns críticos, a Revolução Industrial não mereceria este nome ("revolução), visto não ter alterado de verdade o capitalismo, pois, os proprietários continuaram a ser proprietários dos meios de produção, enquanto os assalariados (trabalhadores) continuaram a serem assalariados.  

 

Artesanato

O artesanato é a atividade produtiva (trabalho) feita toda a mão, com o auxílio de pequenas ferramentas. No artesanato, o trabalhador participa do processo produtivo do inicio ao fim, ou seja, não há divisão do trabalho. 

Ex.: hoje em dia, poucas atividades podem ser consideradas como artesanato clássico, visto que muitos trabalhos podem ser feitos com máquinas extremamente elaboradas, tais como, as impressoras em 3D, só para se citar um exemplo. Assim, sobram poucos exemplos. Mas, podemos considerar como artesanato as obras feitas pelo índios Kaigang.

Manufatura  

A manufatura é a atividade feita a mão com o auxílio de máquinas simples. Na manufatura, há divisão do trabalho.

Ex.: um dos melhores exemplos de manufatura é o da costureira. Ela não é a responsável pela fabricação da "máquina de costura", da tesoura, da agulha, do tecido ou dos botões. No entanto é ela quem costura um belo vestido de noiva!!!

A Revolução Industrial

A Revolução Industrial é o nome dado a um conjunto de mudanças na forma de se produzir. Tais mudanças acorreram com o advento de máquinas movidas por novas fontes de energia que, por sua vez, permitiram ao homem produzir mais (quantidade) rápido (velocidade) e melhor (qualidade).

Podem ser distintas, apesar de isso não ser consensual, quatro "revoluções industriais", a saber:

1) Primeira Revolução Industrial

2) Segunda Revolução Industrial

3) Terceira Revolução Industrial

4) Quarta Revolução Industrial

Primeira Revolução Industrial

A Primeira Revolução Industrial foi aquela ocorrida na Alemanha e na Inglaterra, em 1750 (séc. XVIII), com a invenção da máquina a vapor.

Ex.: a locomotiva a vapor, o trem "Maria Fumaça".

FONTE DE ENERGIA: a fone de energia usada para mover uma máquina deste tipo era o carvão mineral (não confundir com o carvão vegetal)

Para ir além: "Quando da Primeira Revolução Industrial, as indústrias permaneciam “presas” às fontes de recursos."

Segunda Revolução Industrial

A Segunda Revolução Industrial foi aquela ocorrida nos EUA, Alemanha, Inglaterra, França e Itália, à partir de 1830 (séc. XIX), com a invenção do motor a explosão (também chamado de motor a combustão).  

Ex.: o automóvel.

FONTE DE ENERGIA: o petróleo, que, refinado, gera o óleo diesel, a gasolina.

Para ir além: A cada nova "revolução", o mundo se tornava, por assim dizer, menor:

Terceira Revolução Industrial

A Terceira Revolução Industrial foi aquela ocorrida nos EUA, à partir de 1880 (séc. XIX), com a invenção da iluminação elétrica. 

Ex.: lâmpada incandescente, a lâmpada de Thomas Edison 

FONTE DE ENERGIA: a eletricidade. 

Para ir além: "Para Caron (2001), aluz elétrica que chegava permitia a dissipação das trevas e permitia que as industrias trabalhassem 24h, à noite também".

Quarta Revolução Industrial

A Quarta Revolução Industrial foi aquela ocorrida nos EUA, à partir de 1940 (séc. XX), com a invenção da informática.

Ex.: o computador.

Robótica

Descrição

Música

Descrição

Atividade

Descrição

Atividade

Descrição